quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

2008 - ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS

« Le premier instrument du génie d'un peuple est sa langue », diz o escritor francês Stendhal.

Cultura, integração social, comunicação, alfabetização... tudo passa pela Língua; é ela que incarna, com autenticidade, a identidade de cada nacionalidade e as suas riquezas culturais. Dizem os especialistas que, daqui a algumas gerações, mais de metade das 7 000 línguas faladas em todo o mundo correm o risco de desaparecer, na medida em vão deixando de ter expressão na educação e na comunicação nos seus territórios maternos.

Foi por isso que as Nações Unidas declararam o ano de 2008 como o Ano Internacional das Línguas.

A propósito, via "Terrear": O Clube da Língua Materna da Escola Secundária de Gondomar realiza nesta sexta-feira um vasto programa aberto a todas as escolas do concelho de Gondomar , no auditório Municipal. Também lá estarei - informa Matias Alves - para conversar (e contar) umas histórias sobre a Comunicação na Escola. Um primeiro encontro concelhio que faz das línguas motivo de festa, identidade, comunicação.

ADENDA: Ver Programa aqui.

ADENDA: (15:50): Matias Alves sobre a actividade da Escola Secundária de Gondomar:
Merecem os parabéns:
i) porque os organizadores fizerem este evento de livre vontade;
ii) porque congregaram muitas instituições e vontades;
iii) porque estabeleceram muitas pontes e sinergias;
iv) porque praticaram uma acção lúcida, inteligente e dignificante.Contra a lógica dominante da papelada, do faz-de-conta. E de forma inteiramente gratuita (que pouco ou nada conta para as grelhas do ECD)

Sem comentários: