quarta-feira, 2 de julho de 2008

DO ELOGIO DAS MAMÃS

A madrinha do meu filho mandou-me este texto que aqui vos deixo, para eu sorrir um bocadinho e roer-me de inveja. Mas ela sabe que nós ficamos é felizes por vermos as nossas mamãs na mó de cima e babadinhas pelos elogios que possam receber dos filhos. Como a mamã dos meus filhos que fica derretidinha quando eles lhe dão desses "mimos" que adoçam a vida. Vá lá mamãs, fiquem felizes por estarem num patamar acima de nós, papás, e continuem sempre a passar nos testes que a vida vai colocando. Aqui fica:





Caminhava com o meu filho de 3 anos , quando ele apanhou qualquer coisa do chão e ia pôr na boca.
Ralhei com ele e disse-lhe para nunca fazer isso.
-Mas porquê ? - perguntou ele.
Respondi que se estava no chão estava sujo e cheio de micróbios. Nesse momento, o meu filho olhou-me com admiração e perguntou :
- Mamã, como sabes tudo isso? És tão inteligente ...
Rapidamente reflecti, e respondi-lhe:
- Todas as mamãs sabem estas coisas. Quando alguém quer ser mamã , tem que fazer um teste e tem que saber todas estas coisas, se não não pode ser mamã .
Caminhámos em silêncio cerca de 2, 3 minutos. Vi que ele pensava ainda sobre o assunto, e de repente disse :
- Ah, já percebi. Se não passasses o teste, tu eras o papá .
Exactamente , respondi com um grande sorriso na boca .

9 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Linda história! De facto, mãe é mãe. É sempre pela mãe que chamam quando acordam de noite, quando se sentem em perigo. É uma coisa muito física. Afinal estiveram dentro de nós e nós todos dentro delas, não é assim?
Lindo, Raul.
Obrigada pela partilha.

Delfim Peixoto disse...

Curiosamente saboroso
Abraço

Anónimo disse...

Gostei muito deste texto!Na verdade, as mães resolvem todos os problemas, estão sempre presentes e com a resposta certa para tudo. Um voto de louvor a todas as MÃES! Parabéns ao meu querido colega Raul pela qualidade dos textos deste espaço. Beijinhos

Anónimo disse...

exactamente todas as mães sabem o que é bom para os filhos e protegem-os como uma leoa com os seus leosinhos!!!! Tal como a minha!!!

Elsa C. disse...

As crianças têm uma sabedoria e uma sensibilidade intrínseca. Pelo contrário, os adultos - pelo menos alguns adultos - parecem ter perdido a espontaneidade e a abertura para novas aprendizagens. Tal é a rigidez mental em que se enfeudam...

Émy disse...

Não há nada melhor do que o "sabor" de ser mãe... é um sabor tão doce vermos os nossos filhos crescerem sem nunca deixarem de olhar a mãe com aquele olhar tão doce, como que a dizer-nos baixinho: "mãe preciso de ti... preciso do teu carinho... dá-me a tua atenção e amor". Sempre a chamar pela mãe para tudo o que precisam.
Quando faço o "balanço" da minha vida, o que encontro de mais positivo e importante são os meus dois filhos muito amados! Uma parte de mim e do pai... um amor inexplicável e incondicional.

Anónimo disse...

Sou mãe e sinto um grande orgulho nisso. Sempre segui o que me manda o coração. No entanto, conheço mães brilhantes, mas PAIS FASCINANTES...conseguem " passar no teste com melhor " classificação ".

Raul Martins disse...

Sim, é verdade, caro "anónimo"... mas o importante é que Pais e Mães procurem dar, cada um ao seu jeito, o melhor que podem e sabem. O que dói, em dias dedicados aos pais ou às mães, é pensar nas imensas crianças que não têm o calor de um colo, a doçura de um beijo ou o aconchego de um lar.

Anónimo disse...

Subscrevo na íntegra o que disse e elogio a sua ternura, sensibilidade e carinho. Amigo, é mesmo isso: Pais e Mães, afinal Todos Nós, estarmos atentos e sermos solidários TODOS os DIAS com as crianças de todo o mundo ... e principalmente com aquelas que focou. Obrigado Senhor Raul