quinta-feira, 6 de março de 2008

FORÇA MALTA JOVEM (III)

"sub18.gov" Governo Fórum

O Governo Fórum pretende promover o Governo mais “jovem do mundo”, isto é, cada escola formaria um governo: com um Primeiro-ministro, um Ministro da Juventude, um da Educação, um do Ambiente e um das Finanças

VIA WEB SITE DO COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS:“sub18.gov”Governo Fórum. A revista “Fórum Estudante” escolheu algumas escolas, a nível nacional, para estabelecer um intercâmbio com a revista.
O Colégio Internato dos Carvalhos foi uma das escolas seleccionadas. O objectivo principal deste projecto é promover algumas actividades que se vão realizando na concretização de cada Projecto Educativo.
Neste sentido, tratando-se a “Fórum Estudante” de uma revista mensal, todos os meses será publicado um artigo sobre uma das muitas actividades realizadas no Colégio Internato dos Carvalhos.
Neste âmbito, e através deste projecto, surgiu também a oportunidade do Colégio dos Carvalhos participar no projecto “sub18.gov” – Governo Fórum.
No passado dia 5 de Março, alguns alunos, em representação do CIC, a saber, Carla Silva, Filipa Sousa e Sara Geitoeira (8º B), Inês Lapa (10º G1), Miguel Lopes (10º S4) e Tiago Devesas (10º S1), acompanhados pelo Dr. Isidro Pinheiro, deslocaram-se ao Instituto Português da Juventude no Porto para participar nas Eleições Regionais do Governo Fórum.
O Governo Fórum pretende promover o Governo mais “jovem do mundo”, isto é, cada escola formaria um governo: com um Primeiro-ministro, um Ministro da Juventude, um da Educação, um do Ambiente e um das Finanças.
Numa primeira fase do concurso, todos os governos, na pessoa do Primeiro-ministro, apresentaram os seus projectos governativos para Portugal, dispondo de cinco minutos para o fazer. Na segunda fase, seguiram-se os esclarecimentos dos respectivos Ministérios.
Discutiram-se temas como o ambiente, o estatuto do aluno, a reciclagem, a obesidade, as politicas de investimento, e outras prioridades com vista à melhoria da qualidade de vida dos portugueses.
Foi, sem dúvida, um debate de “gente crescida”, responsável e com uma consciência cívica e crítica bastante apuradas.
No final da eleição, apuraram-se os vencedores: o Governo do CIC alcançou um brilhante 3º lugar. Salienta-se aqui, que todos os governos eram constituídos por alunos dos 11º e 12º anos; o do CIC era constituído por alunos dos 8º e 10º anos, o que ainda atribui mais mérito ao resultado obtido pelos nossos alunos.
A equipa do Colégio Internato dos Carvalhos está de parabéns por esta participação, foram dignos representantes de uma instituição Centenária. Revelaram uma grande preocupação e responsabilidade no que diz respeito ao futuro do nosso país. Parabéns a todos!

3 comentários:

Raul Martins disse...

Os meus parabéns pessoais à Carla Silva, Filipa Sousa, Sara Geitoeira, Inês Lapa, Miguel Lopes e Tiago Devesas pela vossa brilhante participação no "sub18.gov" Governo Fórum.
Força e sempre na crista da onda.

Anónimo disse...

Olá Raul! Fico contente pelo sucesso dos vossos alunos. Vejo que é uma escola cheia de vontede de vencer e "na crista da onda". Não os conheço mas a todos os que participaram os meus parabéns.

Berto

Anónimo disse...

vontede não, vontade...

Berto