terça-feira, 1 de julho de 2008

PRECIOSIDADE!

Hoje dei comigo a ler as Conclusões de um workshop realizado em Braga, em 2006, sobre a Criança Institucionalizada, quando encontrei esta preciosidade na pena da Alves Pinto (Ex-director Regional do Norte do IRS) que aqui vos deixo:


“As crianças merecem tudo. Porque merecem tudo, curiosamente, não lhes podemos dar tudo. É que as manhãs repetem-se e nunca são iguais. Temos que guardar um resto de tudo, para darmos às crianças quando elas necessitem. Amanhã, depois de amanhã, nas manhãs que se sucedem e que nunca são iguais.


O mesmo acontece com os jovens. Eles merecem tudo. E porque merecem tudo, cumpre-nos dar-lhes um bocadinho menos do que tudo.


Os direitos da criança, os deveres dos adultos, não se esgotam num dia.
Tudo se quer no seu lugar: com conta, peso e medida. Cuidados em excesso, podem infantilizar; cuidados por defeito, podem provocar rupturas e desvios comportamentais.
Relação de amor. Ordem. Responsabilidade. Família. Estudo. Trabalho. Respeito. Verdade. Participação. Disciplina. Tolerância. Fraternidade. Honestidade. Temos que ir por aqui. É este o caminho. Cumpramos, meus amigos. Naturalmente. Sem constrangimentos. As crianças e os jovens tomarão o nosso exemplo. Também eles verão que é o trilho certo. Descobri-lo-ão por si. Cumprirão o desígnio e o desafio da descoberta."

4 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Subscrevo inteiramente. E relaciona-se com o que eu disse hoje no meu blogue.
Estamos em sintonia, Raul.
Fica bem

Avó Pirueta disse...

Estamos todos, meus Queridos. Esta é uma receita de q.b.'s muito bem demonstrada. Assim agíssemos todos. Abraço, Avó Pirueta

BC disse...

As crianças merecem tudo.
"As crianças são o melhor do mundo"
As crianças são o futuro.
Temos que mimar as nossas crianças, muitas vezes o que lhes falta é mesmo esse amor, esse bocadinho de atenção, esse sorriso.
Quem tem coragem de não amar uma criança?
AB.

Anónimo disse...

GOSTEI! Para não ser repetitiva, subscrevo os comentários anteriores ao meu.Fiquem bem!