segunda-feira, 10 de março de 2008

ARQUEOLOGIA DOS SENTIMENTOS

".... «arqueologia» porque os sentimentos sempre existiram, fazendo parte dos alicerces da escola, do seu subsolo, «dos baixos da escola». (Santos Guerra)
Na escola aprende-se história, geografia, matemática, línguas, desenho, ginástica... Mas o que é que se aprende no âmbito da afectividade? (Filliozat)

Isto a propósito do livro Arqueologia dos Sentimentos, de Miguel Santos Guerra, que a determinada altura do seu livro nos fala da necessidade de uma "gramática emocional", na qual existem verbos que levamos imenso tempo a aprender e a conjugar, e que passo a citar:

DAR: há pessoas incapazes de dar. Por pensarem que nada têm de bom para oferecer, por pensarem que poderão ser rejeitados, por terem passado por más experiências, por considerarem perigoso.

RECEBER: há pessoas que não são capazes de receber o afecto dos outros. Por considerarem isso perigoso. Pensam que não são merecedoras desse afecto e, por isso, rejeitam-no.

PEDIR: há pessoas que têm medo de pedir por pensarem que ficam reféns dos outros; muitos têm medo de ver os seus pedidos rejeitados.

REJEITAR: há pessoas incapazes de rejeitar um pedido dos outros. Por medo de os magoar, de os defraudar, de perder o seu afecto. Se disserem não, pensam que nunca mais poderão pedir nada a ninguém.

Sem comentários: