domingo, 10 de fevereiro de 2008

NASCEU “NOVA PEREGRINAÇÃO.”

Foi com grande entusiasmo que ontem, na Biblioteca de Perosinho, foi apresentado o livro do professor António Faria com o título "Nova Peregrinação" - uma síntese das memórias das viagens que o autor fez nos últimos vinte anos, levando-nos com ele a viajar no(s) tempo(s) e espaço(s) dos imensos sítios que fazem o itinerário deste livro . Este é o terceiro livro do autor, que surge depois de "Memórias da Moita" (2003) - uma colectânea de vivências pessoais e colectivas de âmbito socioeconómico, etnográfico e cultural, que são o retrato vivo da história da terra que o viu nascer -, e também de Memórias Pedagógicas (2005) - onde fala das vivências dos seus trinta e oito anos de carreira docente. Foi uma honra ter sido o bafejado pela sorte para a apresentação deste livro. A apresentação do livro repartiu-se por duas partes: O elogio do professor - um agradecimento público em meu nome, da minha esposa que foi aluna do professor António Faria, em nome de muitos colegas de profissão e de muitos dos seus alunos que ali estiveram para lhe dar todo o apoio. Um elogio, na pessoa do professor António Faria, a todos os que se dão a esta adorável, ainda que cheia de sacrifícios, tarefa de educar (hoje é-nos pedido muito mais que ensinar!); e uma segunda parte, a apresentação do livro propriamente dito, onde se traçaram alguns parâmetros possiveis - entre muitos outros - de leitura desta obra. Estas duas partes da apresentação serão aqui postadas em momento oportuno


"E como António de Faria era de sua natureza muito curioso, trabalhou por saber desta gente que nações habitavam o sertão daquelas terras... E do que desejava saber os esteve inquirindo muito miudadamente"... Fernão Mendes Pinto in «Peregrinação».
O autor da "Nova Peregrinação" confidenciou que não investigou se era ou não da linhagem desse fidalgote mas o que não duvidamos é que herdeu dele o espírito de aventura e de curiosidade tão bem patentes no seu livro.
Parabéns professor António Faria e obrigado por tudo quanto fez e continua a fazer em prol da cultura dos nossos jovens e das gentes das nossas terras.






3 comentários:

Anónimo disse...

Acabei agora de ver esta notícia e parece-me ser um livri interessante... onde o poderei adquirir? Podia ter referido o nome da editora, era uma forma de sabermos como adquirir.

Raul Martins disse...

Caro visitante, tem razão... podia ter referido a editora... aqui fica: é a editora Papiro. Não sei de onde o senhor é, mas se viver aqui na zona penso que poderá adquirir na papelaria dos Carvalhos... mas fica prometido uma coisa... logo que saiba deixo aqui em comentário o sítio mais específico sobre onde poderá adquirir o livro... só terá que ter a paciência de vir visitando o Blog..

Raul Martins disse...

Sobre o livro e a pergunta sobre onde se pode adquirir, informo que se não encontrarem "numa livraria perto de si" o podem fazer em www.livrosnet.com.