segunda-feira, 7 de abril de 2008

O CLIMA NAS NOSSAS MÃOS

DIA MUNDIAL DA SAÚDE


O título é por “empréstimo" da capa do Notícias Magazine deste domingo e é a partir da reflexão de Célia Rosa na referida revista que fazemos esta postagem.
Hoje, a OMS celebra o Dia Mundial da Saúde e, para marcar o dia, lança para a praça pública um tema que não podia ser mais actual: PROTEGER A SAÚDE DOS EFEITOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.


Ou seja, os efeitos do aquecimento global também se fazem sentir na nossa saúde, e ai estão os aumentos das doenças respiratórias e cardiovasculares. A OMS garante que são determinantes ambientais que estão na origem de 24% de todas as doenças. E são os grupos mais vulneráveis, idosos, jovens, doentes crónicos que mais serão afectados. E os pobres. Sim, os mais pobres de entre os pobres, fruto das desigualdades geográficas. Falamos dos que vivem em países sem saneamento básico e quase sem serviços públicos de saúde.


Para minimizar todos estes impactes a OMS apela à acção. Já! A protecção do ambiente, as alterações climáticas e os seus efeitos na saúde devem estar no topo da pirâmide da agenda política de todos os países. E na nossa. Se tudo isto são efeitos da mão do homem, que seja o homem a encontrar soluções. E o HOMEM somos todos nós.

2 comentários:

BC disse...

O homem somos todos nós, mas infelizmente nem todos os homens,conseguem tomar consciência
do mal que fazem á Natureza,pensam sempre que o mal só acontece aos outros e contra isto, que se pode fazer, continuar...
Eu tomei consciência destes problemas tinha 8 anos, numa conversa muito proveitosa com uma tia avó, e nunca mais me esqueci das palavras dela, e até hoje consigo repetir tudo o que nos foi explicado e já lá vão uns bons anos
Estas coisas não são para todos,fico feliz quando encontro pessoas como o Raul que pensam como
eu, e com quem se pode manter uma conversa,mas são poucos, vivem em colmeias com medo de serem picados.
Para o Raul
Um bem haja
Isabel

Rosa Silvestre disse...

Gostei deste cantinho.
Parabéns pelo blog, RS.