quinta-feira, 7 de agosto de 2008

NA ROTA DA HISTÓRIA

FEIRA MEDIEVAL
EM TERRAS DE SANTA MARIA



















Fotos do Raul e João Martins


Como nos anos anteriores, não podíamos deixar de ir à Feira Medieval, aqui bem perto, no Concelho vizinho das Terras de Santa Maria. O meu aplauso por ver que a organização primou por melhorias interessantes: aumento da área da Feira (pelo menos fiquei com essa impressão); melhor organização dos espaços; melhores condições sanitárias (a "esterqueira", como vinha assinalado), ainda que desejássemos muito mais mas para tanta gente é impossível; mais e melhor oferta das "tabernas" para aconchegar o estômago dos visitantes; a "loja" medieval; mais parques de estacionamento; o arrelvamento da maioria dos espaços, evitando as poeiras que se levantam com o passar dos visitantes; o projecto "Criança Segura", com a colocação de uma pulseira que permite à criança, que eventualmente se perca, poder encontrar os familiares; os posteres informativos em todos os espectáculos conjunto de espectáculos diversificados para crianças e jovens, enfim, uma melhoria assinalável, ecologicamente falando e, por isso, o meu aplauso.

Ontem, o dia foi fabuloso com a encenação do "Assalto ao Castelo". Os espaços completamente lotados para assistir a um momento que emocionou todos os presentes. Foi uma Viagem Medieval que nos levou ao reinado de D. Dinis, quando o rei entra em guerra com o seu filho – futuro D. Afonso IV –, na década de 20 do século XIV. O Castelo da Feira fica na mira do príncipe rebelde, que o toma. D. Dinis recupera-o, mas, no final, com a intervenção da rainha santa Isabel, faz as pazes com o filho a quem concede o Castelo feirense. Foi, pois, recriada uma época de guerra civil, mas também de paz e de conciliação. Um pequeno vídeo, já quase na parte final, aquando do incêndio do Castelo. Bem gostaríamos de ter feito uns vídeos mais deste evento mas fomos traídos pela bateria da máquina.



Um conjunto de fotografias da Feira Medieval e do "Assalto ao Castelo" (aparecem na parte final e vale a pena ver) da "Foto-Polo" a ver aqui.

Da "Foto-Polo", um excelente vídeo da chegada dos Templários:

E ficamos à espera, dos meus autores, da publicação do Assalto ao Castelo".

4 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Estas recriações das feiras medievais são interessantíssimas e eu já estive envolvida numa, por dentro aquando da maluqueira de trabalho que foi a recriação duma aqui no burgo. Foi de malucos, mas ficou-nos a todos - professores, funcionários, alunos - na memória.
Excelentes recordações que me despoletou o teu post, Raul.
Thanks

Anónimo disse...

Tal como a Anabela, eu também já estive envolvida na preparação de uma feira medieval, aquando do meu estágio algures nos anos oitenta, à volta da sé do Porto.

Foi de loucos! Ninguém imagina a trabalheira que dá, quer a nivel da pesquisa histórica, quer ao nivel da preparação, ao pormenor, de tudo e de todos.

Por isso, é de louvar todas estas iniciativas que nos enriquecem, sobretudo os mais pequenos que podem «vivenciar» épocas passadas.

Raul,as fotos estão muito boas e os teus filhotes estavam com ar de quem se divertiu...

Continuação de boas férias.

Avó Pirueta disse...

Raul, do que eu gostei foi de ficar a conhecer a Emy, ao menos por fotografia. Lá a encontrei com a Pipoca e o João. Quero dizer-te que tenho estado na aldeia, vou amanhã, Domingo, para o Porto, e reabrirei o blogue na segunda feira, se DEus quiser. Tenho ainda o prazer de comunicar que já tenho cópia do filme. Um beijo amigo para a minha Família Feliz. Avó Pirueta

Raul Martins disse...

Fico feliz por voltar a vê-la por aqui, Carmo. Já vi que visitou o cantinho do Padre Mário. Boa viagem de regresso ao Porto. Nós é que estamos quase de partida. A partir de terça-feira vamos uma semanita para fora.
.
Carpe diem!