quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

UMA RELAÇÃO COM ROSTO!

Compreensão e empatia - o colocar-se no lugar do outro para pensar o que ele pensa e sentir o que ele sente! E quão pertinente para a política!: Sem essa compreensão e empatia não há políticas credíveis, duradouras e consistentes.

Palavras que acabei agora mesmo de ler no site "terrear" do Matias Alves que me proporcionou lá deixar um comentário a que não resisti a colar também aqui:

Devemos, pois, ter um grande cuidado em estabelecer uma relação com rosto. Uma tarefa sem a qual tudo se desmoronará.

No desempenho da minha actividade como professor, e como aluno eu já sentia isto, sinto que quando estabeleço com os alunos uma relação de maior proximidade mais sucesso obtenho.

A proximidade de que falo é uma proximidade que leva os alunos a sentirem que são importantes para os professores.

Para o bem e para o mal, quase tudo se constrói a partir das relações que estabelecemos com os outros. É através delas que vamos construindo uma imagem do mundo, do outro e de nós próprios, mais ou menos colorida, mais ou menos a preto e branco, com mais ou menos luz.

Razão tem Bloch ao dizer que “a arte pedagógica é, antes de tudo, colocar-se à disposição dos alunos.” O professor vive a sua profissão como vocação: colocar-se à disposição dos alunos; gostar deles: compreender o seu mundo, descobrir os interesses que os animam; as suas motivações.

Sem comentários: