quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DO CONHECIMENTO E DA IGNORÂNCIA!


"Creio que vale a pena tentar conhecer mais sobre o universo, ainda que tudo o que conseguimos trazer à luz do dia nessa tentativa mais não seja do que o reconhecimento de quão pouco sabemos. Seria desejável que por vezes nos lembrássemos que é precisamente no pouco que sabemos que somos diferentes, já que somos todos ...iguais na nossa ilimitada ignorância."

Karl Popper
in "Em busca de um mundo melhor" (p. 59).


Por isso precisamos do Outro para nos aproximarmos da Verdade, nesta atitude humilde de que sabemos pouco e só na partilha e caminhando com os outros poderemos ir mais além.

2 comentários:

BC disse...

Esta reflexão do Karl Pooper, já conhecida e sábia, deixa-nos a pensar, que cada vez é mais importante percebermos que as partilhas são indespensáveis ao Ser
Humano, todos os dias o nosso amigo está lá, ao nosso lado e nós egoistamente não o vemos.

Não vivemos isolados, precisamos trocar ideias, pensamentos, sair da tal ignorância,não fugir, quando percebemos que somos tão pequeninos num universo tão grande, povoado de tanta gente diferente e ao mesmo tempo tão igual.

Pena é que nem toda a gente veja as coisas por essa perspectiva, por vezes até pelos "amigos", somos "traídos", e as partilhas são tão poucas (existem sempre os amigos especiais que estão sempre lá).

É bom que reflectamos nisto, "e não é só Karl Pooper, somos nós", e por vezes, já há muito que o digo, basta um gesto, uma palavra para fazer a tal diferença.

Paulo Lopes disse...

E, se procurarmos bem e tivermos tempo suficiente, vamos descobrir que o Outro talvez não seja mais que a máscara que a nossa ilimitada Ignorância utiliza para não nos sentirmos tão impotentes de cada vez que tentamos imaginar o Universo.... Ou dito de outra maneira, imaginar o inimaginável.

Abraço

.