domingo, 7 de março de 2010

TEMPO DE REFLEXÃO!

Ontem, um dos participantes no Festival da Canção:

"Se a tua luz não te ilumina,
não apagues a minha..."

Lembrei-me do jovem da Leandro da Luciano Cordeiro que cedeu a sua vida ao leito do rio para afagar as suas mágoas. Triste mundo este! E também me lembrei de uma belíssima reflexão sobre o que aconteceu ao Luciano, na pena do Arlindo:

"Não tenhamos medo nas palavras: os alunos agressores são COBARDES e é preciso soletrar-lhes isso naqueles rostos de armar "tarzan de urinol!" PUNI-LOS EXEMPLARMENTE e dar um sinal à comunidade educativa que Educar é pôr regras e ter a coragem e a imediaticidade de actuação. " Uma reflexão a ler, na íntergra, aqui.

3 comentários:

Paulo Lopes disse...

Não há pior atitude do que não tomar atitude nenhuma.

Aqui como em outras situações tem de funcionar regras, primeiro as da prevenção, depois as da responsabilização.

Há dias contaram-me a história de um pequenote que, junto com um grupo de outros da mesma idade, certa vez, desviaram um barco do sossego em que se encontrava atracado no cais e fugiram mar fora numa breve aventura em que foram rapidamente interrompidos. Apanhados voltaram ao cais e o pai desse pequenote tendo verificado que o filho se havia prevenido com bacalhau seco para a viagem que ia encetar, para castigo, não o deixou comer mais nada enquanto houve reserva de bacalhau o que terá durado várias semanas.
Que se conste o protagonista nunca mais comeu bacalhau mas também nunca mais desviou barcos para embarcar em viagens irresponsáveis e incertas.

Se calhar há que dar um pouco dos pratos que certas pessoas pensam dar a comer a outras e fazer cumprir o ditado, didáctico, de que não deves fazer aos outros o que não gostas que te façam a ti.

Abraço amigo Raul e obrigado pelas referências gentis que tem deixado nos comentários da Marga.

.

Margarida Fernandes disse...

Faço minhas as palavras do Paulo.

Estas situações não devem nem podem ficar impunes.

Beijinhos

jeny disse...

Uma simples frase, talvez meia dúzia de palavras, fazem o mundo parar apenas para usarem as cabecinhas pensadoras, que ja não têm uso á bastante tempo e pensar nesta frase tão linda "Se a tua luz não te ilumina; não apagues a minha" peço que parem e pensem nisto... e obrigada porfessor raul por ter colocado uma frase tão simples mas com uma beleza maior que muitos corações.... :)