segunda-feira, 31 de março de 2008

ARQUEOLOGIA DOS SENTIMENTOS

É bom sentir de novo o clima da escola e o calor dos alunos.


Foi no intervalo das dez e trinta. A Susana, quando me viu, em plenas escadas, abraçou-me e disse: “Ó stôr, nem imagina... conversei com a minha mãe... e ela foi muito mais longe do que aquilo que eu esperava.” E dois beijinhos e foi-se embora com as colegas.

Conversou com a mãe!...
E lá me lembrei que alguns dias antes das férias da Páscoa, veio ter comigo e disse-me que queria falar: “Estou apaixonada por um rapaz... queria pedir-lhe um conselho.” “Posso escutar-te – disse-lhe – mas não te vou dar conselhos; a tua melhor conselheira é a tua melhor amiga e a tua melhor amiga é a tua mãe”. “Ó stôr, - disparou – nem pense nisso... com a minha mãe! Ai de mim que ela imagine que eu goste de um rapaz!” E ficou por ali a conversa.

Depois do almoço encontrei-a, sentada, junto ao seu "namoro", nas escadas que dão para os campos de ténis. Os seus rostos coraram um largo sorriso de cumplicidade. A Susana, levantou-se, veio ter comigo, e voltou a falar da mãe: "Sabe que há muito que a minha mãe queria falar comigo? E não sabia como... andava à espreita de uma oportunidade!" E eu fiquei feliz. É bom que encontrem apoio e as respostas ao que mais os inquieta junto das pessoas que mais os amam.

E o que eu sei é que crescer é bonito,
vê-los crescer, mais bonito ainda,
ajudá-los a crescer, gratificante.

O que eu quero é que eles não se enganem a respeito do amor e da vida.

4 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Sem dúvida Raul, sem dúvida.
Uma boa "história" para terminar o dia de hoje. Obrigado por a partilhar, nem imagina como faz bem ouvir coisas assim, ou talvez imagine.

BC disse...

Reforço a ideia de cima.De facto como é bom ser adolescente, para eles, por vezes é difícil gerir algumas situações,mas um dia vão perceber que foram os melhores anos das suas vidas e das nossas também, porque já passámos por situações idênticas.
A descoberta do outro, a descoberta
do Amor, as lágrimas, os sonhos...
Tudo isto é crescer!!!
Da amiga
BC

Anabela Magalhães disse...

Gostei de passar por aqui e de ler esta história. Afinal é também isto que se espera de um professor.

Existente Instante disse...

Desenhos do Olhar, desenhos do Silêncio, Desenho de palavras poucas, essenciais, certeiras, de afago, sussurro e o milagre acontece!
És mesmo, somos mesmo mágicos do coração, HOMEM!