segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

SEMANA DA LEITURA

VIA CONFAP: O Plano Nacional de Leitura (PNL) promove a Semana de Leitura, de 3 a 7 de Março, com o objectivo de criar na escola um ambiente particularmente festivo à volta dos livros que reforce a adesão dos alunos e o desejo de ler mais.

As actividades poderão ser leituras de prosa ou poesia, dramatizações, concursos, jogos e outras actividades lúdicas, decoração da sala de aula e/ou de outros espaços da escola, etc.
Para valorizar o esforço de promoção da leitura aos olhos de crianças e adultos e para criar um elemento de agradável novidade na vida da escola, é oportuno convidar pais, familiares, ou personalidades de prestígio na comunidade, como por exemplo autarcas, artistas, empresários, jornalistas, autores, etc.Conforme a adesão e a disponibilidade dos professores e dos convidados, as escolas, incluindo as AP’s, podem participar na Semana da Leitura realizando:

• actividades nas salas de aulas (abrangendo todas ou só com algumas turmas e eventualmente convidados) e nos ATL’s;
• uma ou várias actividades colectivas (envolvendo várias turmas, professores, funcionários e convidados).

2 comentários:

Émy disse...

Se o objectivo é o de incentivar os nossos jovens a lerem mais, porque não deixam a escolha dos livros ao critério e interesse dos próprios alunos?
Digo isto porque o meu filho tem uma lista de livros que fazem parte do programa "ler +" que até a mim faria afastar-me dos livros!! Já viram a lista de livros aconselhados do 7ª ao 9º anos? Até um manual informático inclui!!!!Impressionante! Com tanta literatura jovem de aventuras interessantes nas estantes da livraria...termos de escolher um de entre aquela "assustadora" lista não é tarefa fácil... mesmo para quem gostaria de aconselhar o filho como eu!!

Anónimo disse...

Estou de acordo com émy. Dou-lhes os parabéns por ter dito o que eu também senti em relação aos meus dois filhos (7º e 8º anos)... foi dificil não só porque a lista realmente afasta da leitura como também tive dificuldade em encontrar um que outro livro que achavamos interessantes.