segunda-feira, 30 de junho de 2008

DO ELOGIO DO PROFESSOR!

HOJE O ELOGIO VAI PARA A PROFESSORA

CONCEIÇÃO COELHO

Hoje este espaço vai inteirinho para a Conceição Coelho. O nosso Colégio está a celebrar os seus primeiros cem anos nos quais estão os vinte e cinco da Conceição, cheios de dedicação, amor, esforço, carinho, querer e mil e uma coisas que possamos escrever. Por isso o meu poste de hoje vai para ela. Bolas, são 25 anos, não é? Eu sei que cá no Colégio já outros passaram por esta fasquia e houve até quem chegasse à bonita marca dos quarenta anos. Sim, quarenta! Como o professor Abel Saraiva. E o Padre Freitas, já me esquecia, que dedicou cinquenta anos da sua vida ao nosso Colégio. Pronto, hoje é para a Conceição mas fica prometido, também, um tempo dedicado, oportunamente, aos que aqui mencionei e a outros professores. Espero colaboração. É tempo de elogiar o “professor” que todos nós somos e tempo de elogiar os professores que passaram pela nossa vida e em nós deixaram marcas.

E para a Conceição fica aqui um “mimo” que “roubei” a algumas das suas alunas:


“ A Língua Portuguesa é uma disciplina fantástica, pelo menos eu gosto! E por falar desta disciplina não posso deixar de falar da minha professora de Língua Portuguesa: Ela é simpática, amorosa, inteligente e sobretudo brincalhona. Gosto muito da minha professora de Português e da sua maneira de ser”


Ana Arminda – 5º A

“...usa normalmente umas sapatilhas. Anda com uma pequena mochila... Ela é muito trabalhadora, persistente, habilidosa e dinâmica. Luta pelo que quer e não desiste até o ter. Gosta da sua profissão e sabe lidar bem com as crianças.”

Inês – 5º A

“... ensinar
o alfabeto ansioso
a colocar as suas letras malandras
nos seus respectivos lugares.
Numa escolinha extrovertida,
flutuavam linhas coloridas
com os seus alunos aos pulos
e saltinhos.
Chegou um dia em que sentiram um calor que acompanhava o ritmo do vento até que surgiu ao pensamento uma palavra para alegrarem a sua adorada professora de Português.
De imediato, pousaram as suas mãos pequenitas sobre o caderno sorridente e abriram-no à sorte.
- A Consoante é primeiro! – gritaram as vogais – e a seguir uma de nós!
- Mais duas consoantes – ordenaram elas.
-Depois duas vogais! – acrescentaram.
- Onde é que está a “ção”? – perguntaram todas, em pulgas de chegarem ao fim.
- Aqui estou eu! – respondeu a “ção”.
Mas que bela palavra: CON-CEI-CÃO!"

Vanina – 5º A

“Conceição Coelho
Coelho pequenino
Pequenino e fofinho.
E fofinho o livro
Livro de história
História e Geografia
Geografia de Portugal
Portugal com uma rainha
Rainha Conceição.”

Rita e Sofia – 5º C


Para nós a palavra Conceição significa


Carinhosa

Orgulhosa
Natural
Calma
Energética
Inteligente
Corajosa
Amorosa
Objectiva


Uma rosa que predomina no nosso coração;
Um pouco de açúcar nas nossas vidas;
Uma estrela que brilha nos nossos olhares;
Um peão que gira no nosso mundo;
Uma criança que brinca no meio de nós;
Um sol que sorri para nós;
Para nós, esta palavra é algo especial,
Algo com que nos rimos num olhar,
Algo que é a nossa professora a ensinar com a vontade de aprender!”


Vanina e Inês – 5º A

11 comentários:

Avó Pirueta disse...

Conceição, a gente lê, é só uma pagininha, e vemos toda uma vida, descobrimos uma Filosofia,sentimos uma Presença e damos por nós com os olhos húmidos e uma certa "inveja santa..." Que Deus a abençoe. E, Senhor, não é que eu queira ensinar-Te seja o que for, mas podia abençoar a Conceição inspirando milhares de outras "Conceições".
Um beijo especial para a São Coelho e mais anos de trabalho feliz, são os votos da Avó Pirueta

Anónimo disse...

prof. Raul gosto muito da prof. Conceição e espero que ela fasa mais 25 anos no colégio e todos os meus prof.(s)e que a minha prof. de matemática (Daniela Azevedo) tem de continuar no 5ºA (a minha turma)a tem de continuar até eu estar no 9ºA ok????

Anónimo disse...

prof. Raul tenho uma duvida quando é que as minhas notas estão disponiveis na net???

Anabela Magalhães disse...

Mas que lindo post, Raul. Gostei da partilha e aqui deixo os meus parabéns à feliz contemplada das bodas de prata. E felicidades para o futuro para vocês todos aí do Colégio.

Raul Martins disse...

Olá Jeny, As notas já estão disponíveis na net. E parabéns pelas tuas notas. Assim como da tua turma toda que se portou muito bem.
Boas férias. Bjs.

Anónimo disse...

Professora Conceição, admiro muito o seu trabalho nas aulas, pois játem muitos e muitos anos de experiência.
É uma professora empenhada naquilo que faz.
Linda por dentro e por fora, gosta muito dos seus alunos.
Parabéns pelo seu trabalho.
beijinhos
Gabi 5A.

Anónimo disse...

Os professores são muito importantes e é bom reconhecer as muitas qualidades de quase todos..., mas julgo que, no Colégio, também temos muitos alunos prometedores que teremos de cuidar cada ano melhor, com a esperança de lhes deixar um mundo melhor do que o encontramos.
Parabéns professora Conceição, muitos anos de vida e dedicação ao serviço mais nobre que há, que é a arte de ensinar e educar.

Ps: Gostei muito de ler os elogios carinhosos dos alunos.

Filipe Camarinha disse...

Parabéns Conceição,

deixo aqui um beijo com muita amizade.

Anónimo disse...

«Para que percorres inutilmente o céu inteiro à procura da tua estrela? Põe-na lá»
Virgílio Ferreira

É mesmo isto que tenho procurado fazer ao longo destes 25 anos no CIC!
Ajudar a colocar estrelas no céu!
Umas mais cintilantes que outras, mas todas estrelas!
São os meus alunos que estão de parabéns.
Sem eles eu não seria professora.

Obrigada a todos e BOAS FÉRIAS!

Anónimo disse...

Fico feliz por ver esta "tribo" de professores que em silêncio tenho escutado e lido neste espaço. Parabéns Conceição, parabéns Carmo, Raul Martins...
Um abraço de admiração para todos vós.

Anónimo disse...

tenho muitas saudades da professora Conceição e de todos os meus amiguinhos do CIC.
Muitos beijinhos e abraços da inesocas!!!