sábado, 10 de maio de 2008

TEMPO DE VÉSPERAS!

DOMINGO DE PENTECOSTES Ano A (11/Maio)
'Ouvimo-los proclamar nas nossas línguas

as maravilhas de Deus.' Act 2, 11


Metade da Humanidade


Mais do que uma vez, ao ensinar a uma criança o sinal da cruz, escutamo-la, entre o espanto e o sorriso, dizer enquanto faz o gesto: 'Em nome do Pai, e do Filho e... da mãe'! É verdade, custa muito a uma criança esta trindade onde a mãe não está, e se fala de Alguém a quem se chama Espírito! Tanto mais que irá descobrindo nessa presença maternal feita de cuidado e desafio muitos dos dinamismos próprios do Espírito Santo. Para lá do feminino em Deus, há também neste Pentecostes espaço para um olhar inesperado, uma surpresa que interpela?


A espantosa fotografia de Augusto Brázio de uma 'mulher de 19 anos cujo terceiro filho acaba de nascer em casa' (Lisboa, Fevereiro de 2007), que ganhou o prémio de fotojornalismo de 2008, entra-nos pelos olhos e pelo coração dentro. O gesto frágil e sublime da vida que se acolhe naqueles braços não faz esquecer a realidade de pobreza e dependência que as desigualdades sociais vão criando, especialmente em bairros pobres das grandes cidades. Também nas imagens da fome e escassez de alimentos que vão correndo o mundo, já repararam como as mulheres, com filhos ou não, são as que mais aparecem a pedir um pouco de alimento? No viver de cada dia passa tantas vezes por elas este cuidado essencial e primeiro de dar de comer! E quando não há, quando uns esbanjam o que podia servir para tantos, como fica dorido o seu coração? Leio, como se recebesse um murro no estômago, um estudo das Nações Unidas citado por Matilde Sousa Franco: 'As mulheres são metade da Humanidade, realizam dois terços do trabalho, ganham dez por cento das receitas e têm um por cento dos bens' (Correio da Manhã). Quantos passos ainda tem o Espírito Santo de nos 'obrigar' a dar, quantos preconceitos e mentalidades a mudar, para que homem e mulher tenham uma mesma dignidade e um igual acesso aos bens do mundo?


Celebrar o Espírito Santo é celebrar a vida. O que ela já é, mas ainda mais, o que ela pode e quer vir a ser. Sem Ele instalamo-nos em leis e burocracias, justificamos a inércia e os privilégios só para alguns, declaramos como perfeito aquilo que ainda está a caminho. Com Ele recuperamos a alma e sorrimos mesmo nas dificuldades, gostamos dos outros e abrimo-nos ao diálogo, damos as mãos à surpresa e ao risco. Sem o Espírito Santo complicamos e ganhamos úlceras, com Ele apreciamos o que é novo e anunciamos o que é belo. Que pede o Espírito Santo ao mundo e à Igreja para esta 'metade da humanidade' que é a mulher? Como nos ouvimos e juntos crescemos a proclamar as maravilhas de Deus?


P. Vítor Gonçalves

UM GESTO, APENAS UM GESTO!


À CARMO CRUZ,
que hoje parte para terras de África:


Um bom trabalho, simplesmente!

O retrato mais adequado
para cada um soubeste dizer
qual mãe que de seus filhos
o seu perfil sabe tecer.

(E lá vem vindo a do "Lindo Nome"
ali o "Semeador",
acolá o "Lindo Olhar",
e salta o "Sorriso Imenso"
...
e por esse rio acima...
voando por Düsseldorf...)

E a cada um foste deixando
aqui, acolá, em mil lugares,
uma palavra "presença", de alento,
de imensa partilha de saberes.

E agora que partes, permanecendo,
respondendo a um apelo premente
e que te inquieta, e se te inquieta! Desejo:
UM BOM TRABALHO, SIMPLESMENTE!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

DITOS E ESCRITOS!


No Jornal de Negócios de hoje, mesa redonda com TOMÁZ MORAIS (Seleccionador Nacional de Râguebi) e JORGE ARAÚJO (presidente da Yeamwork Consultores). Ao sabor da entrevista, fui destacando:


"... Já não basta melhorar resultados, é preciso ajudar a melhorar competências." JA


"Hoje em dia há uma grande preocupação dos líderes para com as pessoas. Sentem que têm de perder muito tempo com elas para que possam dar o máximo." TM


"Hoje está demonstrado que a razão sem emoção não é nada. Qualquer líder que se preze precisa de aprender a conviver com as emoções e aprender a retirar delas aquilo que é a sua grande força. É preciso deixar fluir as emoções, tendo a noção que por vezes nos desequilibram." JA


"Não havendo atitude não há compromisso.
Não havendo compromisso não há sacrifício.
Não havendo sacrifício não há nada. TM


"Só somos empenhados se o meio em que trabalhamos e a forma como somos dirigidos nos conduzirem nesse sentido." JA


"A superação diária faz parte do trabalho que necessitamos de realizar diariamente. Daí advém a formação contínua das pessoas e a capacidade de inovar, de modo a que consigam tirar o máximo rendimento delas próprias."TM


ADENDA: 23:01: Sugestão do Ccz deixada em comentário a este poste:


QUE O SAPATEIRO NÃO VÁ ALÉM DO CHINELO!...

Ler um texto,
mergulhar no seu interior,
abandonar a fachada,
o valor facial e procurar o sentido profundo das coisas,
o porquê...

CCZ


Em "poste" anterior fiz referência a um artigo de Bruno Bobone via balanced scorecard. Não fiz uma leitura correcta do alcance do artigo e só uma segunda leitura muito mais atenta deste texto que referi e do poste do Carlos, me ajudaram a compreender o comentário que ele me deixou:

"Caro Raul, este tipo de pensamento, leva-nos ao totalitarismo como tão bem explica Popper no leu livro "Em busca de um mundo melhor".

Hoje, no seu blogue, e para que eu percebesse o seu comentário e me ajudasse a ficar mais esclarecido, o meu bom amigo Carlos fez este "poste" que eu, desde já, agradeço:

Um dos meus livros preferidos (caro Raul) é da autoria de Karl Popper e chama-se “Em busca de um mundo melhor”.

Lembrei-me desse livro, por causa do artigo do Jornal de Negócios que referi neste postal “A tentação (nacional)-socialista”.

O décimo-quinto capítulo intitula-se “Em que acredita o Ocidente?”, seguem-se alguns trechos:

“Em que acredita o Ocidente?”

“Se nos interrogarmos com seriedade sobre aquilo em que acreditamos e procurarmos responder com honestidade, a maioria de nós terá de admitir que não sabe exactamente em que deve acreditar. A maioria de nós passou pela experiência de ter acreditado nuns ou outros falsos profetas, e por influência desses profetas, nuns ou noutros falsos deuses. Todos nós vimos as nossas crenças abaladas, e aqueles poucos cuja fé atravessou incólume todas as perturbações, terão de admitir que não é fácil, hoje, saber em que acreditamos no Ocidente.Esta minha observação de que não é fácil saber em que acredita o Ocidente talvez soe demasiado negativamente. Conheço muito boa gente que considera uma fraqueza do Ocidente não termos nenhuma ideia-mestra, comum, nenhuma crença única que possamos contrapor, orgulhosamente, à religião comunista de leste (este texto é retirado de uma conferência proferida em 1958 em Zurique).

Esta opinião generalizada é absolutamente compreensível. Mas considero-a estruturalmente falsa. Deveríamos orgulhar-nos sim por não termos uma ideia, mas muitas ideias, boas e más; por não termos uma crença, uma religião, mas várias, boas e más. É um símbolo da vitalidade superior do Ocidente o facto de podermos permitir-nos isto. A unificação do Ocidente assente numa ideia, numa crença, numa religião representaria o fim do Ocidente, a nossa capitulação, a nossa submissão incondicional a uma ideia totalitária.…

É sobretudo a ideia de uma ideia única, a crença numa crença única e exclusiva. Uma vez que me defini como um racionalista, é meu dever chamar a atenção para o facto de o terror do racionalismo, da religião da razão, ser, se possível, mais grave ainda do que o fanatismo cristão, maometano ou judeu. Uma ordem social puramente racionalista é tão inviável quanto uma ordem social puramente cristã, e a tentativa de realizar o impossível conduz, neste caso, a monstruosidades pelo menos tão graves. O melhor que se pode dizer do terror de Robespierre é que foi relativamente efémero.Esses entusiastas bem intencionados que sentem o desejo e a necessidade de unificar o Ocidente sob a liderança de uma ideia inspiradora, não sabem o que fazem. Ignoram que estão a brincar com o fogo – que é a ideia totalitária que os atrai.Não, não é da unicidade de ideias, mas da sua multiplicidade, do pluralismo, que nos devemos orgulhar, no Ocidente. E à pergunta “Em que acredita o Ocidente?” podemos dar agora uma primeira resposta, provisória. É que podemos afirmar orgulhosamente que no Ocidente acreditamos em muitas e diversas coisas, em muitas coisas verdadeiras e em muitas coisas falsas. Em coisas boas e em coisas más.

ADOLESCÊNCIA... O "OLHAR" DOS PAIS! (III)

Todos os pais sofrem por antecipação com a aproximação da adolescência dos filhos devido a tudo o que nessa idade lhes pode fazer mal: tabaco, bebida, droga, más companhias…
Eu não fugi à regra e comecei a minha “cruzada” de mãe desde o dia em que nasceram. Dediquei-lhes todo o “tempo do mundo”, acompanhei-os sempre, valorizei-os, incentivei-os, nunca os deixei ficar mal, sempre os critiquei pela positiva e procurei ter sempre programas interessantes para os fazer gostar de nos acompanharem.
Fui exigente com eles como também sou comigo, seguindo os princípios com que também eu me pautei e ainda pauto:


Boa educação
Saber estar nas situações mais diversas
Ser persistente
Tarefa começada tem de ser acabada
Ser leal
Assumir e honrar os compromissos assumidos
Estudar, pois a educação académica é fundamental
Dar liberdade “vigiada e controlada” pelos pais.


A par de tudo isto passámos horas a conversar, a discutir sobre mil coisas, sem tabus mas com respeito porque não quero nem nunca quis “misturar” papéis:


Mãe é Mãe (deve ser amiga, compincha, companheira, mas é mãe).


Filho(a) é Filho(a), está em formação, deve ter na mãe (ou nos pais) o apoio incondicional, saber que estão SEMPRE lá, mas também devem ter amigos, gente da idade deles com quem conversar, trocar ideias, falar dos namorados, ter programas, levá-los a casa para que os pais os conheçam…


É um trabalho difícil e exige um alerta constante, mas valeu a pena.
Os meus filhos passaram uma adolescência calma, com alguma agitação, o que também é saudável, e transformaram-se em dois jovens adultos formados, bem formados, prontos para entrarem no mundo do trabalho.
Eu, como mãe, sinto-me orgulhosa deles mas sei que, e ainda bem, continuarei a estar 100% disponível para eles, porque mãe é-o para toda a vida.



Conceição Coelho

quinta-feira, 8 de maio de 2008

NOTA BREVE!

VIOLÊNCIA RESULTA DE FALTA DE VISÃO ESTRATÉGICA?


Via balanced scorecard, do CCZ, uma pertinente reflexão de Bruno Bobone que questiona se a violência não será resultado da falta de visão estratégica:

"O forte aumento da violência ocorrida ao longo do último mês é uma clara demonstração da frustração em que vive a nossa sociedade e que resulta grandemente da falta de um projecto unificador da sociedade portuguesa e da ausência de uma visão estratégica que nos motive para atingir objectivos de desenvolvimento que nos envolvam como parte integrante de um destino maior."
....

"Será demasiado esperar que um país, com responsabilidades maiores para com os seus habitantes do que qualquer empresa tem para com os seus trabalhadores, viva décadas sem pensar em qual é a sua missão? Sem saber quais são os seus objectivos e qual é o seu caminho? Que um país não envolva a população em projectos de dimensão nacional e que os una em torno de um objectivo comum de forma a estimulá-los e a dar-lhes uma razão de caminhar aonde se possam focar e dedicar?"

Texto completo aqui.

ADOLESCÊNCIA... O "OLHAR" DOS PAIS! (II)

Olhar de Mãe...

Uns versinhos já te fiz,
Um poema vou fazer.
O tempo passou.
Menina já não és,
Mulher também não.
De mulher tens a aparência
De menina a inocência.
Teus olhos são de menina.
Teu corpo de mulherzinha.
És pureza, ingenuidade,
Mariana
Mulher-menina
A menina pede colo,
A mulher já não o quer.
A mulher começa agora
A voar.
E nesse voo de sonhar
De ave colorida,
Deixa-me, amor, partilhar,
Contigo poder voar.
A vida vai prosseguir,
Mariana,
Mulher-menina.
Esse caminho contigo,
Quero fazer.
Até Deus querer
E enquanto me deixares.
De mãos dadas
Partilharemos
O mar, o campo, as flores.
E nas asas da ave colorida
Voaremos as duas,
Em sonhar
Pelo infinito

Isabel Cabral

ADOLESCÊNCIA... O "OLHAR" DOS PAIS! (I)


JOVENS!

ABRI AO AMOR
A VOSSA ALMA DORIDA
E COM A ALEGRIA
DE QUEM É JOVEM E FORTE
AMAI A PRIMAVERA,
AS FLORES,
A VIDA!
Teresa Hoffbauer

CORAÇÃO ADOLESCENTE! (VII)


Cachopa...


Pára de me chamar isso!

Dou a mão à palmatória que me comportei como uma.
Mas cachopa e miúda são dois adjectivos que têm uma má conotação e carga depreciativa para mim. Não tens de adivinhar, por isso to digo. Histórias de outros tempos.
Termos carinhosos…
Não os queres usar, tudo bem.
Então chama-me pelo meu nome de baptismo. Toda a vida fui infantilizada por ser ingénua.
Estou a refrear-me. Muito. Os minutos teimam em não passar. A Luz está longe. O labor está fraco. E os sonhos e desejos são muitos. Tento dar-te o que acho que queres mas não sem prejuízo meu. Sei que me lerás. Aqui. Neste fórum da minha vã existência. Mas até isso planeio destruir. Poderás pensar que houve distanciamento e que, finalmente, deixei de sentir intensamente. Não sabes que na Natureza nada se ganha, nada se perde, tudo se transforma?Tão simplesmente mudei o meu objecto de obsessão.
Agora, doentiamente, penso em mim. Na cachopa. Não como quererias que o fizesse mas da única forma que sei. Auto-flagelo-me. Castigo-me. Puno-me. Abraço todos os momentos ébrios onde sinto, por instantes, uma ilusória liberdade de mim própria. Nada me choca, as palavras não doem e todas as consequências têm absolvição.Magoem-me! Mil vezes, magoem-me! Destruam-me! Despedacem-me! Destruam-me…Desde que não seja eu a fazê-lo a mim própria, viverei com isso.

Melodrama de uma cachopa…

renard

CORAÇÃO ADOLESCENTE! (VI)

Cinco E Vinte Da Tarde ... (I)

O caminho do sangue pelas minhas veias tornava-se difícil, e a função dos meus sentidos desvanecia. Já não sinto o teu perfume, já não recordo o sabor da tua boca na minha, esqueci por momentos a cor avelã dos teus olhos.

Eram cinco e vinte da tarde e seguindo a rotina habitual foquei o meu olhar no teu. E foi então que eu vi. Para mim a vida perdeu o sentido, se é que alguma vez existiu um. A passagem do sangue pelas minhas veias tornou-se difícil, e nas artérias, Oh!, aí era quase impossível. O meu coração batia com mais força, com uma intensidade bruta, mas eu sentia falta de vida, sentia-me vazia de mim.

Eram cinco e vinte da tarde e vi o teu olhar no dela. Os teus olhos tinham um caminho traçado e nada ia mudar isso, estavam perdidos na imensidão do seu corpo e reflectiam a alegria que te ia no coração.

Eram cinco e vinte da tarde. E tal como um dia fizeste com que me apaixonasse por esse teu olhar, nesse dia, às cinco e vinte da tarde, mataste-me com ele.

Cinco E Vinte Da Tarde... ( II )


O aperto no meu coração era cada vez mais forte à medida que proferias tais palavras, à medida que via os teus lábios mexerem em direcção à rejeição. Eu já o sabia. Sempre o soube, e na minha cabeça sempre o tentei adiar, mas eu sabia, sabia mesmo que mais cedo ou mais tarde ia acontecer. E foi nesse dia que eu percebi, que apesar de meio ano de espera tudo fora em vão, nada passara de uma paixoneta para ti, percebi nesse dia que tudo o que eu te dei foi um pensamento soltado no ar, deixado vaguear sem destino. Foi nesse dia que a razão me atingiu o coração, que a razão guardada na minha mente chegou ao destino. Foi nesse dia que percebi que tu morreras, e que não havia nada que te acordasse dos mortos.

As lágrimas escorriam-me pela cara, cortavam como facas, rasgavam os meus lábios e punham um amargo salgado na minha boca, que fazia lembrar o toque da tua língua, e que fazia com que mais ainda se formassem. Secava-as em vão, nada fazia com que parassem, a dor dentro de mim era intensa e bruta, e não parava, era cada vez pior, mais agoniante, mais dolorosa. E de repente senti-me desidratada, já estava a chorar há cerca de três horas, mas perdi por completo a noção do tempo. As lágrimas secaram, já tinha esgotado todas as reservas líquidas do meu corpo, e caí no chão, mas a minha alma ainda doía, ainda chorava. O chão estava mais duro do que sempre, parecia mais impenetrável do que sempre, e a luz esbatia-se, ao longe, fugia de mim, eu era um repelente de alegria, um repelente de um mínimo de felicidade. Parte de mim morrera naquele dia, às cinco e vinte da tarde, naquele dia que deveria ter sido um igual a tantos outros, mas foi Aquele Dia, e eram Cinco E vinte Da Tarde.

Abri os olhos. Não sei quanto tempo dormi, parecia-me já não existir tempo. Olhei para o relógio e eram cinco e vinte da tarde, outra vez cinco e vinte da tarde, e num gesto instintivo coloquei a mão no peito. Não sentia o bater do coração, sentia-o longe, sentia que já não o tinha dentro de mim. Senti um vazio inexplicável dentro do meu corpo, porque era mesmo assim, eu já não passava de um corpo. O coração já lá não estava, já alguém o havia levado, e não fora durante o meu sono, já havia sido há muito tempo. Levantei-me, mas faltava-me força. A minha pele ardia, os meus lábios estavam secos, e toda a água, a fonte da vida, estava perdida de mim. Arrastei-me para outra divisão da casa, mas doía-me o peito, e o esforço intensificava a dor. Queria chorar mas não conseguia, estava tão vazia de água como de vida. Bebi. Bebi como se a continuação do mundo dependesse disso, bebi como se fosse a última vez que via água, bebi como se mais nada importasse.A minha pele começava finalmente a recompor-se, a ganhar cor outra vez, a deixar arder. Os meus lábios estavam carnudos de novo, o meu corpo começava a receber vida, mas o meu coração continuava sem bater. Continuava a senti-lo fora de mim, continuava aquela dor aguda no meu peito, e teimava em ficar. Quando voltei com a mente à realidade, senti medo, medo de tudo o que se tinha passado, eu não conseguia compreender o que se passava comigo, não conseguia compreender a ausência do meu coração, a dor no peito e o vazio do meu corpo. Olhei-me ao espelho, e tudo estava igual. Tinha a mesma cara de sempre, o mesmo corpo de sempre, mas o coração permanecia fora de mim e a dor no peito teimava em ficar.Lembrei-me de ti, do teu olhar amendoado, do teu cabelo doirado e da tua forma de andar.

Lembrei-me desse teu ser, dos teus lábios perdidos nos meus, do teu perfume e das tuas mãos enlaçadas nas minhas. Lembrei-me do dia em que me disseste que eu era tudo de ti. Lembrei-me das cinco e vinte da tarde passadas contigo, e lembrei-me também do último olhar que me dirigiste. E tive vontade de chorar, na verdade eu tentei produzir lágrimas, mas o meu peito doía demasiado, e não tinha forças para tal, não tinha capacidade para desperdiçar água do meu corpo. Mas a minha alma, essa chorava, essa não ia parar nunca, essa sentia a falta do teu ar a todos os segundos. A certa altura senti a respiração difícil, e percebi que tal facto se dava porque o ar, o ar que eu respirava já não era respirado por ti. Doía-me o peito e a entrada do ar porque o ar, o ar que me entrava já não te entrava a ti também, porque tu estavas morto, estavas morto e nada te iria fazer voltar. E foi nesse momento, em que eram cinco e vinte da tarde, que percebi que a dor no peito ia ser eterna, porque não havia nada que te acordasse dos mortos.

E hoje a dor no peito ainda a sinto, ainda dói como no primeiro dia, e são cinco e vinte da tarde outra vez . Mas apesar de tudo, as reservas de água esgotaram-se, e também foi para sempre. E talvez tenha sido por isso, por pedido do meu corpo, do facto de eu ser Humana, que fez com que hoje, às cinco e vinte da tarde, eu desistisse de Ti. E isso também para sempre.

VERA MATIAS, 15 anos

quarta-feira, 7 de maio de 2008

A CARTA!

Era uma vez...

Um rapaz que ia muito mal na escola. As suas notas e o seu comportamento eram uma decepção para os seus pais que sonhavam vê-lo formado e bem sucedido. Um belo dia, o bom pai propôs-lhe um acordo: Meu filho, se mudares o comportamento, se te dedicares aos estudos e conseguires entrar para a Faculdade de Medicina, dar-te-ei um carro de presente. Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação: Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel. Isso era mau! O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou! Entrou para o curso de Medicina.


Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz tinha a certeza que o pai lhe daria o automóvel, na festa. Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e entregou-lhe um presente. Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa, o presente era uma BÍBLIA. O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse. A partir daquele dia, o silêncio e a distância separaram pai e filho. O jovem sentia-se traído e, agora, lutava para ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar para próximo da Faculdade. Raramente mandava notícias à família. O tempo passou. Formou-se. Conseguiu um emprego num bom hospital e esqueceu-se completamente do pai.


Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Até que um dia o velho, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu. Faleceu. No enterro a mãe entregou ao filho, indiferente, a BÍBLIA que tinha sido o último presente do pai e que havia sido deixada para trás.


De volta à sua casa, o rapaz, que nunca “perdoara” o pai, quando colocou o livro numa estante, notou que havia um envelope dentro dele. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A carta dizia: "Meu querido filho, sei o quanto desejas ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para que escolhas aquele que mais te agradar. No entanto, fiz questão de te dar um presente ainda melhor: a BÍBLIA SAGRADA. Nela aprenderás o Amor a Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência". Corroído de remorsos, o filho caiu em profundo pranto.


Como é triste a vida dos que não sabem ler os sinais que vão surgindo pelo caminho!


(Autor desconhecido)

CORAÇÃO ADOLESCENTE! (V)

Era uma jovem
parecida com a laranja do poste anterior

Que um dia foi uma linda garotinha,
Que depois cresceu e se fez adolescente
E que um dia deixou de ser ingénua
E descobriu o mundo…

Foi então que um sujeito
Que não entendia nada de juventude
Ao vê-la tão viva,
Sorriso largo
Tão desprendida
Disse “que imaturidade!”
E que “ela não daria uma mulher a sério”.

Um homem que entendia de jovens
Disse que agora é que estava a nascer
Uma nova mulher para o mundo.

E aquela menina foi crescendo.
Descobriu coisas boas e coisas más.
Cresceu mas a imaturidade
Própria da idade
Ainda morava nela.

Cresceu um pouco mais
Mas imatura, ainda.

Cresceu mais ainda e,
Finalmente,
Desabrochou uma linda jovem a caminho da maturidade.

Foi então que alguém
Ao vê-la, disse:
- Que linda mulher!
Tem um corpo escultural,
Tem tudo o que se deseja de uma mulher.
É melhor colhê-la agora
Antes que saia da sua forma desejável.

Alguém que ouvia aquelas palavras replicou:
- É sim. Uma linda jovem.
Tem corpo escultural
E tem tudo para se tornar uma mulher de verdade;
É melhor ajudar esta jovem
A descobrir o seu papel no mundo
E que não se deixe iludir por palavras vãs.

Ele aproximou-se da jovem que já estava a creditar que, por ter um corpo bonito e um físico espectacular, já se tornara numa mulher, pediu licença para falar e disse:
- Não te iludas com a tua maturidade física. Não é ela que te faz MULHER. Estás prontas para te tornares mulher e seres uma bênção para a humanidade. Os teus seios, os teus quadris, o teu rosto, o teu físico, são uma certeza de que o belo e o nobre existem. Mas precisas, agora, de te tornares mulher por dentro, porque se achares que já estás pronta para seres colhida, poderás acabar por ser usada sem seres amada.
Recebe a luz que vem do alto,
Aprende a tirar o doce que vem da terra e,
Quando começares a ficar mais meiga e doce por dentro,
Mais cheia de paz nas tuas atitudes exteriores,
Estarás pronta para a vida.

O erro de muitas jovens e de muitos jovens é pensar que se tornaram adultas e mulheres, adultos e homens, por saberem atrair e enfeitiçar com o corpo.

O que eu quero
é que os jovens errem o menos possível a respeito do amor e da vida…


Adaptação nossa do texto "Os Jovens são como laranjas...
de José Fernandes de Oliveira
in Se eu pudesse falar aos jovens
Edições Paulistas

terça-feira, 6 de maio de 2008

NOTA BREVE!

SER PROFESSOR!

A CARMO CRUZ no seu "PIRUETAS DE AVÓ" ,
deixa-nos 30 conselhos sobre a nossa querida "vocação" de professor.
A ver aqui, aqui e aqui.

CORAÇÃO ADOLESCENTE (IV)


ERA UMA VEZ...

Era uma vez uma laranjeira,
que um dia produziu flores,
que um dia murcharam…

No dia em murcharam
um homem que não entendia de laranjeiras
disse que ela não daria coisa nenhuma
porque as flores haviam murchado.

Mas um homem que entendia de laranjeiras
ficou tranquilo e disse que agora
é que começariam a nascer os frutos.

E os frutos começaram a nascer.
O homem que entendia de laranjas
pôs-se a observar um dos frutos que nasciam.
E o fruto que tinha sido florzinha
tinha um centímetro de diâmetro.
Era pequeno e imaturo.
Cresceu e continuou pequeno e imaturo.
Cresceu um pouco mais
tornou-se médio mas continuou imaturo.
Cresceu mais ainda
E tornou-se grande, porém, continuava imaturo.

Quando chegou a época da plenitude física,
O homem que não entendia de laranjas
Disse que ela devia ser colhida:
- Não vai crescer mais,
Daqui por diante só vai envelhecer;
Vamos colher esta laranja enquanto é nova!

Mas o homem que entendia de laranjas disse:
- O senhor não entende nada sobre a natureza!
E pouco deve entender sobre a vida!
Ela parece uma laranja,
Tem o tamanho de uma laranja,
Não vai crescer mais do que isso,
Mas ainda não é uma laranja;
Ela ainda não está madura
Nem doce por dentro!!!
Deixe que ela receba a luz do alto,
sugue a seiva da terra
com mais intensidade do que antes,
e transforme o seu íntimo em substância doce.
Ela começará a ficar dourada por fora
E silenciosamente
Começará a dizer que amadureceu.

É por dentro que se julga a laranja,
Não pelo seu tamanho exterior.

Adaptação nossa do texto "Os Jovens são como laranjas...
de José Fernandes de Oliveira
in Se eu pudesse falar aos jovens
Edições Paulistas

segunda-feira, 5 de maio de 2008

CORAÇÃO ADOLESCENTE (III)

VIDA

Nascer
Aprender
Rir
Sonhar
Sorrir
Acreditar
Apaixonar
Amar
Chorar
Perder
Trair
Magoar
Morrer
Enfim. . .

Viver
Fábio (Jovem)

CORAÇÃO ADOLESCENTE! (II)

Via RENARD:


NÃO, NÃO AGORA...

Não, não me toques.
Pois me feres ao menor toque.


Não, não me abraces.

Pois me partes os ossos.

Não, não me beijes.
Pois me fechas a garganta.

Não, não me fales.
Pois me fazes doer os ouvidos.

Não, não me perguntes.
Pois me fazes muda.

Não, não me olhes.
Pois me fazes esconder.

Não, não me levantes a cabeça.
Pois me fazes cegar.

Não, não me faças chorar.
Pois secaste-me as lágrimas.
renard

CORAÇÃO ADOLESCENTE! (I)

Com este título "coração" adolescente", vamos começar a colocar aqui alguns textos que nos falam do bonito que é crescer; bonito mas que por vezes faz sofrer. Textos de reflexão, de partilha; informativos... enfim, que falem da adolescência e do que gira à volta dela.

Via Sletras:

ESTOU A CRESCER!


Eu sou única! Todos somos únicos.
E talvez seja nisto que está a piada.


O nosso corpo,

a nossa forma de pensar,
as coisas de que gostamos...


Cada um de nós é diferente dos outros: somos irrepetíveis!


Talvez esta fase de alterações
não seja igualmente fácil para todos, mas o que é que se há-de fazer!


Cada um de nós é diferente dos restantes.

Talvez desta maneira possamos
ir aprendendo como somos
e como queremos ser quando formos grandes.
Aceitar, tolerar, aprender.

Parece que crescer é começar a decidir coisas.


Às vezes, assusta-me um pouco tanta responsabilidade,

mas, por outro lado,
parece que está à minha espera
um novo mundo cheio de oportunidades.


Sei que nem todos
temos as mesmas capacidades

e que talvez tente fazer coisas
que depois não me saem como estava à espera.

Há sempre situações difíceis,
mas eu estou a crescer,
sendo assim... vamos aceitar o desafio?


"Eu sou uma adolescente"- Núria Roca

domingo, 4 de maio de 2008

DIA DA MÃE! (IV)

E foi mais um dia da mãe!
E cá por casa a criançada viveu com alegria este dia. As prendas para a mãe foram todas artesanais.

As prendas da Pipoca que ela ofereceu à mãe com muito carinho: Uma carta, uma pulseira, uma caixinha de cartão, dois postais e um sabonete.



O Jota mostra à um power point com música que fez para a mãe e que o pai queria colocar aqui mas ainda não aprendeu como o fazer. Ofereceu, também, um trabalho que realizou em E.V. e que a mãe adorou:Por fim, a "mãe maior" recebeu um aquário com dois lindos peixinhos que ela tinha mostrado vontade de ter.

DIA DA MÃE! (III)

BEIJO DE MÃE!


Por sugestão da Teresa em comentário em andar mais abaixo, deixo aqui enlace para um lindo texto do Afonso Castro no Janelar.

DIA DA MÃE! (II)

Assim Maria,
assim todas as mães
que amam e sofrem pelos seus filhos...

E todas as que não tendo gerado filhos
são doces colos para muitas crianças...


A proposta da minha Émy para este dia.


DIA DA MÃE! (I)


ÊXTASE

- Não vês o céu, como está lindo?
- Vejo.

- Não vês o sol, como ele brilha?
- Vejo.

- Não vês os campos, tão floridos?
- Vejo.

- Mas para onde é que estás a olhar?
- Para ti, Mãe.

LOPES MORGADO

PARA A HISTÓRIA DOS "MARTINS"!

Via "Diz que não gosta de música clássica ?" do Fernando, chegam os resultados finais de um jogo online colocado pela Filarmónica de Berlim.

Desafio musical - Resultados finais:


1º - Pianoman: 4.136
2º - João Martins (12 anos): 4.121
3º - Tarzan: 4.105
4º - Raul Martins: 4.057
5º - AP: 3.8775º - PºG: 3.839
6º - Joana Oliveira (13 anos): 3706
7º - Catarina Martins (8 anos): 3686
8º - Eu (:-)) 3.508


Ora bem o prémio surpresa para o Pianoman são dois trios de piano de Saint-Saens. Por outro lado para premiar a Família Martins e em particular o João o júri decidiu por unanimidade oferecer um prémio especial. Hesitou muito o júri entre três hipóteses que achamos excelentes para uma introdução à música clássica ... democraticamente decidiu o júri dar isso à escolha do João.

Assim as três hipóteses são:

1) O Carnaval dos Animais (do qual faz parte precisamente o Cisne que tentaram reproduzir no Violoncelo :-))
2) Pedro e o Lobo
3) The Young Person’s Guide to the Orchestra de Britten .

Sei que é uma escolha difícil mas ...Pedia aos vencedores que me enviem um endereço de email com capacidade suficiente para receberem estes ficheiros (em alternativa posso também enviar um link para um File Share chamado Yousendit ... ), e no caso do João qual a escolha. Só para que fiquem descansados estas não são versões pirata. São compradas e respeitam as regras de direito de autor ... Gosto demasiado de música para não respeitar o direito de quem tenta fazer a sua vida dando-nos tanto prazer ...

Outros desafios nos próximos tempos ficam já prometidos. Os próximos, por pedidos de várias famílias vão recompensar a destreza intelectual e o conhecimento ...

ADENDA NOSSA: O João escolheu a primeira opção porque as outras duas já as tem. E ficamos todos muito felizes com os nossos resultados. E ainda falta a Émy Martins que não mandou a tempo o seu score que foi de 3 692.