sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A CAMINHO DO NATAL (VII)

SEGUES ALGUMA ESTRELA? PORQUÊ?



O poeta e dramaturgo inglês W.H. Anden, numa “Oratória de Natal” explica porque os Magos seguiram a estrela: “O primeiro diz: Devo descobrir como ser verdadeiro hoje: eis porque eu segui a estrela. O segundo diz, por sua vez: Quero descobrir como viver hoje: eis porque eu segui a estrela. Por fim, o terceiro afirma: necessito descobrir como amar hoje: eis porque eu segui a estrela. E, depois, dizem todos juntos: devemos descobrir como ser homens hoje: eis porque nós seguimos a estrela”!

E nós, porque a seguimos?

16 comentários:

Avó Pirueta disse...

Como somos todos diferentes e nos complementamos, graças a Deus! Tenho estado a ler a magnífica partilha do Zé Matias e vim ter contigo. Vi logo que ambos seguem a estrela, cada um à sua maneira, é certo, mas seguem a estrela. Cada um faz a sua parte para um mundo melhor. Sigamos, pois, a Estrela: sigamos o Mandamento Maior, o mandamento do Amor.
Obrigada, Raul, pela tua parte.
Um beijinho grato da Avó Pirueta

Silvana Nunes .'. disse...

..........
Salve !
Em busca de leitores e de petrocínio para o meu blog, estou aqui para convidá-lo a conhecer "FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...", em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Professora e pesquisadora da cultura brasileira, acredito num mundo melhor com menos violência através do exercício da leitura e da reflexão.
O afeto e a educação continuam sendo o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o seu próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
Além disso, divulgar esse imenso país com suas belezas naturais e multiplicidades culturais têm sido outra de minhas metas, afinal ninguém pode amar aquilo que não conhece, não é verdade. Eu me apaixonei pelo Brasil aos 12 anos, depois de ler "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna para fazer uma peça de teatro na escola onde estudava - Chicó foi o meu primeiro amor. Penso que falta ao povo brasileiro conhecer mais o seu país. Ultoimamente temos visto tantos escândalos na TV, dinheiro em mala, en cueca, em bolsa, escondidos até em meia...tanta gente passando necessidade e essa raça de políticos desviando milhões dos cofres públicos, deixando o povo a mercê da própria sorte. Uma total falta de respeito para com o seu país. Falta a essa gente o sentimento de pertencimento, afinal o Brasil ainda é o melhor lugar para se morar.
Bem, se você achar a minha proposta coerente, VAMOS TODOS JUNTOS NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR.
Atualmente moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, ruídos aqui só o canto dos pássaros, o Curupira,do Caruara, a Pisadeira ... vez por outra o Saci aparece aprontando das suas. Devido a localidade ser muito alta, o sinal que chega do meu 3G é muito precário, nem sempre posso estar online. Alé, disso tenho outro probleminha: os relâmpagos. Espero que compreenda as diversas limitações de quem escolheu viver no meio do mato e, na medida do possível, vou respondendo os e-mails que chegam e atualizando o meu blog FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Se você ainda não o conhece, dê uma chegadinha por lá, é só clicar no link em azul. Deixe para mim o seu comentário.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre e que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010 que se inicia.
Saudações Florestais !
Silvana Nunes.'.

Anónimo disse...

E tu, porque segues a estrela? O que procuras? O que mais anseias?... e não vale dizer que é a paz no mundo e o fim da fome, porque isso todos nós ansiamos... até as misses durante os concursos de beleza o dizem!!!

BC disse...

. Todos temos a nossa estrela que brilha no céu, nos dá a mão, e partilha connosco alguns segredos.

. Seguimo-la, ela ensina-nos o caminho, o seu brilho aponta-nos a estrada a seguir, aponta-nos o SONHO DE CADA UM.

. E, cada um segue o seu destino
. A minha está lá no meu cantinho em forma de poesia!!!

E Sigamos a estrela que brilha dentro de nós...!

AnaMar (pseudónimo) disse...

Seguimo-la porque nos guia? Ou acreditamos que ainda existe porque brilha? E se brilha e já não existe, como vamos seguir só o brilho?

(Eu tenho, pelo menos, duas estrelas que me guiam, estão dentro de mim e só eu lhes vejo o brilho. Antes assim, não fosse...)

Um beijo

IC disse...

Ser Homem hoje (homem ou mulher) é não só ter o sonho, mas lutar quotidianamente por um Mundo Melhor, com o grãozinho de contributo que cada um pode dar, como tu fazes.

Ando pouco "blogosférica" e um tanto silenciosa, mas tenho seguido este teu blogue, mesmo em silêncio, através do Facebook.
Um abraço tribal.

cantinho da Mafalda Videira disse...

O meu comentário é dizer para contribuirem para a missão sorriso e para não deixarem as crianças de Africa sofrer pela escravatura.Mafalda Videira 5ºA

Raul Martins disse...

Avó Pirueta, ainda bem que nos completamos...
.
Não consegui descobrir a partilha que falas do JMA mas uma coisa é certa: seguimos a mesma estrela O Mandamento Maior.
.
Beijinho grande de todos cá de casa.

Raul Martins disse...

Anónimo, quem quer que sejas, a estrela que eu sigo é a da autenticidade... Procurar viver aquilo em que acredito, aquilo que ensino (aquilo que melhor ensinas é o que melhor tens que fazer na tua vida do dia-a-dia... disse-me um amigo uma vez)apesar das muitas falhas.

Raul Martins disse...

Isabel (BC) eu também acredito que temos uma estrela que nos guia.
.
"Quando se ama de verdade
nada nos faz parar
há sempre uma estrela no céu
com a missão de nos guiar"
.
Carpe diem!

Raul Martins disse...

Anamar, estás muito filosófica...
Mas continua a acreditar nas estrelas que estão dentro de ti, são as mais puras e essas só perderão o brilo se nós deixarmos.
.
Pelo brilho... So assim pode a viagem ser mais feliz.
.
Carpe diem!

Raul Martins disse...

Isabel (IC), sem duvida, só se nós dermos o nosso contributo qual grão-gota-tijolo-pedrinha-sopro-brisa-sorriso-mão como temos feito. Vamos acreditando.
.
Também ando pouco blogosférico. O quanto baste. Mas como tenho isto como um direito e não um dever, vou batendo às portas e recebendo visitas quando tempo e a disposição assim o permitem.
.

Carpe diem!

Raul Martins disse...

Olá Mafalda. Que doçura a tua visita e que pertinente o teu apelo. Vamos todos juntos fazer com que o sorriso das crinças de África não esmureça. Um beijinho para ti e para o teu irmão. Um grande abraço para os teus pais.

NATACHA' disse...

Não parei de ler, o texto, alias, quando o leram, na sexta feira, "colei - me", tendo sido, a melhor festa de natal, que eu alguma vez presenciei, e ja vou a uns 5 anos.
Gostei muito da incentivação para cantarmos, apesar, da nossa turma, estar entusiasmada :D

Boas festas, e um próspero ano novo (:

Raul Martins disse...

Olá "NATAS",
Obrigado pela tua visita simpática ao meu blogue, asim como as tuas amáveis palavras. Ainda bem que gostaste. Procurei fazer o melhor que sabia para que todos cantassem. Antes de vocês estiveram os do secundário e foi fantástico. Estiveram com mais alma e coração.
.
Um bom Natal para ti também e todos os de tua casa.
.
Segue a tua estrela!

Paulo Lopes disse...

Cada um tem a sua estrela para seguir, nem sequer me parece uma afirmação muito figurada porque é comum quando as pessoas procuram no seu interior uma resposta, olharem para o alto. Algo deve estar enraizado no subconsciente que nos leva a esse acto reflexo. A verdadeira mensagem estará na verdade, viver, amar, na sua conjugação a conclusão ser homens. Adaptando à realidade do meu dia-a-dia, que além de olhar para o ar quando procuro, também fecho os olhos em introspecção, vem-me à mente um trocadilho que costuma aparecer nos livros das artes revolucionárias que moldaram o mundo durante quase um século, pensar, agir, e viver, palavras de ordem de uma dedicação radical que teve inicio, meio e fim.

Os princípios por detrás das palavras são bons, seja qual for o ângulo.

Abraço,

PL