Um bom jogador de póker jamais se queixa; procura jogar as suas cartadas da melhor maneira. A eficácia do professor também assenta num adequado manejar das cartadas que estão ao seu alcance com o intuito de gerir da melhor forma a situação que lhe cabe viver. Algumas das armas são:
ASSERTIVIDADE: Capacidade de fazer-se respeitar e de respeitar os outros, sem cometer nem tolerar abusos;
COMUNICAÇÃO: Capacidade para transmitir e captar mensagens, incluindo a observação e a escuta, assim como a facilidade para causar impacto com as mensagens emitidas;
EMPATIA: Capacidade para conectar emocionalmente com os alunos, ou seja, “cair em graça”;
GESTÃO PROACTIVA E CRIATIVA DOS CONFLITOS: Capacidade para converter os problemas em oportunidades para ensinar e aprender, de gerir variáveis que convertam desvantagens em vantagens;
INFLUÊNCIA: Poder para conseguir mudanças, hábitos e atitudes dos alunos;
NEGOCIAÇÃO: Capacidade de colaborar com os alunos no intuito de chegar a acordos vantajosos para ambas as partes;
AUTOCONTROLO: Capacidade de inibir impulsos que gerem prejuízos posteriores;
AUTO-ESTIMA: Valorização de si mesmo;
AUTO-MOTIVAÇÃO: Capacidade para se auto-propor novas metas e esforçar-se o quanto necessário seja para alcançá-las;
RESILIÊNCIA: Capacidade para superar adversidades, saindo reforçado das mesmas;
OPTIMISMO: A esperança custa tanto como a desesperança. Perante qualquer problema, ao lado lamúrias paralisantes, há sempre uma acção mobilizadora, uma acção, ainda que pequena, que nos possibilita acercar-nos dos nossos objectivos e nos afasta do desânimo: perante os problemas, soluções e não preocupações.
In, Padres y Maestros, Outubro, 2009, PP. 14
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