sábado, 21 de junho de 2008

AS REGRAS DO NUNCA!

As regras do Nunca de Lawson.


Na liderança e na vida lembrem-se sempre destas regras:

1. Nunca diga que algo não pode ser feito (Missões Impossíveis são muito raras);
2. Nunca subestime o poder do trabalho de equipa (pessoas vulgares conseguem alcançar coisas extraordinárias);
3. Nunca aceite nada menos do que a excelência, especialmente de si próprio;
4. Nunca fique satisfeito por mais do que um instante;
5. Nunca fique satisfeito consigo mesmo (nunca se sabe tudo!);
6. Nunca se afaste das decisões difíceis (as coisas apenas pioram);
7. Nunca subestime a concorrência (eles também são pessoas inteligentes!);
8. Nunca deixe de ouvir, questionar e inovar (há sempre uma maneira melhor);
9. Nunca tenha medo de correr riscos (com excepção da saúde e questões de segurança);
10. Nunca desperdice uma oportunidade para dar uma contribuição (´não achei que este fosse o meu trabalho`);
11. Nunca subestime os clientes (o seu salário depende deles);
12. Nunca surpreenda o seu chefe (positivamente está bem, mas negativamente, nunca!);
13. Nunca deixe de aprender com os seus erros (todas as pessoas inteligentes cometem erros, estúpido é cometer o mesmo erro duas vezes);
14. Nunca deixe de dar crédito àqueles que o merecem (deixe outra pessoa receber os louros também);
15. Nunca se esqueça de dizer ´muito obrigado`por um trabalho feito (estas duas palavras são as menos utilizadas em qualquer língua).


E SEMPRE:
Diga a verdade, independentemente de quão difícil possa ser;
Cumpra sempre as suas promessas!



Retirado de Hooper, A. & Potter, J. (2007).
Liderança inteligente. Criar a paixão pela mudança (p.117-118).
Lisboa: Editora Actual.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

O BRILHO DO SILÊNCIO!


O principezinho estava cansado. Sentou-se. Eu sentei-me ao seu lado. Primeiro , ficou uma data de tempo calado, mas depois disse:

- As estrelas são bonitas por causa de uma flor que não se vê...

Eu respondi "Claro" e pus-me a observar, calado, as pregas da areia ao luar.

- O deserto é bonito - disse o principezinho.

E era verdade. Sempre gostei do deserto. Uma pessoa senta-se numa duna. Não vê nada. Não ouve nada. E, no entanto, há qualquer coisa a brilhar no silêncio.

- O que torna o deserto bonito - disse o principezinho - é haver um poço escondido em qualquer parte...

O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry

quinta-feira, 19 de junho de 2008

O CANTINHO DO PADRE MÁRIO!

AMOR
é comunhão da Trindade.

No amor a Jesus, Teresa descobre a comunhão da Trindade:

«Ah! Tu sabes que Te amo, Jesus divino!
O Espírito de Amor abrasa-me com o Seu fogo
Amando-Te eu atraio o Pai» (poema 17, 2).

Teresa raras vezes fala do Espírito Santo explicitamente, mas na realidade Ele está sempre presente quando fala do Amor, porque se trata desse Amor de caridade, de ágape:

«O amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado» (Rom 5, 5).

O Espírito é inseparável do Amor com que somos amados, com o Amor com que nós O podemos amar e dispensar ao próximo.

Terresa, muitas vezes, refere-se a Ele com os símbolos da água e do fogo, que são os principais símbolos da Escritura e do Espírito.

É precisamente ser divinizada pelo Espírito Santo que ela pede na sua oração:

«Peço a Jesus de me atirar nas chamas do Seu amor, de me unir tão estreitamente a Ele, que Ele viva e aja em mim».

Teresa remonta até à origem eterna deste Amor, à pessoa do Pai, dizendo-lhe:

«Já que me amaste até dar-me o Teu único Filho como meu Salvador e Esposo, (...) suplicando-Vos que não olheis para mim através da Face de Jesus e no seu Coração ardente de Amor».

Teresa oferece-se como «vítima de holocausto» ao fogo do Espírito de Amor, que sempre arde no coração de Jesus, assim recebe o mesmo Espírito no seu próprio coração, em forma de «onda de infinita ternura», de «oceanos de graças».

«“Abre-me, minha irmã, minha esposa, porque o meu rosto está perfumado pelo rocio e os meus cabelos pelo gozo da noite” (Cântico dos Cânticos): eis o que Jesus diz à nossa alma quando é abandonado e humilhado!... Celina, o esquecimento, parece-me que seja isto o que mais o faz sofrer!...». «Ela quer enxugar-lhe, estas lágrimas, para fazer o seu hábito no dia das núpcias, hábito que também será escondido, mas será apreciado pelo Predilecto».

O desejo de Jesus ser amado é uma sede para encontrar corações que recebam O seu Amor, como Ele o quer dar. Está tudo aqui, aceitar o Amor, abrir-se a Ele como Ele se quer dar: como um amor infinito que deseja prodigar-se gratuitamente àqueles que a Ele se oferecem.

S. Teresa descobriu a exigência acelerada do Amor. Ela recebeu a graça de compreender quanto Jesus quer ser amado. Porque acreditou na Caridade divina como esta é, e acreditou mais ainda, se assim se pode dizer, na sede insaciável que Deus tem em dar o Seu Amor.

Vive mais em Deus do que em si mesma, mesmo sem gozar, por causa disto, de êxtases místicos, habituada a cuidar mais das suas acções do que das reacções do Amado. «Não peço o amor sensível, mas só aquele sentido por Jesus».

Vive o único êxtase essencial, a felicidade do amor no amado.

Se o amado está feliz, ela também está necessariamente feliz, mesmo que seja no sofrimento ou na infelicidade humana:
«Se Ele estiver contente, eu estarei no cume da felicidade».

quarta-feira, 18 de junho de 2008

FERNANDO PESSOA - ARQUIVO

Fernando Pessoa

Ícone pop!




As diversas facetas
de Fernando Pessoa









Fernando Pessoa
e sua vida quotidiana







DITOS E ESCRITOS!


Ser mãe é isto


Queria abraçar-te com força, tomar-te nos meus braços e embalar-te pelo dia adentro e até ao fim da noite.

Queria limpar as tuas lágrimas com um pano suave como uma nuvem, tocar ao de leve a tua pele, deixando os meus dedos afagarem cada pedacinho, para te tapar com amor, com desvelo e carinho.

Queria ter a certeza que o céu te cobrirá para sempre de bênçãos, que a tua vida será doce, aprazível, calma como o mar em dia de maré vazia, quando foge da praia e parece plano, um espelho. Queria afastar de ti todos os perigos, todos os males, todas as mágoas.

Mas sei que não é possível e sei também que é assim que deve ser. Porque quem nunca chorou não é um ser humano pleno, quem nunca se arrependeu de algo não vale a pena andar por cá, a gastar palavras e gestos e a fingir que existe.

Porque o teu futuro é hoje, e o que foi ontem e o que será o amanhã e tu guardarás dentro de ti tudo o que viveste, o que doeu e o que te fez rir, numa mistura tão estranha como poderosa.

Porque os que atravessam a vida plenos de certezas, os que nos rodeiam e não sentem necessidade de questionar porque nasce o sol, quem fez as flores ou o que vai dentro de alma se é verdadeiro ou não, ou se tudo o que sentimos é uma fuga, desses não devemos ter nada a não ser pena.

O meu amor por ti será sempre maior que o universo. Porque te sei como tu não sabes, te conheço como ninguém e por estas razões só posso ter orgulho, e não existe dentro de mim sobra de medo do teu futuro, da tua vida. Ser mãe é isto.


Luísa Castel-Branco
in Destak 17 06 2008


Czlowiek stworzony jest z milości i do milości
Os homens
foram criados por amor
e para amarem.

Citação in FERNANDO

terça-feira, 17 de junho de 2008

À DESCOBERTA DE KARL POPPER

Há umas semanas atrás, numa conversa de café, como pausa de uma reunião de trabalho, eu e o meu bom amigo Ccz colocamos a conversa em dia sobre questões outras que não aquelas da reunião em causa. Questionou-me o porquê do nome escolhido para o meu blogue "Por Um Mundo Melhor". Lá lhe expliquei que era o slogan, tipo logótipo, que coloco nos materiais de apoio que dou aos meus alunos. Uma forma indirecta de fazer passar a mensagem de que devemos trabalhar e lutar, na medida das nossas forças, por um mundo melhor. Depois do que eu lhe disse, confidenciou-me que pensava que eu escolhera o título por causa de um livro de Karl Popper: "Em busca de um mundo melhor." E lá me deu algumas referências sobre o livro e fiquei com vontade de o ler. Confesso que ainda não o li porque não o consegui encontrar nas livrarias onde o procurei. Mas já o encomendei. Mais uns dias e cá o terei nas minhas mãos para me envolver nele. Enquanto isso, adquiri um outro do mesmo autor: Busca Inacabada. Autobiografia Intelectual. É a minha primeira incursão nos escritos de Popper. Denso nalgumas partes, mais acessível noutras, confesso que tenho alguma dificuldade em entender alguns paradigmas do seu pensamento. Mas lá iremos devagarinho. Retirei uma passagem que deixo aqui para reflexão, sem nenhum comentário, para que cada um tire as conclusões que quiser:


Foi durante os últimos anos terríveis da guerra, provavelmente em 1917, numa altura em que sofri de uma longa doença, que percebi muito claramente aquilo que há um tempo considerável havia pressentido: que nas nossas famosas escolas secundárias austríacas... estávamos a perder o nosso tempo de maneira chocante, embora os nossos professores fossem muito cultos e se esforçassem muito por fazer das escolas, as melhores escolas do mundo. Que muito do seu ensino era extremamente entediante – horas e horas de desesperada tortura – era novidade para mim. (Vacinou-me: depois disso nunca mais sofri de tédio. Na escola, um aluno estava sujeito a ser apanhado em falta se pensasse em alguma coisa não relacionada com a lição: o aluno podia entreter-se com os seus próprios pensamentos.) Havia apenas uma disciplina em que tínhamos um professor interessante e verdadeiramente inspirador. A disciplina era matemática... Porém, quando regressei à escola depois de uma doença de mais de dois meses, descobri que a minha classe não tinha feito quase nenhum progresso, nem mesmo a matemática. Isto abriu-me os olhos e pôs-me ansioso por deixar a escola. (pp. 51-52).
...
Quando pensava no futuro, sonhava em fundar, um dia, uma escola em que os jovens pudessem aprender sem tédio e fossem estimulados a pôr problemas e discuti-los; uma escola em que não tivessem de ser ouvidas respostas indesejadas a perguntas não formuladas; em que uma pessoa não estudasse só para passar nos exames. (pp.62-63).

ADENDA: Sugestão da Isabel (Sletras) depois de ver este poste:

domingo, 15 de junho de 2008

NA ROTA DOS BLOGUES AMIGOS!

Oração (de Domingo? de todos os dias?)
... tenho de trabalhar, pronto.
(Destinos escolhidos...)
Mas a música... a música ilumina sempre a estrada.
Mesmo quando ela não é simples.
Mesmo quando passamos o tempo a escolher
o caminho menos percorrido...


O MEU APLAUSO!


VENHAM MAIS CINCO!



Em Sintra existe um centro de educação ambiental que organiza actividades com adultos e crianças, na qual os burros são as "estrelas". Vale a pena ver aqui.

ADENDA 1: 18H50: Para a Fátima André: A Naturanima (Neste espaço há um conjunto de actividades num banner logo no início da página. Devem entrar no "Programa com burros".)realiza programas de interacção e passeios com burros na Reserva de Burros, na Peninha, em Sintra. Neste local privilegiado, vivem 19 animais de raça asinina, que encantam miúdos e graúdos por serem extremamente cativantes, sociáveis e dóceis, e por isso mesmo um excelente vector de comunicar Educação Ambiental.

ADENDA 2: 19H20. Para a Jénny: Cordeira alimentada por cadela. Um raro caso de adopção entre animais de diferentes espécies. Aconteceu na aldeia de Babe, em Bragança, onde uma cordeira rejeitada pela mãe ovelha está a ser alimentada por uma cadela. A ver aqui.