domingo, 1 de junho de 2008

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA (IV)

“Cada sorriso de uma criança,
vale um bocado de vida pois faz alguém ficar feliz”


Zé Carlos 5ºE


É, sem dúvida, a melhor forma de começar a minha intervenção de hoje!!!

Como é do domínio público neste blog, sou professora de H.G.P. e Língua Portuguesa.

Sempre quis sê-lo, porque acho que as crianças são o que de melhor temos, como as flores, dão cor e perfume ao mundo e queria contribuir, de alguma forma, na formação dos petizes, sobretudo dos que me vão passando pelas turmas que lecciono.

Ao longo destes vinte e cinco anos no C.I.C., tenho tido momentos deliciosos no que toca à promoção da leitura e da escrita dos meus alunos…

São “pérolas” de um colar valioso que vou enfiando e guardo, cuidadosamente, na caixinha das jóias das minhas memórias…

Partilharei algumas delas, aqui, neste espaço, a propósito do dia que hoje comemoramos:

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


Parafraseando a Francisca do 5ºA, “…vou pintar com mais bonitas e variadas cores…” frases e/ou pensamentos de alguns alunos:

O que é ser criança? – o repto estava lançado:

“Ser criança é a melhor coisa do Mundo:
é ter a alegria de viver,
é ter a vontade de crescer e de aprender.”

Alexandra 5ºE


Quem melhor do que as crianças para falarem delas mesmas e dos seus sentimentos?!

“Adoro ser criança!

sou uma criança feliz!”

exclamou a Joana B. 5ºE


e a Inês acrescentou:

“…é acreditar nos sonhos… é ser verdadeiro, ter coração de manteiga…”

“As crianças são como as andorinhas:

livres de voar,

mas com perigos a enfrentar!”

Gabriela 5ºA


“Ser criança é amar e ser amada,
Ser criança é ser a luz do dia,
Ser criança é ser a flor do deserto…”

Solange 5ºE


Recebi dezenas de pequenos textos, algumas frases muito bonitas e muitos, muitos poemas… falando sobre o bom que é ser criança, da inocência dos anos em que as preocupações ainda são só dos outros, da alegria, dos mimos, das carícias dos pais, como registou o Zé Carlos do 5ºE.

“Uma criança é alguém que faz dois adultos felizes!!! É alguém que pode fazer o Mundo mais feliz!”

O Pedro Martins do 5ºA destacou a importância dos amigos com quem partilhar confidências:


“É bom ser criança,
pelo menos eu gosto!
Ganho mais amigos
e amigas também!”


Ah! Estas são as nossas crianças felizes!
E as outras?!

A Sónia do 5ºA lembrou-se delas:


“Um dia parei para pensar:
Como é bom ser criança!
Brincar e rir?!
E chorar?!!
Crianças a chorar:
com fome, solidão, abandono,
Crianças doentes, vazias e tristes…
A chorar!!!”


“Há crianças que não têm o direito de nascer!”

Samuel 5ºE


“Sem amor, não somos ninguém!
Não sendo ninguém,
Temos de recuperar o nosso coração
Que deu um grande trambolhão!”

Pedro Martins 5ºA


Muito já foi escrito, muito mais haveria para escrever…

Deixo-vos com dois poemas de duas alunas do 5ºA…

“Ser criança é inventar histórias
Vividas num só dia,
Publicar sonhos e desejos…
Ser criança é rir às gargalhadas,
Chorar cada lágrima num sonho profundo,
Seguir em frente sem cair das estrelas cadentes
Como caem os adultos imprudentes.”

Vanina


“Ser criança

Ser criança é ser uma rosa
Que nasce no jardim
Que brinca com o Mundo
Num encanto que não tem fim.

Ser criança é maravilhoso
Ter a vida pela frente
Amigos que não faltam
Numa amizade permanente.

Adoro ser criança
Poder correr e saltar
Pelos caminhos da vida
Com a família para me apoiar.”

Ana Arminda


Conceição Coelho

21 comentários:

Fátima André disse...

O melhor do Mundo, as CRIANÇAS.
Belas frases, belos pensamentos!

Que a pureza dos vossos corações se mantenha intacta pela vida fora, se multiplique e espalhe por onde cada um de vós passar.
FELIZ DIA DA CRIANÇA!
:)

PS. Um beijinho especial para a PIPOCA e para o JOÃO.

BC disse...

Gostei muito de todos os vossos testemunhos.
Para todas as crianças sem excepção
O MEU BEIJO E O MEU SORRISO COLORIDO!

Que não pode ser só hoje tem que ser todos os dias...

Não podemos escolher um dia por ano, mas 365 dias com sol para para todos vós...

Avó Pirueta disse...

Raul do Sorriso Imenso, obrigada por trazeres a Conceição. Aos meninos todos que escreveram, que Deus lhes mantenha a chama. Mas, desculpem, como diz o ditado "aquece-se mais quem está mais perto da lareira" e eu quero mandar umas palavrinhas especiais para a Pipoca e para o João.
Meus Queridos, já vos juntei aos meus netos de sangue - o Tiago, a Inês, o Rodrigo. E aos meus outros netos do coração: tenho mais cinco aí em Portugal, 3 em Moçambique, muitos em Angola. Tenho um Zé Pedro, um Zezinho, uma Maria, um Lourenço,uma Sílvia, um Francisco, um Tomás... São muitos, mas sei os nomes deles todos. Alguns difíceis de fixar: Mbalazau, Nfulu, por exemplo.
Queria dizer-vos, sem ser com um ar solene, que vocês os dois são um reflexo puro dos vossos Pais. Que sinto entre os quatro um vínculo, um laço de Amor e Compreensão tão bonito que comove. Vocês gostam de mim porque eu gosto dele? Pois eu gosto de vocês por demonstrarem de uma forma tão simples e perfeita o que sentem pelos vossos Pais. Portanto, nós já nem somos uma teia, somos um novelo de Amor! Por qualquer ponta que puxemos, tocamos sempre uns nos outros. Não é tão bom? Assim, nunca, nunca, nem no deserto mais nu nos sentiremos sozinhos.
E obrigada por cantarem as minhas velhas canções de escola e recordarem os jogos. Que Deus vos abençoe, são os votos da Avó Pirueta

Anónimo disse...

No dia da criança,são mesmo elas que devem ilustrar os seus sonhos com belas letras coloridas. Parabéns ao espírito inventivo.
Não nos esqueçamos daquelas que não têm escola nem professor para «pintar» a tela do seu futuro.
Bjs para todos.

Filipe Camarinha disse...

“Uma criança é alguém que faz dois adultos felizes!!! É alguém que pode fazer o Mundo mais feliz!”

Parabéns pela tua frase Zé Carlos, gostei muito

Anónimo disse...

Estivemos a ler este texto na aula de formação cívica. Gostamos e ajudou-nos a reflectir, um pouco, sobre o nosso dia.
Muitos beijinhos.

Raul Martins disse...

Olá Meninos do 5º A e 5º E!
Gostei muito de ler os vossos pedacinhos de textos que a professora Conceição Coelho colocou aqui. Se alguns não me surpreenderam porque já conhecia a vossa qualidade de escrita como a Vanina, alguns surpreenderam-me com pensamentos muito bonitos como o Zé Carlos e o Pedro.
Pois é meu amigos, não deixem de acreditar nos vossos sonhos como diz a Inês e de pintar o mundo com muitas cores como fala a Francisca e, também, não se esqueçam daqueles que precisam do nosso sorriso.
Pois bem, um grande abraço para todos vocês!

Anónimo disse...

Adorei os trabalhos da minha turma e da do 5ºA. Ambos todos têm o mesmo significado: "Como é bom ser criança", é a coisa mas feliz na vida, como disse a minha amiga Solange do 5ºE é ser a "flor do deserto" é aproveitar ao maximo!

Gostei muito das frases de todos!!

Anónimo disse...

Olá
Gostei muito das frases!

Adoro os textos da Joana Bandeira do 5º E e da Vanina do 5º A!

Anónimo disse...

Todos os textos são bonitos mas os do 5º A são os melhores!

Anónimo disse...

Nenhum dos meus poemas foi públicado mas não faz mal, estes são melhores!
Muitos beijinhos.

Anónimo disse...

Zé sou o teu amigo o rebeldinha da turma o nn e acho que tens muito geito para escrever segue a escritora em frente e quando se fores um escritor ve la se metes no teu possivel livro um comentario sobre o teu amigo nn

Anónimo disse...

e o rebeldinha tambem não se podia desquecer da professora Conceição Coelho que tambem é outra pessoa que ás vezes na aula da-me vontade de lhe perguntar: professora quando e que escreve um livro

Anónimo disse...

os textos sao muito lindos a nossa turma 5a e a melhor graças a setor conceiçao coelho

Anónimo disse...

os textos sao muito lindos a nossa turma 5a e a melhor graças a setora conceiçao coelho

Anónimo disse...

O amor,
é tudo para mim!
Se não existisse,
eu também não.
Isto é o que sinto,
no fundo do meu coração!!!

melhor do que ser criança não existe.
eu sou contra o aborto, se não eu não
existia. xau. adorei todos os textos.

Anónimo disse...

A melhor coisa no mundo é ser criança como eu por isso sei o que é ser criança.Adorei os vossos textos estavam maravilhosos e a combinar com a vida real não deichem de escrever o que sentem,não deichem de ajudar as pessoas que nessecitam de carinho,de amor,de alegria.
Beijos!!!

Anónimo disse...

Olá está tudo bem eu adorei os vossos textos.


A melhor coisa do mundo é as crianças
que acreditam nos sonhos e nas fantasias que ajudam as pessoas e os idosos pricipalmente.
E eu sou uma delas e também gosto de animais por isso quando for grande quero ser veterinária ou biologa marinha adoro os golfinhos as focas e as lontras são os meus animais preferidos.
Beijos para todos os alunos do 5ºa e do 5ºe.

Anónimo disse...

“Sem amor, não somos ninguém!
Não sendo ninguém,
Temos de recuperar o nosso coração
Que deu um grande trambolhão!”

Pedro Martins 5ºA

o texto está mal, o original é:

-"Sem amor,
não somos ninguém,
não sendo ninguém.
Teremos de recuperar,
um grande coração!!!
que deu um grande trambolhão!!!

Anónimo disse...

Hoje sou Mãe
Ontem também fui criança
Mas, ainda hoje sinto a criança que ficou em mim...
Agradeço a toda a equipa maravilhosa, pela dedicação e o excelente trabalho
que nos proporcionaram neste dia.
O meu agradecimento a todos que contribuíram para tornar este dia ainda mais feliz.

Anónimo disse...

dos textos do 5ºA os da Vanina e Gabriela são os melhores já do 5ºe o melhore é o do Samuel!!




ass:Hoff(luis)