BISPOS PORTUGUESES PREOCUPADOS COM A EDUCAÇÃO
Via Agencia Ecclesia:
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa está a acompanhar com “interesse e alguma preocupação a situação dos professores” – disse à Agência ECCLESIA D. Carlos Azevedo, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa. Reunido hoje (11 de Março), em Fátima, o Conselho Permanente preparou também a Assembleia Plenária da CEP a realizar de 31 de Março a 3 de Abril.
“Sendo os agentes mais responsáveis pelo futuro de Portugal – os alunos são a razão de ser do seu trabalho -, este mal estar pode reflectir-se numa crise emergente na educação” – referiu D. Carlos Azevedo. No futuro próximo, os bispos irão pronunciar-se sobre a questão da educação em Portugal. “Há um documento sobre a escola, mas deixaremos para mais tarde uma tomada de posição”. E adianta: “é um assunto muito complicado, Bento XVI publicou, recentemente, um documento pequeno, mas sugestivo sobre a crise emergente da educação”.
A “cultura de exigência” é fundamental na educação. Por outro lado – refere o Secretário da CEP – “deve existir um respeito grande por aqueles que são os mais directos agentes desse trabalho educativo que são os professores."
4 comentários:
Não sou muito de "Igrejas" mas fico feliz por ver que os nossos bispos estão preocupados com a educação e acreditam nos professores. Só espero que não sejam só fachada e oportunismo.
David Pereira
Caro D. Carlos Azevedo. Não sei se estas palavras chegarão a si via este Blog, mas não interessa, fico contente com a sua tomada de posição, juntamente com outros bispos, e vê-se logo que dedicou grande parte da sua vida ao ensino. E eu tive o prazer de ser seu aluno.
Madureira
A tomada de posição dos Bispos Portugueses dos quais D. Carlos Azevedo foi porta voz, não é um alento.É muito mais do que isso: É um apoio de peso!
Diogo Esteves
Caro David Pereira, não acredito que seja oportunismo. D. Carlos Azevedo, D. Manuel Clemente, D.Bispo do Porto, D. António Marto, de Fátima,assim como o Cardeal Patriarca de Lisboa, antes de seram nomeados Bispos, dedicaram muitos anos ao ensino e sabem a importância que ela reveste na formação de um povo. E eu sei o quanto eles se empenhavam como professores, pois fui aluno dos três primeiros e o Cardeal Patriarca não o tive como professor mas conversei algunas vezes com ele no café da faculdade.
Enviar um comentário