terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

HÁ QUE REMAR

A vida não está fácil para os professores!

Quando eu era pequeno, lembro-me que, ao perguntarem ao meu pai como ele estava, ele respondia sempre: Como Deus quer, a gente pode e os outros deixam. Na altura não percebia muito bem o que ele queria dizer com esta última premissa. Hoje percebo o que ele queria dizer com aquilo e tem razão. Hoje, como professor, daria a mesma resposta e... os outros... já sabem o que quero dizer.

Mas estou tranquilo. E eu, como todos os meus colegas, não desanimaremos porque vale a pena sofrer por aquilo em que acreditamos. E não disistiremos de inventar dias mais claros... E cito Santos Guerra: "Quando o vento não é favorável, tem de se remar. Quando aumentam as dificuldades de sermos nós próprios e de sermos alguém, quando o vento é contrário e não nos deixa avançar na direcção certa, há que ter a cabeça liberta, o coração bem aberto e recorrer a todas as forças para navegar contra a corrente. Não é fácil, mas é absolutamente necessário." in No Coração da Escola, pg 343.

Sem comentários: