segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

POBREZA E ABANDONO ESCOLAR


É duro, dói, mas ai está mais uma radiografia do nosso país: Relatório da Comissão Europeia diz que Portugal é o segundo país da UE onde o risco de pobreza infantil é maior. A subida do desemprego, o baixo nível de vida e a elevada taxa de abandono escolar são factores que explicam aquele retrato negro. Uma em cada cinco crianças portuguesas está exposta ao risco de pobreza, o que faz de Portugal o País da União Europeia, a seguir à Polónia, onde as crianças são mais pobres ou correm maior risco de cair nessa situação. "Muitas crianças apenas se alimentam com o que lhes é servido nas instituições de solidariedade social, nem sequer tomam pequeno-almoço em casa", disse Isabel Jonet.

O abandono escolar é outro factor incontornável para medir o risco de exposição infantil à pobreza, sabendo-se que os desníveis nas qualificações são a causa fulcral das desigualdades sociais. A este respeito, Portugal também está numa posição preocupante: a percentagem de jovens até os 24 anos com baixa educação secundária era de 39% em 2006 (ano lectivo de 2004-2005), a segunda pior de toda a União Europeia, a seguir a Malta. A taxa de abandono escolar baixou entretanto para valores da ordem dos 35%, mas, ainda assim, Portugal continua, neste campo, na cauda da União Europeia.

TEMA DESENVOLVIDO EM DNOnline e CORREIO DA MANHÃ

1 comentário:

Émy disse...

É triste e motivo de "vergonha" quando vemos o nosso país aparecer nas primeiras posições dos rankings europeus sempre pelos piores motivos... é especialmente triste quando os dados em análise se referem às nossas crianças, que são quem mais precisa de protecção e toda a nossa atenção.

É este o retrato da nossa sociedade, não só da probreza social e da desestruturação familiar, mas muito especialmente da pobreza de "mentalidade" que abunda no país. Quantas vezes nos deparamos com "famílias" que nada fazem para além de receber os subsídios do estado para alimentar os seus vícios... vícios comuns a quem nada faz e nada tem para dar... e que estão tão ocupados nesses seus vícios que esquecem e negligenciam o que de mais precioso têm... os seus filhos.

Está na hora de mudarmos mentalidades, não de alimentarmos mendicidades!

Está na hora dos governantes deste país investirem na educação social e cívica de uma forma bastante incisiva e deixar de lado as "dádivas" que em nada ajudam quem as recebe, mas apenas os torna mais inúteis e fúteis. Ajudem as famílias a mudar a sua mentalidade e postura perante a sociedade e em especial perante as necessidades dos seus filhos.

Para além disso, se se preocupam com as nossas crianças, criem mais creches e infantários e dêem melhores condições aos já existentes, para que possam prestar um serviço de qualidade a quem mais precisa e merece... para que possamos sonhar com um futuro melhor, de portugueses conscientes dos seus direitos e deveres em sociedade... uma sociedade de gente com rumo, cidadãos plenos de objectivos e empenho pessoal e social.