sábado, 13 de setembro de 2008

DIRECTO AO CORAÇÃO!

SEMENTINHAS da PAZ



Em poste mais abaixo, lembrando o 11 de Setembro, a Paula Andrade fez um comentário simples mas comovente e que coloco agora aqui:

Jamais esquecerei esse dia, estava no aeroporto Francisco Sá Carneiro para ver partir uns familiares para férias, começou-se a notar um movimento estranho, forças policiais diferentes do habitual, saí de lá sem nada saber, vou ao Centro Comercial e olho para a televisão e vejo as imagens, fico chocada...para sempre aquelas imagens vão ficar gravadas ma minha memória.
Eu não sabia era que, passados dois anos, eu ia ter uma das maiores alegrias da minha vida, ia nascer a minha filha Beatriz. Quando soube que ela ia nascer nesse 11 de Setembro de 2003,confesso que não fiquei muito contente com a ideia, depois disse: "Paula fica feliz por Deus ter escolhido esse dia, pois vai nascer uma sementinha da paz."Obrigada meu Deus.

E precisamos que todas as crianças sejam sementinhas de paz, assim como os nossos gestos e as nossas palavras.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

NA ROTA DOS BLOGUES AMIGOS!

PARA REFLECTIR... O PODER DAS EMOÇÕES!

Um momento pleno de humanidade e de reflexão que nos propõe o meu amigo CCZ no seu blogue e que vos convido a visitar aqui. E, apesar de serem largos os minutos do filme que ele nos apresenta, vale a pena ver. Para mim foi um bom momento de reflexão. Espero que também o seja para quem lá aparecer... directo ao coração.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

LEMBRANDO O 11 DE SETEMBRO


Não há um caminho para a paz.
A paz é o caminho.
Mahatma Ghandi

NOVO ANO LECTIVO!


Hoje, vamos receber os novos alunos no CIC. Gostei das palavras escritas num dos cartazes de acolhimento:



PRECISAMOS DE TI...
DA TUA BONDADE
DO TEU SORRISO
DO TEU CORAÇÃO...

Que não sejam palavras ocas no coração e na cabecinha dos nossos jovens. Dos que pela vez primeira vão frequentar o CIC e dos que já cá andam. E também, porque não, na nossa cabecinha e coração de adultos.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

"DITOS E ESCRITOS"

Um texto do jornalista Pereira Coutinho que me foi enviado, via mail, pelo meu amigo "Cruzadas":


O FIM ÚLTIMO DA VIDA!


"Não tenho filhos e tremo só de pensar.

Os exemplos que vejo em volta não aconselham temeridades. Hordas de amigos constituem as respectivas proles e, apesar da benesse, não levam vidas descansadas. Pelo contrário: estão invariavelmente mergulhados numa angústia e numa ansiedade de contornos particularmente patológicos.


Percebo porquê. Há cem ou duzentos anos, a vida dependia do berço, da posição social e da fortuna familiar. Hoje, não. A criança nasce, não numa família mas numa pista de atletismo, com as barreiras da praxe: jardim-escola aos três,natação aos quatro, lições de piano aos cinco, escola aos seis, e um exército de professores, explicadores, educadores e psicólogos, como se a criança fosse um potro de competição.


Eis a ideologia criminosa que se instalou definitivamente nas sociedades modernas: a vida não é para ser vivida - mas construída com sucessos pessoais e profissionais, uns atrás dos outros, em progressão geométrica para o infinito. É preciso o emprego de sonho, a casa de sonho, o maridinho de sonho, os amigos de sonho, as férias de sonho,os restaurantes de sonho.


Não admira que, até 2020, um terço da população mundial esteja a mamar forte no Prozac. É a velha história da cenoura e do burro: quanto mais temos, mais queremos. Quanto mais queremos, mais desesperamos. A meritocracia gera uma insatisfação insaciável que acabará por arrasar o mais leve traço de humanidade. O que não deixa de ser uma lástima.


Se as pessoas voltassem a ler os clássicos, sobretudo Montaigne, saberiam que o fim último da vida não é a excelência, mas sim a felicidade!"

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

NOVO ANO!

Começa um novo ano...
por Conceição Coelho


As tão esperadas férias grandes chegaram ao fim...« tão depressa! » lamentam-se uns, « já! » exclamam, incrédulos, outros, « uff!, já não era sem tempo!!! » suspiram de alívio os discentes mais estudiosos, para quem a escola é um espaço aprazível, onde o aprender e desenvolver capacidades são motivação, mais do que suficiente, para acordar sorrindo a cada novo dia que começa.

Centenas de alunos cumpriram com a escolaridade obrigatória e subiram mais um degrau da longa escadaria que os levará ao tão desejado curso superior, ou não...sim porque, na verdade, nem todos têm de ser doutores ( onde é que já ouvi isto?! ), mas o que é certo é que todos gostaríamos de ver os nossos filhos acenando com um « canudo » que, certamente, também nos iria resolver alguns recalcamentos e/ou concretizar sonhos que, em tempos que já lá vão, também foram os nossos...

Chegados ao décimo ano, os alunos deparam-se com uma realidade diferente: novos professores, disciplinas mais específicas, salas equipadas com materiais adequados aos conteúdos a leccionar, colegas que partilham dos mesmos interesses na escola e...fora dela.

Há mais tempo livre, saídas à tarde e à noite, as discotecas, as festas, os bares, as caipirinhas, namorados(as)...e muitos outros vocábulos e/ou expressões passam a fazer parte do vocabulário diário dos alunos, que estão na idade de despertar e descobrir os prazeres da noite que se instala, confortavelmente, na vida dos nossos jovens ávidos de viver, de se divertirem, de ´não perderem nada, de experimentarem tudo........porque « o mundo lhes foge » e,`muitas vezes, o estudo também!

...e o mal maior é que a grande parte dos nossos filhos, jovens alunos encantados, nem se dá conta disso!!!

Quando « acordam » para a realidade, estão a acabar o secundário, tendo-se esquecido-se de lutar por notas melhores, que lhes teriam permitido obter as médias necessárias à Universidade desejada.

Caros jovens alunos,

Na vida, há tempo para tudo: passear, ler, dormir, ajudar em casa, sair com os amigos ( é muito importante termos amigos ) para se divertirem, mas também deve haver tempo para estudar, pesquisar, trabalhar..., não defraudando as expectativas que cada um estabelece para si e para o seu futuro como adulto, participante activo na vida do nosso lindo país «à beira mar plantado».

Caros pais,

Cumpre-nos acompanhar, de forma indelével, mas presente e constante, os nossos filhos. Exige tempo, às vezes esforço, outras vezes abnegação, sempre com muito amor e muita dedicação, mas compensa :) :) :)

Bom ano e bom trabalho para todos.