sábado, 7 de novembro de 2009

TEARES!

Um comentário mais abaixo de Rosa Nogueira: "Não há vento favorável para quem não sabe para onde vai...", fez-me recordar uma pequena quadra de Thiago de Melo:



"Quem sabe o que quer
e onde quer chegar
encontra o caminho certo
e o jeito de caminhar."


Acredito que a Rosa vai encontrar o "Norte" e a partir daí a rota mais favorável para lá chegar. Etapa a etapa; objectivo a objectivo.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

NA ROTA DOS BLOGUES AMIGOS!

A aranhiça (como já lhe chamou um dia o E.I.) da 3za continua a encher-me as medidas. Hoje roubei-lhe um pouco de "poesia" de um dos seus postes desta semana:



"...como gosto deste mosaico
vulgar
e belo
que a vida tece à minha volta.

Vida como a de muita gente.
Porque um professor é gente
e precisa absolutamente de ser feliz."

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

HÁ QUE REMAR!


Quando eu era pequeno, lembro-me que, ao perguntarem ao meu pai como ele estava, ele respondia sempre:
Como Deus quer,
a gente pode
e os outros deixam.
Na altura não percebia muito bem o que ele queria dizer com esta última premissa. Hoje percebo o que ele queria dizer com aquilo e tem razão.

Hoje, como cidadão deste e neste país, daria a mesma resposta e...
os outros...
já sabem o que quero dizer.

Mas estou tranquilo.

Não desanimaremos porque vale a pena sofrer por aquilo em que acreditamos.
E não desistiremos de inventar dias mais claros... (bem ao estilo do "semeador" J.M.A.).
E cito Santos Guerra: "Quando o vento não é favorável, tem de se remar. Quando aumentam as dificuldades de sermos nós próprios e de sermos alguém, quando o vento é contrário e não nos deixa avançar na direcção certa, há que ter a cabeça liberta, o coração bem aberto e recorrer a todas as forças para navegar contra a corrente. Não é fácil, mas é absolutamente necessário." in No Coração da Escola, pg 343.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

GESTOS DE AMOR!


Ao sabor da sabedoria de António de Mello, uma belíssima história de amor:

"Uma menina parecia ter os dias contados por causa de uma doença da qual o seu irmão, de dezoito anos, tinha recuperado alguns anos antes.


O médico que acompanhava a menina disse ao irmão: "Só uma transfusão do teu sangue pode salvar a vida da tua irmã. Estás disposto a dar-lha?"


Os olhos do rapaz reflectiam um verdadeiro temor. A dúvida invadiu o seu ser por instantes mas disse: "Estou disposto... vamos a isso".

Uma hora depois de ter terminado a transfusão, o rapaz perguntou indeciso: "Doutor, por favor, diga-me, quando morrerei?" Só então o médico compreendeu o momentâneo temor que antes havia detectado no rapaz. Pensava que, ao dar do seu sangue, iria também dar a vida pela sua irmã."

domingo, 1 de novembro de 2009

VÍRUS H1N1

Na maioria dos casos, o H1N1, resulta numa gripe ligeira, mas para uma percentagem, ainda que pequena, pode ser fatal. Segundo Constantino Sakellarides, "esta gripe é uma roleta russa".
"Não nos podemos dar ao luxo - seria uma imprevidência indesculpável - de assobiar para o lado e afirmar que o vírus não é muito forte. Quando sabemos pouco, a incerteza é grande. Temos que fazer cenários, incluindo os piores, e esperar que eles não aconteçam." Entrevista que pode ser vista aqui.


E mais informação:

CAMPANAS POR LA GRIPE A from ALISH on Vimeo.