domingo, 30 de março de 2008

QUEM TEM AMIGOS...

Confidenciei, num excelente Blog sobre Música Clássica que recomendo, que ontem, pela manhã, a caminho do Porto, ouvi alguns excertos de uma obra que eu não saberia identificar, pela minha pobreza neste campo, mas que tinha apreciado e que era um "réquiem" pela guerra. E eis que os amigos aparecem e resolvem orientar-me. Assim, o Existente Instante, sempre a surpreender, fala-me da tal obra que eu ouvira:


"War Requiem". Uma obra impressionante na sua beleza quase "descarnada" e desse magistral compositor inglês, Benjamin Britten. Foi escrita para a consagração da Catedral de Coventry, e em honra de 4 amigos que faleceram na 1º Guerra. O texto é uma mistura da Missa dos Mortos clássica e dos textos do poeta Wilfred Owen. Foi estreada em 1942 em Westminster Abbey. Há momentos no War Requiem que são a PAZ como ela deveria existir.


Depois fui YouTube, que também tem coisas boas, e descobri lá este pequeno momento de Briitten.

1 comentário:

Existente Instante disse...

Amigo Raul, Também descobri Britten já "entradote" e não foi fácil assimilar profundamente na obra deste genial compositor.
Existe uma obra dele que deveria ser obrigatória em todas as aulas de Educação Musical, porque é um verdadeiro tratado didáctico sobre os instrumentos da orquestra e sobre orquestração: é o "The Young Person's Guide to the Orchestra" . Já agora vai a http://br.youtube.com/watch?v=kR9nDnyIhAU&feature=related
e verás a beleza da obra e sobretudo como se pode iniciar a miudagem (tal como Pedro e o Lobo-ATENÇÃO- 5º Feira sai com o Público um DVD sensacional com animações 3D por computador, desta obra de Prokofiev- que ganhou o recente Oscar de animação de Hollywood-15 Euritos- não percas e se não gostares diz que eu pago-te o DVD!) nos caminhos da Clássica.
A obra de Britten "Young...são variações orquestrais modernas de uma obra de Henry Purcell ( séc XVII)a Suite "Abdelazer" , também belíssima.
Boa semana de meigas "alunações"