domingo, 20 de julho de 2008

PORQUE HOJE É DOMINGO...

COM MAHATMA GANDHI.



"Não tenho nada de novo a ensinar ao mundo.
A verdade e a não violência
são tão antigas como as colinas."

"Sempre foi um mistério para mim como os homens se podem sentir engrandecidos com a humilhação dos seus semelhantes."

"Estou empenhado para ver Deus através do serviço à humanidade, pois sei que Deus não está em cima nem em baixo mas em cada um de nós."

"Se um homem chega ao coração da sua própria religião, ele chega também ao coração das demais."

"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importa seguirmos diferentes caminhos, desde que alcancemos a mesma meta?"

"É melhor deixar que as nossas vidas, mais do que as nossas palavras, falem por nós. Deus não carregou a cruz só há 1.900 anos; ainda hoje ele a carrega, morre e ressuscita dia a pós dia. Seria um consolo fútil para o mundo se ele tivesse de depender de um Deus histórico que morreu há dois mil anos. Não pregue, então, o Deus da história, mas mostra como ele vive, hoje, através de você."

"Não acredito nas pessoas que falam com outras sobre a sua fé, especialmente com o objectivo de convertê-las. A fé não admite conversas. Ela precisa ser vivida e então se propaga a si mesma."
Mahatma Gandhi
in SOMOS TODOS IRMÃOS
reflexões autobiográficas
Editora Paulus

7 comentários:

Fátima André disse...

Grande Lição de Vida!
Aspiro a seguir estes ensinamentos. Nobres ideais de santidade... mas sinto-me ainda tão longe... mas com uma vontade enorme de continuar a caminhar e a erguer-me em cada queda.
Obrigada Raul por esta lufada de esperança e por este maná.
Um óptimo domingo.

Fernando Vasconcelos disse...

Nem mais Raul, nem mais. A não violência é efectivamente a resposta. Não é fácil especialmente num Mundo que quer as coisas tão depressa, sempre mais depressa. Gandhi provou que é possível a verdadeira revolução sem recurso à violência. Infelizmente poucos se aperceberam do significado profundo disso. Em grande parte, desculpa agora um pouco de teoria da conspiração, porque interessa pouco aos poderosos.

Anónimo disse...

consensus omnium
um abrace munte amigue dagente

Avó Pirueta disse...

Raul, ao ler este poste não pude deixar de recordar uma bela entrevista que li hoje no Magazine do Jornal de Notícias, feita a um teólogo representante do hinduismo em Portugal. Se tiveres oportunidade não deixes de ler. Fiquei muito sensibilizada. Para a minha Família Feliz, um abraço apertado.
E Gandhi é um dos meus heróis míticos.
Fernando Vasconcelos, ando com saudades de si. Tenho de o visitar... Avó Pirueta

Raul Martins disse...

Bem precisados estamos de uma lufada de esperança, é verdade Fátima. Pena é que não aprendamos com esta gente de elvada estatura humana e religiosa.
.
É a verdade fernando, isto não interessa aos políticos. Olha o Obama, por quem até uma certa simpatia, já anda a fazer campanha política no exterior e lá ele a dizer que saiem do Iraque e vão reforçar o contigente no Afeganistão porque aí se combate melhor a Alkaeda. Não há pachorra.
.
Cumpadre Besberto, a minha Émy agradece a sua simpatia de a referir no seu blogue. Ela vai passar por lá. Um grande abraço.
.
Carmo, obrigado pela indicação. Fui ler a entrevista. Muito do que aqui lemos com Gandhi vem lá reflectido (mas tu não acreditas em coincidências, não é?). Realço o interesse que o teólogo demonstra pelo diálogo inter-religioso e nisso há muito que aprender com eles. Não imaginava que a Imagem de Fátima estivesse tão difundida entre els.
.
Carped iem tribal para todos!

Anónimo disse...

porque hoje é domingo temos de ir á missinha....

renard disse...

Olá Raul!

Um dos meus pensadores preferidos... Um HUMANO a ser tido em conta sempre e digno de ser seguido se se tiver coragem para isso. Infelizmente, não tenho. Nunca seria capaz de renunciar a algumas coisas materiais que utilizo diariamente. No entanto, no meu âmago acredito em tudo que este homem disse e tudo o que pôs em prática na sua vida. Um profeta de bondade que perdeu a vida por isso mesmo.

Um imenso beijo tribal Raul :)