quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A CAMINHO DO NATAL (II)

Carta aberta às crianças da Missão da Huíla


Os professores do CIC foram convidados a escrever um postal de Natal às crianças da Huíla (Angola) onde alguns leigos e padres cleretianos vão fazer uma Semana Missionária. A professora Conceição Coelho, que já colaborou várias vezes com este blogue, quis partilhar connosco o "postal" que escreveu. Aqui fica:


Na Europa… como em África…


Em Portugal… como em Angola…

Aqui… como aí….

…o Natal chega, inevitavelmente em Dezembro e, sem pedir licença, devagarinho e sem darmos conta, entra no lar de cada um de nós.

Umas vezes, estamos preparados, outras nem tanto…o certo é que, nesta época do ano, mais do que em qualquer outra, todos corremos atrás do mesmo: a prenda que alguém pediu, os enfeites para a Árvore de Natal, as figuras para o Presépio… o melhor dos arranjos para a porta da casa, convidando a entrar….


…até nos esquecemos de preparar a decoração dos nossos corações!!!


Felizmente, alguém me lembrou!!!

Deliciei-me com os dois postais que me vieram parar às mãos!

Que casa tão acolhedora… que melhores enfeites poderiam ter escolhido para me convidar a participar no vosso Natal, entrando nos vossos corações através dos sorrisos lindos que encontrei em quatro carinhas que, de repente, me ajudaram a repensar os presentes para esta quadra.

Obrigada pela mensagem que a vossa foto trouxe aqui, ao Colégio dos Carvalhos, onde trabalho e onde dedico cinco dias da semana a meninos e meninas da vossa idade.
A vossa mensagem de paz, alegria, união e cumplicidade que nos ajudou a abrir a porta dos nossos corações aos sorrisos de quem nos rodeia, à partilha de emoções de quem nos procura… enfim, à entreajuda e à Solidariedade que pode «mover montanhas» se, juntos, nos dispusermos a isso.
Com a ajuda dos meninos de cá… dos meninos daí e dos meninos de tudo o mundo, estou certa de que encontraremos a fórmula para JUNTOS, construirmos um MUNDO MELHOR.

Votos de FELIZ NATAL


Conceição Coelho
CIC Natal 2009

PENSAMENTO!


"O que eu grito me liberta;
o que eu calo me tortura"
Pe. Zézinho

PARA ÉMY... EM DIA DE ANIVERSÁRIO.

A música que o teu telemóvel toca quando te ligo. Ao som dela, o meu grande beijinho de parabéns e que continues acordar ao meu lado, por muitos anos ainda, mesmo que te deites, de quando em vez, com os cabelos em pé por minha causa.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

GESTOS QUE FAZEM A DIFERENÇA!

O "post" que se segue retirei-o do facebook da Émy, uma fã de Bono e dos U2.

BONO: MÚSICO... FILANTROPO E ACTIVISTA

Hoje, dia Mundial da luta contra a Sida, gostaria de partilhar esta mensagem de Bono Vox, dos U2 que, para além de ser um músico que muito admiro, é, acima de tudo, um homem que se preocupa com as questões que mais afectam o ser humano, entre as quais a Sida.
Para quem ainda não conhece, a RED, organização criada por Bono e Bobby Shriver, tem como objetivo arrecadar recursos para o Fundo Global, que foi lançado em 2006 com o apoio da ONU para lutar contra a propagação da Sida na África, especialmente nas mulheres e nas crianças, além da malária e da tuberculose.
Consciente do impacto que as grandes marcas têm no consumidor médio americano, o cantor, envolveu as grandes corporações na sua campanha, e conseguiu que lançassem os produtos "vermelhos" no mercado. Esta semana, a NIKE, colocou atacadores vermelhos nas suas sapatilhas.

domingo, 29 de novembro de 2009

TEARES DA VIDA: RACISMO? NÃO!

Fica de cabelos em pé, a minha Émy, quando aos seus ouvidos chegam palavras que soam a racismo. Não se contém. Salta-lhe a "tampa", salvo seja. Tudo isto porque ontem (contaram-me no fim do jogo, pois não me apercebi de nada porque estava no “banco” com a equipa onde o meu filho joga), nas bancadas, alguém gritou “ó seu preto” a um dos nossos jogadores que é de raça negra, o Régi, como carinhosamente lhe chamamos. E lá teve, a autora de tais comentários, que suportar as garras afiadas dela. Já tinha acontecido o mesmo na semana anterior, quando no Jogo F.C. Porto – Marítimo, em seniores, uma senhora também se dirigiu de forma “racista” ao Wilson Davyes, que além do mais é nosso amigo. É preciso respeito. E sobretudo no desporto, que acreditamos ser um meio interessante de trabalhar valores e incuti-los nos miúdos: o respeito, a solidariedade, a amizade, o trabalho em equipa, a unidade…
Ressalve-se aqui, que são as únicas circunstâncias que mexem com as entranhas da minha Émy. Pode o árbitro fazer asneiras, a equipa jogar mal, o nosso filho levar “tareia” como muitas vezes acontece, pois ser pivô no andebol implica estar mais sujeito a isso, a boca da Émy não se abre. Mas tudo o que roça a racismo (ou comentários menos apropriados aos jovens jogadores)… Caldo entornado. E eu concordo com ela. Pois as pessoas valem por aquilo que são como pessoas e não pela cor da sua pele. Por isso o texto que aqui vos deixo:


Quando nasci eu era preto.
Quando cresci fiquei preto.
Quando estou doente fico preto.
Quando apanho sol fico preto.
Quando estou com frio fico preto.
Quando tenho medo fico preto.
Quando morrer ficarei preto.


Mas tu, “homem BRANCO”,
Quando nasces és cor-de-rosa,
Quando cresces ficas branco,
Quando apanhas sol ficas vermelho,
Quando sentes frio ficas roxo,
Quando sentes medo ficas verde,
Quando estás doente ficas amarelo,
E ainda tens a lata de me chamar:

"Homem de cor!"

Anónimo