quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Dia da República e DIA do PROFESSOR!

Em 1994 a UNESCO proclamou o dia 5 de outubro como o Dia Mundial do Professor.  Comemorado um pouco por todo o mundo, em Portugal este dia fica escondido pela comemoração da Implantação da República em 1910.

Para dar cor a este dia, fui buscar um pequeníssimo texto ao meu Diário Sem Datas e partilho convosco. Aqui fica:


A vida de professor e de quem trabalha com os jovens nem sempre é fácil. Gostam muito de questionar-nos sobre algumas decisões que tomamos, mas não gostam de ser questionados. Mas ao sentirem que quando os questionamos e os fazemos refletir é porque queremos o seu bem; que queremos ajudá-los a crescer e só queremos que sejam felizes, eles acabam por escutar-nos.

Hoje, depois de um desses "duelos", à hora de almoço, de questionar isto e aquilo; porque sim e porque não e mais isto e mais aquilo... ao fim da tarde, sorrateiramente e um pouco envergonhado, o aluno colocou-me no bolso do casaco um bilhete e afastou-se esboçando um tímido sorriso. "Obrigado por ter tido paciência e ter sido compreensivo, por se ter importado comigo e me ter ajudado. Gosto muito de si." Era o que estava escrito no bilhete.


Foi um alento para amanhã acordar e sentir que vale a pena trabalhar com eles. Não sei se os compreendo totalmente, mas que aprendo muito com eles, lá isso aprendo!