quarta-feira, 21 de outubro de 2009

NA ROTA DOS BLOGUES AMIGOS!



RECADINHO A SARAMAGO...





Será que o facto de Saramago ser "um" Nobel lhe confere autoridade para ridicularizar crenças e confissões?

O novo livro de Saramago foi motivo de conversa entre colegas e alguns amigos durante estes dois últimos dias. Um deles, o Vítor Pacheco, que assistiu, em Penafiel, à apresentação do novo livro de Saramago, partilhou o quanto incomodado se sentiu com muitas das afirmações que ouviu ao vivo e que nós fomos ouvindo neste e naquele noticiário, neste ou naquele diário. Mas o que mais o incomodou foi a forma como na plateia iam aplaudindo, com fervor, o que o "nosso" "Nobel" ia "vendendo" a "retalho".

E será que tal livro merece que lhe seja dada tanta importância? Não sei. Só sei é que ainda vai correr muita "tinta" e alguma polémica poderá surgir, como o caso de Mário David, deputado do Parlamento Europeu que incentivou José Saramago a abdicar da cidadania portuguesa e confessou ter «vergonha de o ter como compatriota», e vai mais longe quando afirma «José Saramago, há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa!». Afirmações escritas no seu site pessoal. Tal apelo surge depois de declarações recentes de José Saramago, em que o Nobel português classificou a Bíblia como «um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana».

Um dos textos que mais gostei de ler sobre o novo livro de Saramago, foi o do meu bom amigo Arlindo com o título " Saramago... Recadinho" e que podem ler aqui. Gostei. Vale a pena.

2 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Já cá venho com mais tempo. Por agora votos de excelente regresso!
Beijinho grande.... bom ver-te por aqui!

Anabela Magalhães disse...

Li tudo, atentamente. Não vou comentar. Um dia destes talvez dedique um post inteirinho a esta problemática/escândalo que se abateu sobre Portugal.
Beijinho