Ontem, o dia foi fabuloso com a encenação do "Assalto ao Castelo". Os espaços completamente lotados para assistir a um momento que emocionou todos os presentes. Foi uma Viagem Medieval que nos levou ao reinado de D. Dinis, quando o rei entra em guerra com o seu filho – futuro D. Afonso IV –, na década de 20 do século XIV. O Castelo da Feira fica na mira do príncipe rebelde, que o toma. D. Dinis recupera-o, mas, no final, com a intervenção da rainha santa Isabel, faz as pazes com o filho a quem concede o Castelo feirense. Foi, pois, recriada uma época de guerra civil, mas também de paz e de conciliação. Um pequeno vídeo, já quase na parte final, aquando do incêndio do Castelo. Bem gostaríamos de ter feito uns vídeos mais deste evento mas fomos traídos pela bateria da máquina.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
NA ROTA DA HISTÓRIA
FEIRA MEDIEVAL
EM TERRAS DE SANTA MARIA
Fotos do Raul e João Martins
Como nos anos anteriores, não podíamos deixar de ir à Feira Medieval, aqui bem perto, no Concelho vizinho das Terras de Santa Maria. O meu aplauso por ver que a organização primou por melhorias interessantes: aumento da área da Feira (pelo menos fiquei com essa impressão); melhor organização dos espaços; melhores condições sanitárias (a "esterqueira", como vinha assinalado), ainda que desejássemos muito mais mas para tanta gente é impossível; mais e melhor oferta das "tabernas" para aconchegar o estômago dos visitantes; a "loja" medieval; mais parques de estacionamento; o arrelvamento da maioria dos espaços, evitando as poeiras que se levantam com o passar dos visitantes; o projecto "Criança Segura", com a colocação de uma pulseira que permite à criança, que eventualmente se perca, poder encontrar os familiares; os posteres informativos em todos os espectáculos conjunto de espectáculos diversificados para crianças e jovens, enfim, uma melhoria assinalável, ecologicamente falando e, por isso, o meu aplauso.
Um conjunto de fotografias da Feira Medieval e do "Assalto ao Castelo" (aparecem na parte final e vale a pena ver) da "Foto-Polo" a ver aqui.
Da "Foto-Polo", um excelente vídeo da chegada dos Templários:
E ficamos à espera, dos meus autores, da publicação do Assalto ao Castelo".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Estas recriações das feiras medievais são interessantíssimas e eu já estive envolvida numa, por dentro aquando da maluqueira de trabalho que foi a recriação duma aqui no burgo. Foi de malucos, mas ficou-nos a todos - professores, funcionários, alunos - na memória.
Excelentes recordações que me despoletou o teu post, Raul.
Thanks
Tal como a Anabela, eu também já estive envolvida na preparação de uma feira medieval, aquando do meu estágio algures nos anos oitenta, à volta da sé do Porto.
Foi de loucos! Ninguém imagina a trabalheira que dá, quer a nivel da pesquisa histórica, quer ao nivel da preparação, ao pormenor, de tudo e de todos.
Por isso, é de louvar todas estas iniciativas que nos enriquecem, sobretudo os mais pequenos que podem «vivenciar» épocas passadas.
Raul,as fotos estão muito boas e os teus filhotes estavam com ar de quem se divertiu...
Continuação de boas férias.
Raul, do que eu gostei foi de ficar a conhecer a Emy, ao menos por fotografia. Lá a encontrei com a Pipoca e o João. Quero dizer-te que tenho estado na aldeia, vou amanhã, Domingo, para o Porto, e reabrirei o blogue na segunda feira, se DEus quiser. Tenho ainda o prazer de comunicar que já tenho cópia do filme. Um beijo amigo para a minha Família Feliz. Avó Pirueta
Fico feliz por voltar a vê-la por aqui, Carmo. Já vi que visitou o cantinho do Padre Mário. Boa viagem de regresso ao Porto. Nós é que estamos quase de partida. A partir de terça-feira vamos uma semanita para fora.
.
Carpe diem!
Enviar um comentário