quinta-feira, 8 de maio de 2008

NOTA BREVE!

VIOLÊNCIA RESULTA DE FALTA DE VISÃO ESTRATÉGICA?


Via balanced scorecard, do CCZ, uma pertinente reflexão de Bruno Bobone que questiona se a violência não será resultado da falta de visão estratégica:

"O forte aumento da violência ocorrida ao longo do último mês é uma clara demonstração da frustração em que vive a nossa sociedade e que resulta grandemente da falta de um projecto unificador da sociedade portuguesa e da ausência de uma visão estratégica que nos motive para atingir objectivos de desenvolvimento que nos envolvam como parte integrante de um destino maior."
....

"Será demasiado esperar que um país, com responsabilidades maiores para com os seus habitantes do que qualquer empresa tem para com os seus trabalhadores, viva décadas sem pensar em qual é a sua missão? Sem saber quais são os seus objectivos e qual é o seu caminho? Que um país não envolva a população em projectos de dimensão nacional e que os una em torno de um objectivo comum de forma a estimulá-los e a dar-lhes uma razão de caminhar aonde se possam focar e dedicar?"

Texto completo aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

atão na é queu só conhessia a bobone da telvisão? quem é este ? até ca gostei memo.um abrace do oeste

CCz disse...

Caro Raul, este tipo de pensamento, leva-nos ao totalitarismo como tão bem explica Popper no leu livro "Em busca de um mundo melhor"

Raul Martins disse...

Amigo Carlos, então devo ter interpratado mal as palavras de Bobone, pois para mim a palavra totalitarismo surge muito forte e longe de mim esse pensamento. Se é que entendemos esta palavra da mesma forma. Eu entendo o totalitarismo como uma forma de governo com o controle total das pesssoas e das organizações e isso eu não aceito. Para mim as pessoas valem!
Ajude-me a interpretar melhor e a não fazer passar ideias que não aquelas que nos permitam encontrar caminhos para um mundo melhor.Vou voltar a ler com atenção o seu "poste" onde faz alusão a este texto.