sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DA ESCOLA E DOS SEUS TESOUROS!

Mais uma vez vou na onda do JMA e partilho connvosco comentário que lhe deixei por causa de mais um belíssimo texto de Santos Guerra, " O Tesouro de Penabranca", que ele colocou no seu/nosso "Terrear". Aqui fica:


Como aquela história Bíblica

do vendedor de pérolas

que vende tudo

porque acredita que descobriu a mais preciosa de todas elas.


E com isto uns belíssimos parágrafos do Alquimista de Paulo Coelho:

"Andaram em silêncio mais dois dias.
(…)
- Porque temos de escutar o nosso coração? – Perguntou o rapaz quando acamparam naquele dia.
- Porque, onde ele estiver, é onde estará o teu tesouro.
- O meu coração está agitado – disse o rapaz.
(…)
«Mesmo que eu reclame um pouco – dizia o seu coração – é porque sou um coração de homem, e os corações dos homens são assim. Têm medo de realizar os maiores sonhos, porque acham que não merecem alcançá-los, ou não poder consegui-los…»
(…)
«Cada momento de busca é um momento de encontro», disse o rapaz ao seu coração. «Enquanto procurei o meu tesouro, todos os dias foram luminosos, porque eu sabia que cada hora fazia parte do sonho de o encontrar. Enquanto procurei este meu tesouro, descobri no caminho coisas que jamais teria sonhado encontrar, se não tivesse tido a coragem de tentar coisas impossíveis aos pastores.»
(…)
Disse que todo o homem feliz era um homem que trazia Deus dentro de si. E que a felicidade podia ser encontrada num simples grão de areia do deserto, como o Alquimista tinha dito. Porque um grão de areia é um momento da Criação, e o Universo demorou milhares de milhões de anos para criá-lo.
«Cada homem na face da Terra tem um tesouro que está esperando por ele». Disse o seu coração. «Nós, os corações, costumamos falar pouco destes tesouros, porque os homens já não querem mais encontrá-los. Só falamos dele às crianças. Depois deixamos que a vida encaminhe cada um em direcção ao seu destino. Mas, infelizmente, poucos seguem o caminho que lhes está traçado, e que é o caminho da Lenda Pessoal e da felicidade».
(…)
«Então nós, os corações, vamos falando cada vez mais baixo, mas não nos calamos nunca».
(…)
O rapaz lembrou-se de um velho provérbio da sua terra. Dizia que a hora mais escura é a que vem precisamente antes do sol nascer."



In, O Alquimista (pp. 190-195), Pergaminho, 1998



Que saibamos escutar o Coração da Escola, para que ela encontre o “caminho da Lenda Pessoal e da felicidade.” Cada Escola tem o seu projecto-lenda-caminho-tesouro-grão.de.areia-sonho e temos que tentar coisas impossíveis com os alunos. E os professores, no momento em que estamos, “não nos calamos nunca” mas no que é essencial: Escutar o coração da escola; o coração da sala de aula; o coração do recreio. É lá que fazemos falta. A hora não é fácil, sem dúvida, mas “a hora mais escura é a que vem precisamente antes do sol nascer.”

1 comentário:

Em@ disse...

Raul:
Escutar o coração é imprescindível. O nosso, o dos outros, o das coisas animadas ou inanimadas.Se pararmos para escutar, podemos fazer muita coisa diferente e melhor.Eu pelo menos acredito nisso.

Quanto ao Paulo Coelho, lamento, mas não gosto. Já li alguns livros dele, formei uma opinião, mas isso é conversa para outra ocasião.

Carpe diem
Namaste
e
beijinhos