quinta-feira, 10 de julho de 2008

EDUCAÇÃO ESPECIAL

VIA CONFAP
Encontro Internacional
sobre Educação Especial


Perguntas e respostas

já estão disponíveis

A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular já disponibilizou um conjunto de perguntas apresentadas no Encontro Internacional sobre Educação Especial, realizado em Lisboa no passado dia 07 de Junho, e respectivas respostas, ver aqui (clicar).

Os participantes reflectiram em particular sobre o contributo da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – Crianças e Jovens (CIF-CJ) na organização de serviços para crianças e jovens e perspectivaram a CIF-CJ como referencial no planeamento e na articulação entre serviços da educação, saúde, segurança social e formação profissional.

Informações complementares/relevantes:

1 – Dossiers sobre educação especial aqui e aqui. Entre o muito material disponibilizado por este último estão várias descrições de boas práticas, cada uma motivando uma publicação, relativas a: inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo na escola do 1.º ciclo do ensino básico; transição da escola para a vida adulta; unidade de apoio à educação de crianças e jovens surdos de Évora; intervenção precoce na infância; e unidade de apoio a alunos com multideficiência.

2 – Inspecção-Geral de Educação recomendou o reforço da distinção entre as medidas de educação especial destinadas aos alunos com necessidades educativas especiais e as medidas de apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem, ver aqui.

3 – O Ministério da Educação definiu os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário visando a criação de condições que permitam dar respostas adequadas aos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, aqui. (inclui Decreto-Lei 3/2008 e informação estatística).

3 comentários:

ematejoca disse...

ola stor raul!
o stor vai de ferias?se sim para onde vai?
eu aqui estou na Alemanha e amanha vou para Sylt uma ilha ca no norte!

luis

Raul Martins disse...

Olá Luís, vejo que estás com a tua avó Teresa. Aproveita bem. Vais até Sylt? O Diogo também anda por aí contigo, ou ainda não?
.
Eu só estou de férias em Agosto. Vamos fazer praia por Espinho e depois de 12 a 18 de Agosto vamos até Palma de Maiorca. Água mais morninha.
.
Bem Gui, um abraço para ti e não dês muito trabalho à tua Avó.

ematejoca disse...

O Gui nao está com a avó Tété, mas sim com a tia-avó Elsbeth.
Amanha vao todos para Sylt, mas sem a avó Tété. Ela prefere ficar em Düsseldorf e aproveitar tudo que a cultura neste momemto lhe oferece.
E quando regressar de Sylt,o Gui vai dar trabalho ao Opa.

Saudacoes do Gui,do Diogo e do casal Malheiro Dias.