quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Educamos pessoas com HISTÓRIAS DE VIDA.

Razão tem Zenita Guenther quando diz que a visão do mundo é diferente para cada pessoa, porque cada um enxerga o mundo através desse crivo estabelecido pela sua percepção de si mesmo. E continuando com o seu pensamento, se pudéssemos saber exactamente como a pessoa se percebe, poderíamos compreender com grande clareza, e até prever com grande precisão, a maior parte do seu comportamento.

Então, é importante estarmos atentos aos sinais que os alunos nos lançam para os podermos compreender e maior responsabilidade temos sobre os ombros se nos podem ajudar a evitar determinados comportamentos. Deixo aqui um texto feito por um aluno e que me incomudou. Pedi para ficar com ele, assim como autorização para o usar.


Pai, as Palavras que nunca te disse...

(Aparte - Os meus pais estão separados. O meu pai tem um café e trabalha numa gráfica. Eu tenho um padrasto e uma madrasta. Estou a viver com a minha avó e só estou com o meu pai de quinze em quinze dias).

As palavras que nunca te disse ...!

São tantas. Eu sei que não é por tua culpa mas quase nunca me podes ouvir. Às vezes nem sei porque me queres aí. Muitas vezes deves estar no café e dizes à minha madrasta que atenda e que diga que não estás, quando eu sei que é mentira, e isso causa-me dores insuportáveis no coração e na mente.

Porque será que não me queres aí?
É como se estivesses morto.
Porque te escondes?

Quando estou aí pouco falámos e, à tarde, de tão cansado que estás vais dormir. Os mortos é que dormem e não falam! Tu estás tão distante do que me vai no coração. Quando estou contigo pedes-me novidades e todas as que te posso dar são físicas e não interiores. Sinto-me como se estivesse sentado numa linha entre ti e a minha mãe. Como se fosse o raio da discórdia e da desilusão.

Preciso de falar e desabafar, mas tu estás mais morto que vivo, tudo por causa do trabalho ou será por causa de mim? Tantas palavras que escrevi, tantas palavras que queira dizer. Mas nunca as disse porquê? Porque não é culpa tua mas sim minha e do trabalho.

Adoro-te. Mesmo só com essa parte viva, adoro-te. És como se fosses um pai fantasma. Como o da “Lua de Joana”. E o teu café e o apartamento são o teu túmulo. Estás cansado de ler estas palavras que já escrevi? Pois são estas malfadadas palavras que nunca te disse...

Há mais! Nos confins da desarrumação da minha mente. Não quis ser duro contigo. Só quis esclarecer isto do modo mais suave que encontrei, ou seja a escrita da carta. Falado, isto iria parecer piegas, mas assim já não sinto o pesar da dureza, mas o impulso da escrita.

Isto é como uma conversa a sós num banco do jardim, ao pôr do sol. Depois da calamidade vem a calma do bem-estar. Já me sinto mais solto, mais livre de pensar sem mágoa.

Já sabes que tenho muitas saudades de antes de teres comprado o café quando íamos passear a todo o lado. O que mais gostei foi quando fomos a Braga. Nessa altura estavas mais vivo e cheio de saúde.

Liberta-te pai! Liberta-te da morte e do cansaço. Ao menos por um dia. Queria continuar a falar-te de mais palavras que nunca te disse. Adoro-te tal como és e continuarei a adorar-te . Mesmo morto! Só queria fazer o que nunca tinha feito antes.

Pai, estas são as palavras que nunca te disse...

T. V. (8º D)

Sem comentários: