terça-feira, 11 de março de 2008

ARQUEOLOGIA DOS SENTIMENTOS (II)

Ainda sobre o livro do post anterior, Arqueologia dos Sentimentos, Miguel Santos Guerra diz-nos também que há cinco palavras que devemos saber pronunciar, naquilo a que ele chama de "alfabetização emocional", com as quais somos frequentemente confrontados e das quais "depende, em boa parte, a nossa felicidade ou a nossa infelicidade", a saber:


AGORA: os adiamentos são uma pecha das actuações psicológicas. "Fica para amanhã", "peço-lhe noutro dia", "ainda não está pronto", "não estou em condições", "a pessoa em questão não o pode atender"... são desculpas a que recorremos a todo o momento.

MAIS: a insatisfação deve levar-nos a exigir mais, pedir mais, desejar e manifestar o incremento do afecto, da atenção, do respeito... deixando ao outro a decisão de conceder o que pedimos, sem que nenhum de nós deixe de implorar.

NÃO: a capacidade de dizer não é uma coisa muito complexa e difícil. Há quem não seja capaz de rejeitar um pedido. Como consequência, acaba por ter de suportar uma carga insuportável.


BASTA: há pessoas que aguentam com um fardo superior às suas forças. Não são capazes de se desembaraçar dele. É preciso aprender a dizer "basta"!


AJUDA: há pessoas incapazes de solicitar ajuda, quando realmente precisam dela. Por orgulho, com medo da rejeição, por acharem que o seu problema já não tem solução... Solicitar ajuda é já uma forma de enveredar pelo caminho da solução.

Sem comentários: