sábado, 26 de abril de 2008

PRIMEIRO QUE TUDO SOMOS PESSOAS! (II)


"... um ombro

para quem quer ser ouvido;

um lenço

para quando aparecem umas lágrimas

com que ninguém contava;

e uma esferográfica a mais

para "quem se esqueceu"


Puxei para "poste" um pedaço do comentário que a Carmo Cruz deixou um andar mais abaixo. Obrigado pela partilha. Aqui fica:


Pois é, nós somos, antes de mais, pessoas. Também eu já fiz pecados desses de que depois me procurei penitenciar. Mas os jovens são muito sensíveis, de facto, e todo o cuidado é pouco. Lembro-me de um Aluno que um dia me fez desesperar e a quem, puxei uma orelha, "logo que te estás a portar como uma criança". A forma como ele sentiu o puxão de orelhas e as palavras que lhe dissera, contou-me ele no fim da aula, tinham-no magoado profundamente. Reconheceu que tinha estado a incomodar, a perturbar, mas disse-me: "Sabe, Professora, por que é que eu sou assim? Porque os meus pais estão sempre a puxar-me as orelhas e a chamar-me criança. Porque agora tenho um irmão com um ano e eles esquecem-se de que tenho 15".


Pois é, um Professor precisa de ter sempre três coisas disponíveis: um ombro, para quem quer ser ouvido; um lenço, para quando aparecem umas lágrimas com que ninguém contava; e uma esferográfica a mais para "quem se esqueceu". Sempre me dei bem por ir sempre equipada para estas eventualidades.

4 comentários:

JMA disse...

Três ferramentas essenciais. E para quem pense que é 'conversa de treta', sempre se pode lembrar o que a investigação vai provando: a variável mais importante na predição do sucesso escolar é a relação pedagógica.

Fernando Vasconcelos disse...

Sem dúvida, concordo a 100%. Aliás só é "conversa da treta" para quem acha que existem soluções de pacotilha à venda em supermercados ... é muito mais fácil vender que a solução é fácil e passa por eliminar [inserir aqui um qualquer ódio de estimação] do que realmente procurar melhorar passo a passo, etapa a etapa.

Anónimo disse...

ó mô care tenhe cagradecer mas cagagora tô com munta preça co mô genre cunvidou pa ir á praia da conselassão e o tempe tá de vrão e vô aporveitar. apois agente cunversa. um abrace munte amigue ca logue ô tenhe mais tempe

Storinha disse...

1 esferográfica a mais?!?...Quantas a mais já eu tenho de ter... Agora tenho dois que querem fazer o teste sempre com uam esferográfica que lhes emprestei uma vez porque, dizem eles, lhes dá sorte! :))
Tenho que pensar fazer o euromilhões com elas...
Em resposta à pergunta que deixaste no ar mo meu cantinho... em relação às mulheres das duas, uma; ou ainda não foram descobertos os defeitos...ou são tantos que um só blog não chegaria. Por isso e porque gostamos de ser originais e únicas, cada uma é diferente. Não há como catalogar...