segunda-feira, 8 de setembro de 2008

NOVO ANO!

Começa um novo ano...
por Conceição Coelho


As tão esperadas férias grandes chegaram ao fim...« tão depressa! » lamentam-se uns, « já! » exclamam, incrédulos, outros, « uff!, já não era sem tempo!!! » suspiram de alívio os discentes mais estudiosos, para quem a escola é um espaço aprazível, onde o aprender e desenvolver capacidades são motivação, mais do que suficiente, para acordar sorrindo a cada novo dia que começa.

Centenas de alunos cumpriram com a escolaridade obrigatória e subiram mais um degrau da longa escadaria que os levará ao tão desejado curso superior, ou não...sim porque, na verdade, nem todos têm de ser doutores ( onde é que já ouvi isto?! ), mas o que é certo é que todos gostaríamos de ver os nossos filhos acenando com um « canudo » que, certamente, também nos iria resolver alguns recalcamentos e/ou concretizar sonhos que, em tempos que já lá vão, também foram os nossos...

Chegados ao décimo ano, os alunos deparam-se com uma realidade diferente: novos professores, disciplinas mais específicas, salas equipadas com materiais adequados aos conteúdos a leccionar, colegas que partilham dos mesmos interesses na escola e...fora dela.

Há mais tempo livre, saídas à tarde e à noite, as discotecas, as festas, os bares, as caipirinhas, namorados(as)...e muitos outros vocábulos e/ou expressões passam a fazer parte do vocabulário diário dos alunos, que estão na idade de despertar e descobrir os prazeres da noite que se instala, confortavelmente, na vida dos nossos jovens ávidos de viver, de se divertirem, de ´não perderem nada, de experimentarem tudo........porque « o mundo lhes foge » e,`muitas vezes, o estudo também!

...e o mal maior é que a grande parte dos nossos filhos, jovens alunos encantados, nem se dá conta disso!!!

Quando « acordam » para a realidade, estão a acabar o secundário, tendo-se esquecido-se de lutar por notas melhores, que lhes teriam permitido obter as médias necessárias à Universidade desejada.

Caros jovens alunos,

Na vida, há tempo para tudo: passear, ler, dormir, ajudar em casa, sair com os amigos ( é muito importante termos amigos ) para se divertirem, mas também deve haver tempo para estudar, pesquisar, trabalhar..., não defraudando as expectativas que cada um estabelece para si e para o seu futuro como adulto, participante activo na vida do nosso lindo país «à beira mar plantado».

Caros pais,

Cumpre-nos acompanhar, de forma indelével, mas presente e constante, os nossos filhos. Exige tempo, às vezes esforço, outras vezes abnegação, sempre com muito amor e muita dedicação, mas compensa :) :) :)

Bom ano e bom trabalho para todos.

3 comentários:

Avó Pirueta disse...

Conceilão, linda por dentro e por fora. Subscrevo tudo! Bom novo ano escolar para todos! Beijos da Avó Pirueta

Avó Pirueta disse...

Conceição, claro! Desculpa. Avó

Anónimo disse...

Querida avó pirueta,

Os seus comentários são sempre muito cuidados e denotam uma grande profundidade de pensamento e de sentimentos.
Usa sempre as palavras certas no momento certo.

Sei que nos vamos conhecer em breve.
Até lá, um grande abraço e obrigada pelas palavras que dedica às minhas pasticipações neste blog do nosso querido Raul.