domingo, 6 de abril de 2008

PONTES...



Hoje, mais do que nunca, precisamos de pontes que façam tornar mais curto o abismo entre o mundo real e o mundo apregoado.
O abismo que separa a paz apregoada em todos os sentidos da rosa dos ventos e a paz real; a justiça apregoada em todos os areópagos e a justiça efectiva; “a vida prometida da vida sofrida”.
E o apregoado está ai: Direitos do homem e da criança; justiça social, democracia, luta contra a pobreza... E a realidade é, infelizmente, outra: a paz no fio da navalha; a justiça na corda bomba; a ética, quando nos interessa...

E ficamos, no nosso anonimato, quase sem nada poder fazer. É verdade que o que podemos fazer é pouco. Mas pouco ou muito, temos que ir encurtando essa distância com pontes com todos aqueles que estão ao nosso lado, que vivem connosco, que trabalham connosco, que caminham connosco... É o desafio que coloco aqui, a mim próprio e aos que se sentirem desafiados, para esta semana que está a entrar. Temos que ir construindo uma aguarela todos os dias.

2 comentários:

BC disse...

Como seria bom que os Direitos do
Homem e da Criança,não fossem só palavras postas no papel.
Efectivamente, e infelizmente somos nós que temos que lutar por eles sempre...
Vamos aos poucos conquistando, lutando "Por um mundo melhor"para que alguém um dia possa colher os frutos da nossa vontade!
Para si sempre
Os meus afectos
Isabel

Anabela Magalhães disse...

Vivemos um tempo complicado e as pontes nunca foram tão necessárias como nos dias que correm. Cabe-nos a nós não esmorecer e continuar as "construções".