sexta-feira, 19 de setembro de 2008

NA ROTA DOS BLOGUES AMIGOS!

O ACERTAR DAS AGULHAS
NO INÍCIO DE UM NOVO ANO LECTIVO...


Todos os anos por esta altura, quando arrumados os assuntos desde logo arrumáveis, parece que o ânimo me volta, o peso abranda e, por momentos, volto-me a conhecer, num ressurgimento quase ingénuo. Ah, o “,como”! É aí que tudo muda, é aí que nos moveremos no nosso próprio espaço! A grande oportunidade de nos sentirmos, de realizarmos a nossa imagem de “escola-viva”. ... de conquistarmos os nossos alunos ... de ficarmos na memória de alguém... marcos de mudança ou recomeço... como iremos fazê-lo?! Que engenho e arte saberemos nós pôr por sobre o que outros, antes de nós, já nos fizeram o favor de colocar nas primeiras paginas de cada programa? (...)

E se, de repente, metêssemos os livros na gaveta ...
E se, simplesmente, abríssemos a porta...
E, se nada chegássemos a dizer de coisa alguma...
... E se desistíssemos simplesmente de ensinar....

Simplesmente...

Apenas para abrir o apetite para as excelentes postagens que esta semana nos brindou o amigo E.I., sob o título LEITURAS DE FIM DE VERÃO, a ver aqui.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CONFISSÕES EM RASCUNHO!

Confesso que a azáfama própria do início do ano lectivo (aulas, atendimento dos pais, reuniões, organização dos clubes e AEC's...) e outras actividades em que estou inserido no lugar onde vivo, juntamente com algum cansaço, não me têm permitido viajar pelos espaços da blogosfera que fazem parte do meu mundo - e todos sabemos que isto "rouba" algum tempinho - mas, de mansinho, como já aqui disse em poste anterior, voltaremos às nossas viagens.


Confesso também, apesar de isto dos prémios se poder tornar algo de banal, que foi com alguma alegria que recebi duas distinções:


Esta primeira da parte de três blogues amigos, da Anabela, que desde a primeira hora é um dos meus blogues favoritos e que me começou a cativar pela beleza das fotografias e agora é um porto de abrigo no qual tenho que ancorar todos os dias; do Um Chá no Deserto da Ana que conheci por intermédio do Paulo Lopes no seu A PHOTO A DAY e no qual comecei a apreciar a beleza da sua poesia e que visito com alguma regularidade pese embora os comentários serem raros, porque isto de comentar poesia é para os entendidos; e ainda do Ematejoca Azul da Teresa, que foi aparecendo na blogosfera de mansinho e pouco a pouco foi sendo cúmplice deste blogue e amigos comuns foram fortalecendo os enlaces.





E este, novamente pela Teresa, que escreveu em comentário: "Não consegui deixar de vos nomear, a ti, ao Ccz, ao Janelar... Vós sóis os meus amigos do início na blogosfera, e para mim muito importantes..." Obrigado Teresa.


Confesso, ainda, o meu pecado por adulterar as regras dos prémios e apenas distinguir para os prémios, três e cinco nomeações, respectivamente, e não as 7 (Brilhante) e 13 (Dardos) que seriam as da praxe. Não porque não tivesse mais blogues para nomear, apenas porque senti a necessidade de tornar o número mais reduzido. Ideias.
Assim, nomeio, para o prémio

Brilhante Weblog 2008:

Do Fernando, pelo maravilhoso trabalho em prol da divulgação da música.

Pelo excelente trabalho de divulgação dos trabalhos dos seus alunos e dos seus professores.

Do jovem Nuno, pelo interesse que tem em temas sobre educação (vejam os blogues sobre educação que ele visita), pela sua capacidade crítica sobre a sociedade, pelo seu humor e pelo seu despertar para a política (que bem precisados estamos de políticos com sangue novo e inteligentes).

O Prémio Dardos, que pretende homenagear a criatividade, a inteligência e a cultura na blogosfera, vai para:

Carpe diem!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

PENSAMENTO



A melhor imagem que me ocorre quando penso no trabalho de quem dedica a sua vida à educação de crianças e jovens é o vitral:

O Educador recebe e LUZ