sábado, 12 de julho de 2008

"LUGAR DOS AFECTOS"

"Um local em que todos, em qualquer idade, possam tentar, emoção a emoção, descobrir mais um dos caminhos, nem que seja um pequeno carreirinho, para chegar ao coração dos outros, para chegar ao coração de si próprios".

Obra, de reconhecido mérito na área da educação, de Graça Gonçalves, ganha rosto no mundo da Blogosfera que podem aceder aqui e podem ficar a conhecer esta Fundação aqui.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

PARABÉNS "JOTA"!

Olá! Eu sou a "PIPOCA".

Quem escreve aqui hoje sou eu. Escrevo porque hoje o meu mano faz anos e eu queria dizer aqui que ele é muito meu amigo e eu gosto muito dele. Às vezes também nos zangamos. Acho que isso acontece com todos os irmãos, não é? Costumamos brincar muito os dois. Gosto muito de jogar à bola com ele e sobretudo brincar na piscina a fazer cambalhotas na água e a brincar ao tubarão - é andar às caçadinhas dentro da água. Também me ajuda muito nos trabalhos da Escola. Ah! Esqueci-me de dizer que ele faz 13 anos. Os meus parabéns e espero que gostes desta surpresa aqui no blogue do papá.



No Portugal dos Pequeninos...



Um beijinho fofo à mamã...


Apanhado em flagrante... A ajudar o avô a pintar o tecto.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

EDUCAÇÃO ESPECIAL

VIA CONFAP
Encontro Internacional
sobre Educação Especial


Perguntas e respostas

já estão disponíveis

A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular já disponibilizou um conjunto de perguntas apresentadas no Encontro Internacional sobre Educação Especial, realizado em Lisboa no passado dia 07 de Junho, e respectivas respostas, ver aqui (clicar).

Os participantes reflectiram em particular sobre o contributo da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – Crianças e Jovens (CIF-CJ) na organização de serviços para crianças e jovens e perspectivaram a CIF-CJ como referencial no planeamento e na articulação entre serviços da educação, saúde, segurança social e formação profissional.

Informações complementares/relevantes:

1 – Dossiers sobre educação especial aqui e aqui. Entre o muito material disponibilizado por este último estão várias descrições de boas práticas, cada uma motivando uma publicação, relativas a: inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo na escola do 1.º ciclo do ensino básico; transição da escola para a vida adulta; unidade de apoio à educação de crianças e jovens surdos de Évora; intervenção precoce na infância; e unidade de apoio a alunos com multideficiência.

2 – Inspecção-Geral de Educação recomendou o reforço da distinção entre as medidas de educação especial destinadas aos alunos com necessidades educativas especiais e as medidas de apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem, ver aqui.

3 – O Ministério da Educação definiu os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário visando a criação de condições que permitam dar respostas adequadas aos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, aqui. (inclui Decreto-Lei 3/2008 e informação estatística).

TUDO SE TREINA!

"Treino e lidero mais do que faço a gestão do meu trabalho. Treino, experimentando e reflectindo a cada momento sobre o porquê de determinados erros e de eventuais perdas de oportunidade ou hesitações no processo de tomada de decisão. Lidero focando-me na mudança, na criatividade e no gerir o inesperado. Aqui e ali, preocupo-me também em gerir, criando hábitos e refinando processos. Mas sou acima de tudo um apaixonado pela liderança, que entendo como um constante apontar para o futuro. Mas não gostaria de terminar a resposta a esta pergunta sem citar Aubrey C. Daniels e James E. Daniels, no livro «Measure of a Leader», quando dizem que «os líderes só são livres para serem eficazes e terem sucesso quando os gestores cumprirem com rigor e eficiência as suas tarefas».

Palavras de Jorge Araújo em entrevista concedida à Rhonline a propósito do seu novo livro, «Gerir é Treinar», e que pode ver aqui.

O CANTINHO DO PADRE MÁRIO

Deus é o Artista
A Sua obra é de amor…



S. Teresa, desde muito cedo, compreendeu que o nosso bom Deus não tem necessidade de ninguém, e agrada-lhe repetir isso inúmeras vezes.

Não tem necessidade dos nossos belos pensamentos, das nossas boas obras, não precisa de bons livros nem de sábios doutores. Muitas vezes basta-lhe a nossa boa vontade.
Ele olha mais à intenção do que à grandeza da acção. Para Deus, o desejo pode superar a obra, podendo, ainda, superá-la em valor.

S. Teresa encontra em S. Paulo um apoio sólido: «“Usarei de misericórdia com quem entendo usar de misericórdia e sentirei compaixão de quem entendo sentir compaixão”.
Portanto,
não depende de quem quer,
nem daquele que corre,
mas somente de Deus que usa de misericórdia».

«Celina, parece-me que Deus não precisa de anos para completar a sua obra de amor numa alma: um raio do seu coração, num instante, pode fazer desabrochar as suas flores para a eternidade!...».

«Parece-me que o amor pode suprir uma longa vida...
Jesus não olha ao tempo, de facto, no Céu ele já não existe.
Ele só olha ao Amor».

É por isto que ela quer, no final da sua vida, aparecer diante de Deus com as mãos vazias. E ela não condena nem o trabalho nem as obras, apenas não suporta uma coisa, que os homens se gloriem das suas obras diante de Deus. Para ela seria como que uma ofensa feita à graça, porque:
«Jesus quer realizar essas graças, quer dar-nos gratuitamente o seu Céu».
«Ele mesmo é o Músico Divino que se encarrega do concerto!...».
É o caminho da confiança total.


Nestes pensamentos de S. Teresa joga-se a valorização do tempo e das virtudes, não em termos de quantidades, mas de qualidade e tocando a essência daquilo que são.

O tempo, e a nossa sujeição a ele, torna-nos humanos, impondo-nos uma subserviência e um desgaste, por ser quantificado; podendo no entanto, ser também qualificado.

O mais importante, é que o amor está chamado a ser de qualidade e tem o dom de tudo transformar instantaneamente, ou seja, sem precisar da fluidez do tempo, que nos humanos, parece ter mais o mau agouro de empobrecer do que o condão de nobilitar…

quarta-feira, 9 de julho de 2008

TEMPO DE VÉSPERAS

COM NARCISO YEPES

DO ELOGIO DA VIDA!


VIDA LINDA!


Diz "O Principezinho", de Saint Exupéry, que "quando o faroleiro acende o seu farol, é como se fizesse nascer uma estrela ou um flor. A sua ocupação é útil, porque é linda". O seu trabalho é "mais útil que o do rei, do vaidoso, do bebedor ou do homem de negócios". Pelo menos, "tem sentido".


Hoje pensa-se, pelo contrário que a vida é linda, pode ser útil. Por a gastarmos toda a trabalhar, a produzir, a girar dum lado para o outro, espumando que nem cavalos de corrida. Imersos na voragem da cidade, rodeados de semáforos e de buzinas, de ar poluído e de pessoas de executivo, de agendas repletas de reuniões e de entrevistas, mais do que viver, somos vividos. Vividos pelo automóvel, pelo emprego, pelo computador, pelo nervosismo e a violência. Vividos pelo nosso consumismo, os nossos números, as nossas obras, o nosso poder.


Para trás, esquecidos foram valores como a família, a convivência gratuita, o cultivo da amizade, a abertura e sensibilidade social. E, obviamente, a transcendência, as grandes perguntas sobre Deus e o próximo. Se calhar, já nem nos apetece buscar espaços ainda virgens na natureza nem nos deixamos surpreender pela magia do pôr do sol nem pela inocência das crianças.


O homem de negócios segundo "O Principezinho" nunca olhou para uma estrela, nunca amou ninguém. Não fez mais do que somas e subtracções". Já o homem do farol era o único que não lhe parecia ridículo, porque se ocupava de algo mais que de si mesmo. Era capaz de levantar a cabeça.


A nossa vida, para ser útil e credível, tem de ser linda.



P. Abílio Pina Ribeiro
In Onda Claretiana,
Junho de 2008

terça-feira, 8 de julho de 2008

DO ELOGIO DO REMAR!




OS DOIS REMOS


Um viajante caminhava pelas margens de um grande lago de águas cristalinas e imaginava uma forma de chegar até o outro lado, onde era seu destino.Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem de cabelos brancos quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo. Era um barqueiro.


O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. O viajante olhou detidamente e percebeu o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, observou que eram mesmo duas palavras. Num dos remos estava entalhada a palavra acreditar e no outro agir.


Não podendo conter a curiosidade, perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro pegou o remo, no qual estava escrito acreditar, e remou com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo em que estava escrito agir e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, movimentou-os ao mesmo tempo e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago, chegando calmamente à outra margem.


Então o barqueiro disse ao viajante:- Para que o barco navegue seguro e alcance a meta pretendida, é preciso que utilizemos os dois remos ao mesmo tempo e com a mesma intensidade.

Autor desconhecido

segunda-feira, 7 de julho de 2008

NA ROTA DO ANO PAULINO


Como prometido aqui, fica a indicação da divisão dos textos desta semana para aqueles que queiram fazer o "percurso" da lectio divina neste ano paulino. 6/07: Rom 1, 28-32 ; 7/07: Rom 2, 1-4; 8/07:Rm 2, 5-11; 09/07: Rom 2, 12-16; 10/07: Rom 2, 17-24; 11/07: Rom 2, 25-29; 12/07:Rom 3, 1-4.

PARTILHA

Aí está a 10ª edição do And´Praia 2008 que é sem dúvida mais uma FESTA DO ANDEBOL. E o meu "Jota" e a sua equipa lá foram participar durante o fim de semana que terminou. Só lhes faz bem. Divertem-se, praticam desporto, convivem com colegas de outras equipas e levam os pais com eles. Esta jornada foi em Matosinhos. 3º lugar no escalão do SUB-15. Na equipa do meu "Jota" nenhum jogador tinha mais de 13 anos. Jogaram com algumas equipas com idades superiores (e tamanho, claro!) mas não se mostraram receosos. A próxima etapa será no próximo fim de semana, na Praia da Madalena (Gaia). Ficam algumas fotos para mais tarde recordar:




No comment... e elas sabem porquê!?....