sexta-feira, 14 de março de 2008

A CAMINHO DA PÁSCOA (I)

O Colégio dos Carvalhos e o Lar Juvenil dos Carvalhos - uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens no sentido de lhes oferecer estruturas de vida o mais aproximado possível às das famílias, de forma a garantir os cuidados básicos adequados às suas necessidades e lhes proporcionar condições que permitam a sua educação, bem-estar e desenvolvimento integral -, juntamente com a comunidade de Pedroso, mais uma vez preparam a Via-sacra que se realizou ontem, quinta-feira, nas instalações do Lar Juvenil dos Carvalhos.

Depois da última Ceia, Jesus foi orar para o Monte das Oliveiras.
Jesus foi levado perante Pilatos.
Pilatos entrega-o ao povo que pede a Sua morte.A caminho do Calvário.Foi crucificado com dois ladrões; a seus pés, Maria, sua Mãe e João, o discípulo amado, depois os céus cerraram-se e Jesus morreu
Ao terceiro dia, a Festa da Ressurreição.

Mais notícias sobre este evento, aqui.

P.S. Fotografias do professor Isidro Pinheiro

MAIS COISAS SOBRE A PÁSCOA AQUI

quinta-feira, 13 de março de 2008

APEDE


Passem palavra. É importante!
Ficha de inscrição

via Tempo de Teia
Caro(a) colega,

A APEDE, Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino, é cada vez mais uma realidade. Estamos, finalmente, em condições de dar início ao processo de inscrição de sócios. Com esta mensagem, enviamos em anexo um modelo de ficha de inscrição. Deverás imprimi-la, recortar pelo tracejado da tesourinha e enviá-la devidamente preenchida para o seguinte endereço:


APEDE, 9
2504-909 Caldas da Rainha

A outra metade servirá, naturalmente, para outro colega teu. Pedimos também a tua colaboração no sentido de divulgar o mais possível esta ficha de inscrição. Imprime-a, fotocopia-a, envia-a para o maior número de e-mails de que te lembres. É muito importante que tenhamos bastantes sócios, pois as iniciativas que estamos a pensar lançar são dispendiosas, nomeadamente as que se prendem com a parte judicial. Sem o dinheiro das quotas, não iremos tão longe como pretendemos.
Gostaríamos de ter avançado mais depressa, mas, como podes calcular, estas últimas semanas foram vertiginosas. Temos tido a comunicação social a contactar-nos quase todos os dias; temos mantido ligações com outros movimentos; estamos a procurar criar um grupo de reflexão de elevada qualidade no intuito de construirmos as nossas próprias propostas alternativas ao Estatuto e ao modelo de avaliação, e de as apresentarmos publicamente.
Nestes últimos dias assistimos a alguns sinais preocupantes. Não sabemos que tipo de negociação os sindicatos estão a efectuar com o Ministério. Receamos que as organizações sindicais estejam dispostas a ceder no essencial em troco de umas migalhas que irão manter de pé todo o edifício legislativo que o Ministério nos quer impor. Se isso acontecer, é fundamental termos uma associação forte, pois ela poderá ser um lugar de resistência coerente contra as políticas ministeriais. Para isso, precisamos absolutamente de ti e de todos os que consigas trazer para o nosso movimento.
Saudações,

Mário Machaqueiro

quarta-feira, 12 de março de 2008

ALENTO (II)

“Sendo os agentes mais responsáveis pelo futuro de Portugal – os alunos são a razão de ser do seu trabalho -, este mal estar pode reflectir-se numa crise emergente na educação”D. Carlos Azevedo.



BISPOS PORTUGUESES PREOCUPADOS COM A EDUCAÇÃO


Via Agencia Ecclesia:

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa está a acompanhar com “interesse e alguma preocupação a situação dos professores” – disse à Agência ECCLESIA D. Carlos Azevedo, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa. Reunido hoje (11 de Março), em Fátima, o Conselho Permanente preparou também a Assembleia Plenária da CEP a realizar de 31 de Março a 3 de Abril.


“Sendo os agentes mais responsáveis pelo futuro de Portugal – os alunos são a razão de ser do seu trabalho -, este mal estar pode reflectir-se numa crise emergente na educação” – referiu D. Carlos Azevedo. No futuro próximo, os bispos irão pronunciar-se sobre a questão da educação em Portugal. “Há um documento sobre a escola, mas deixaremos para mais tarde uma tomada de posição”. E adianta: “é um assunto muito complicado, Bento XVI publicou, recentemente, um documento pequeno, mas sugestivo sobre a crise emergente da educação”.


A “cultura de exigência” é fundamental na educação. Por outro lado – refere o Secretário da CEP – “deve existir um respeito grande por aqueles que são os mais directos agentes desse trabalho educativo que são os professores."

terça-feira, 11 de março de 2008

ALENTO!

«Os professores e educadores deste país são um grupo decisivo para o futuro do país, um grupo porventura mais decisivo que os políticos, que os técnicos e os financeiros».
D. José Policarpo (Cardeal Patriarca de Lisboa)

ARQUEOLOGIA DOS SENTIMENTOS (II)

Ainda sobre o livro do post anterior, Arqueologia dos Sentimentos, Miguel Santos Guerra diz-nos também que há cinco palavras que devemos saber pronunciar, naquilo a que ele chama de "alfabetização emocional", com as quais somos frequentemente confrontados e das quais "depende, em boa parte, a nossa felicidade ou a nossa infelicidade", a saber:


AGORA: os adiamentos são uma pecha das actuações psicológicas. "Fica para amanhã", "peço-lhe noutro dia", "ainda não está pronto", "não estou em condições", "a pessoa em questão não o pode atender"... são desculpas a que recorremos a todo o momento.

MAIS: a insatisfação deve levar-nos a exigir mais, pedir mais, desejar e manifestar o incremento do afecto, da atenção, do respeito... deixando ao outro a decisão de conceder o que pedimos, sem que nenhum de nós deixe de implorar.

NÃO: a capacidade de dizer não é uma coisa muito complexa e difícil. Há quem não seja capaz de rejeitar um pedido. Como consequência, acaba por ter de suportar uma carga insuportável.


BASTA: há pessoas que aguentam com um fardo superior às suas forças. Não são capazes de se desembaraçar dele. É preciso aprender a dizer "basta"!


AJUDA: há pessoas incapazes de solicitar ajuda, quando realmente precisam dela. Por orgulho, com medo da rejeição, por acharem que o seu problema já não tem solução... Solicitar ajuda é já uma forma de enveredar pelo caminho da solução.

segunda-feira, 10 de março de 2008

ARQUEOLOGIA DOS SENTIMENTOS

".... «arqueologia» porque os sentimentos sempre existiram, fazendo parte dos alicerces da escola, do seu subsolo, «dos baixos da escola». (Santos Guerra)
Na escola aprende-se história, geografia, matemática, línguas, desenho, ginástica... Mas o que é que se aprende no âmbito da afectividade? (Filliozat)

Isto a propósito do livro Arqueologia dos Sentimentos, de Miguel Santos Guerra, que a determinada altura do seu livro nos fala da necessidade de uma "gramática emocional", na qual existem verbos que levamos imenso tempo a aprender e a conjugar, e que passo a citar:

DAR: há pessoas incapazes de dar. Por pensarem que nada têm de bom para oferecer, por pensarem que poderão ser rejeitados, por terem passado por más experiências, por considerarem perigoso.

RECEBER: há pessoas que não são capazes de receber o afecto dos outros. Por considerarem isso perigoso. Pensam que não são merecedoras desse afecto e, por isso, rejeitam-no.

PEDIR: há pessoas que têm medo de pedir por pensarem que ficam reféns dos outros; muitos têm medo de ver os seus pedidos rejeitados.

REJEITAR: há pessoas incapazes de rejeitar um pedido dos outros. Por medo de os magoar, de os defraudar, de perder o seu afecto. Se disserem não, pensam que nunca mais poderão pedir nada a ninguém.

domingo, 9 de março de 2008

AZUL, CASTANHO E VERDE!

Nestas andanças da blogosfera vamos encontrando alguns espaços interessantes, muito pedagógicos e que são exemplo de boas práticas nas áreas do ambiente e preservação da natureza. Entre muitos, realço, hoje, três blogs que visitei este fim de semana e que aqui partilho:

bioterra que acaba de cumprir o seu 4º aniversário. Parabéns! Apresenta imensos recursos em várias áreas da educação, ainda que o seu forte seja a educação ambiental.


O ambio. Espaço de informação e reflexão sobre ambiente e sociedade. Um espaço onde se podem publicar textos, esperando-se, dessa forma, "potenciar a escrita de ensaio e aprofundamento de temas ambientais em língua Portuguesa."

E o a-sul , a caminho do seu 4º aniversário, que apesar de dizer no seu espaço que se dedica à Protecção Ambiental e Ordenamento do Território na Margem Sul do Tejo, não deixa de se referir a todo o território nacional e ao planeta em que vivemos.

Em todos estes espaços encontramos outros "links" afins mas que não tivemos oportunidade de visitar. O "por um mundo melhor", recém-nascido, quer aprender com todos eles.

ADENDA: 23:30: via a-sul, descobrimos mais um espaço interessante:
O Ondas3. Muita informação e actualizada - como um diário - de tudo o que se passa à nossa volta e em todo o planeta e que se relacione com o meio ambiente.

THE DAY AFTER

"...depois do protesto (sobejamente fundamentado e justificado) que trouxe às ruas a indignação e a razão de muitas dezenas de milhares de professores, a aplicação do modelo de avaliação urdido marginalmente nos longínquos gabinetes do Ministério da Educação, não apenas se tornou tecnicamente impraticável como também se tornou politicamente insustentável."

Fernando Cortes Real

CAMINHO que fez união, UNIÃO que fez a força, FORÇA que fez comunhão, COMUNHÃO que anunciou a vitória... e os nossos caminhos são caminhos de montanha... e os professores mostraram que têm energia para subi-la. Agora, importa também mostrar que há alternativas.

Por isso saúdo o Fernando Cortes Real que no Kosmografias começa já a traçar UM CAMINHO - o tal de montanha-, que poderá ser um Modelo Alternativo: "contribuir para a construção de um modelo formal de avaliação dos docentes que seja credível, operacional e que, sobretudo, em si mesmo, sem outra nefasta intenção pseudo-educativa e sem outra enganadora encenação política, vise, assumida e coerentemente, melhorar o desempenho do sistema educativo português e, por essa via, melhorar significativamente os resultados globais e sectoriais da sua acção educativa e formativa."


E lança-nos um apelo a todos: as vossas opiniões e propostas de alteração e/ou adendas podem e devem ser desde já manifestadas, para que, nos próximos dias, se proceda à divulgação pública do documento e formalmente se faça chegar aos centros de decisão política do País.


P.S. Fotografia é da 3za - Tempo de Teia.

ADENDA: 11:07: Paulo Guinote, nesta linha de contributos, também diz de sua justiça.

ADENDA (2): 22:13: O Ramiro Marques também abriu um espaço de contributos.