quarta-feira, 12 de março de 2008

ALENTO (II)

“Sendo os agentes mais responsáveis pelo futuro de Portugal – os alunos são a razão de ser do seu trabalho -, este mal estar pode reflectir-se numa crise emergente na educação”D. Carlos Azevedo.



BISPOS PORTUGUESES PREOCUPADOS COM A EDUCAÇÃO


Via Agencia Ecclesia:

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa está a acompanhar com “interesse e alguma preocupação a situação dos professores” – disse à Agência ECCLESIA D. Carlos Azevedo, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa. Reunido hoje (11 de Março), em Fátima, o Conselho Permanente preparou também a Assembleia Plenária da CEP a realizar de 31 de Março a 3 de Abril.


“Sendo os agentes mais responsáveis pelo futuro de Portugal – os alunos são a razão de ser do seu trabalho -, este mal estar pode reflectir-se numa crise emergente na educação” – referiu D. Carlos Azevedo. No futuro próximo, os bispos irão pronunciar-se sobre a questão da educação em Portugal. “Há um documento sobre a escola, mas deixaremos para mais tarde uma tomada de posição”. E adianta: “é um assunto muito complicado, Bento XVI publicou, recentemente, um documento pequeno, mas sugestivo sobre a crise emergente da educação”.


A “cultura de exigência” é fundamental na educação. Por outro lado – refere o Secretário da CEP – “deve existir um respeito grande por aqueles que são os mais directos agentes desse trabalho educativo que são os professores."

4 comentários:

Anónimo disse...

Não sou muito de "Igrejas" mas fico feliz por ver que os nossos bispos estão preocupados com a educação e acreditam nos professores. Só espero que não sejam só fachada e oportunismo.

David Pereira

Anónimo disse...

Caro D. Carlos Azevedo. Não sei se estas palavras chegarão a si via este Blog, mas não interessa, fico contente com a sua tomada de posição, juntamente com outros bispos, e vê-se logo que dedicou grande parte da sua vida ao ensino. E eu tive o prazer de ser seu aluno.

Madureira

Anónimo disse...

A tomada de posição dos Bispos Portugueses dos quais D. Carlos Azevedo foi porta voz, não é um alento.É muito mais do que isso: É um apoio de peso!

Diogo Esteves

Raul Martins disse...

Caro David Pereira, não acredito que seja oportunismo. D. Carlos Azevedo, D. Manuel Clemente, D.Bispo do Porto, D. António Marto, de Fátima,assim como o Cardeal Patriarca de Lisboa, antes de seram nomeados Bispos, dedicaram muitos anos ao ensino e sabem a importância que ela reveste na formação de um povo. E eu sei o quanto eles se empenhavam como professores, pois fui aluno dos três primeiros e o Cardeal Patriarca não o tive como professor mas conversei algunas vezes com ele no café da faculdade.