Começa um novo ano...
por Conceição Coelho
As tão esperadas férias grandes chegaram ao fim...« tão depressa! » lamentam-se uns, « já! » exclamam, incrédulos, outros, « uff!, já não era sem tempo!!! » suspiram de alívio os discentes mais estudiosos, para quem a escola é um espaço aprazível, onde o aprender e desenvolver capacidades são motivação, mais do que suficiente, para acordar sorrindo a cada novo dia que começa.
Centenas de alunos cumpriram com a escolaridade obrigatória e subiram mais um degrau da longa escadaria que os levará ao tão desejado curso superior, ou não...sim porque, na verdade, nem todos têm de ser doutores ( onde é que já ouvi isto?! ), mas o que é certo é que todos gostaríamos de ver os nossos filhos acenando com um « canudo » que, certamente, também nos iria resolver alguns recalcamentos e/ou concretizar sonhos que, em tempos que já lá vão, também foram os nossos...
Chegados ao décimo ano, os alunos deparam-se com uma realidade diferente: novos professores, disciplinas mais específicas, salas equipadas com materiais adequados aos conteúdos a leccionar, colegas que partilham dos mesmos interesses na escola e...fora dela.
Há mais tempo livre, saídas à tarde e à noite, as discotecas, as festas, os bares, as caipirinhas, namorados(as)...e muitos outros vocábulos e/ou expressões passam a fazer parte do vocabulário diário dos alunos, que estão na idade de despertar e descobrir os prazeres da noite que se instala, confortavelmente, na vida dos nossos jovens ávidos de viver, de se divertirem, de ´não perderem nada, de experimentarem tudo........porque « o mundo lhes foge » e,`muitas vezes, o estudo também!
...e o mal maior é que a grande parte dos nossos filhos, jovens alunos encantados, nem se dá conta disso!!!
Quando « acordam » para a realidade, estão a acabar o secundário, tendo-se esquecido-se de lutar por notas melhores, que lhes teriam permitido obter as médias necessárias à Universidade desejada.
Caros jovens alunos,
Na vida, há tempo para tudo: passear, ler, dormir, ajudar em casa, sair com os amigos ( é muito importante termos amigos ) para se divertirem, mas também deve haver tempo para estudar, pesquisar, trabalhar..., não defraudando as expectativas que cada um estabelece para si e para o seu futuro como adulto, participante activo na vida do nosso lindo país «à beira mar plantado».
Caros pais,
Cumpre-nos acompanhar, de forma indelével, mas presente e constante, os nossos filhos. Exige tempo, às vezes esforço, outras vezes abnegação, sempre com muito amor e muita dedicação, mas compensa :) :) :)
Bom ano e bom trabalho para todos.
3 comentários:
Conceilão, linda por dentro e por fora. Subscrevo tudo! Bom novo ano escolar para todos! Beijos da Avó Pirueta
Conceição, claro! Desculpa. Avó
Querida avó pirueta,
Os seus comentários são sempre muito cuidados e denotam uma grande profundidade de pensamento e de sentimentos.
Usa sempre as palavras certas no momento certo.
Sei que nos vamos conhecer em breve.
Até lá, um grande abraço e obrigada pelas palavras que dedica às minhas pasticipações neste blog do nosso querido Raul.
Enviar um comentário