quarta-feira, 21 de maio de 2008

NOTA BREVE!

Professor Joaquim Azevedo em entrevista ao EDUCARE

"As famílias são os ninhos onde se desenvolve a educação, os pais são e serão sempre os primeiros e principais educadores. A escola coopera com os pais e não o contrário, se falamos da educação global da pessoa humana. A escola só ganha em envolver os pais, em termos de cooperação educativa, e os pais só ganham em acompanhar em casa (e na escola, uma vez ou outra) a educação escolar dos filhos. Os pais não devem ser chamados a invadir as escolas para cooperarem na educação escolar dos filhos, podem e devem fazê-lo sobretudo em casa, acompanhando com a maior atenção e dedicação os esforços escolares dos filhos."

Toda a entrevista aqui.

4 comentários:

Paulo Lopes disse...

Conheço o dia-a-dia deste argumento visto pelo ângulo do professor(a) já que tenho duas em casa. Como encarregado de educação suporto o mesmo ponto de vista, desta vez do ângulo que não gostaria de considerar oposto.
Um voto a favor.

Raul Martins disse...

Agradeço a sua visita Paulo Lopes. Aproveito para lhe dar os parabéns pelo seu blogue que de quando em vez visito, assim como o da anamar, pela excelente qualidade da poesia, música e claro está, da fotografia.

CCz disse...

Caro Raul,
.
Encontro-me num momento de desânimo face ao ensino que é ministrado à minha filha que anda no 8ºano.
.
São umas atrás das outras...
.
* É a professora de Moral que os põe a ver filmes para passar o tempo;
* è a professora de Formação Cívica que aproveita as aulas para dar a disciplina de Francês (já que está atrasada no programa) - mas então para que é que existe a disciplina de Formação Cívica?
* É o professor de Tecnológicas que sabe menos de computadores que a maioria dos alunos...
.
Para quem como eu dá uma importância tremenda à Escola... é desesperante.

Raul Martins disse...

Caro Carlos, infelizmente, infelizmente. E logo exemplos na minha área!
A nossa voluntária angolana também tocou na ferida:
http://avopirueta.blogspot.com/2008/05/algumas-histrias-reais.html

e hoje (ontem) com colegas de mestrado falamos sobre este seu desabafo e outros exemplos foram trazidos das várias escolas onde andamos. Infelizmente nem tudo vai bem...
E quem dera que todos os pais estivessem atentos ao andamento escolar dos filhos.