quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DA TERCEIRA IDADE!


Ontem, apenas coloquei aqui a primeira parte dum texto de D. Hélder. Hoje, não resisto a colocar o texto completo, que vem mesmo a propósito do dia que hoje celebramos:

Quando assistires
à retirada dos andaimes contempla
- é claro –o edifício que surge.
Mas pede pelos andaimes,
pois é duro servir de suporte à construção,
ser necessário à obra
e na hora da festa
ser retirado como entulho.

Não é o que acontece todos os dias? Ninguém constrói um prédio sem andaimes. E quanto maior é o edifício, mais andaimes. Vem a festa da cumeeira. Mas quando o prédio está acabado, os andaimes sobram. Ninguém pensa mais neles; são retirados como entulho.
Já várias vezes usei a palavra sobrar. Já pensaram como é triste, como é duro sobrar? É um dos verbos mais difíceis de conjugar, é uma das realidades mais tristes de viver...
Aquela senhora era moça, forte, bonita, cheia de vida. Era o centro da casa. Cuidou dos filhos. Criou meninos e meninas que viraram moças e rapazes, e se foram empregando, e foram casando, e foram partindo. Hoje, a dona da casa já idosa, cansada, doente, está sobrando. Os filhos nem se lembram da trabalheira terrível, dos sacrifícios que ela teve com eles.
Aquele senhor era o chefe da família. Vendia saúde. Forte, disposto, trabalhador, sustentava à casa inteira e ainda acudia a velha mãe e uns parentes pobres da esposa. Teve um derrame. Está meio entrevado. Recebe uma micharia do Instituto. Anda nervoso. Dá trabalho. Ninguém se lembra mais do que ele foi como os andaimes, sem os quais a casa não se faz, o edifício não sobe. Está vivendo a hora de os andaimes serem retirados como entulhos. O edifício não precisa deles.
Deixo aqui dois apelos:
- Quem tiver em casa gente sobrando, gente que foi gente, hoje é sombra do que foi, e só dá trabalho, e despesa e preocupação;
- Quem tiver gente sobrando em casa, faça tudo para ter paciência, ser agradecido, não humilhar... lembre-se de que seu dia chegará. O tempo passa mais rápido do que a gente pensa. Não humilhe e não deixe que humilhem ninguém.
E meu apelo a quem pensar que está sobrando: não deixe esse travo entrar na sua vida. Não se encha de amargura. Esqueça o verbo sobrar.
Um dia lhe provarei como da sua sombra e da sua humilhação, você pode ajudar o mundo inteiro...


Dom Helder Câmara –
do livro "Um olhar sobre a cidade"

4 comentários:

Daniel Silva disse...

Foi com enorme alegria que reparei nos meus "RSS feeds" em que tinha voltado a escrever. Foi e continua a ser um dos blogues que mais atentamente segui e que considero bastante interessante.

Espero que continue, mesmo que seja "de mansinho..." e "sem pretensões..."

Um grande Abraço ;)

Unknown disse...

De novo por aqui e ainda bem. E é bom que aprendamos com Hélder Câmara a respeitar os mais idosos pois um dia será a nossa vez.
.
E até sábado.
.
Espero que seja novamente o Presidente da Assembleia de Freguesia, a tomada de posse é no dia 31, não é?
.
Um abraço

Raul Martins disse...

Olá Daniel, há quanto tempo!
E isto vai mesmo de mansinho...
.
Abraço tribal.

Raul Martins disse...

Viva Guinho!
Sábado veremos como fica composta a Assembleia. Não estou preocupado. Sou apenas mais um ao serviço da população. Tudo está previsto que me mantenha como tem sido, mas é preciso esperar para ver.
.
Até sábado.