quinta-feira, 27 de março de 2008

DESABAFOS!

A minha amiga e colega Carmen Faria enviou-me, por mail, o texto que deixo umas linhas mais abaixo. Não sei quem é o autor ou se anda ai postado nalgum espaço. É para sorrirmos um pouco e ver, também, muita verdade que ele encerra. Mas nada nos afasta daquilo que mais gostamos e queremos: estar junto daqueles que são a razão da nossa vocação. Deixem-nos andar fora de gabinetes; deixem-nos estar nas salas que realmente valem a pena; nas salas onde estão aqueles que são a nossa missão e que são o “lado mais bonito da educação e das escolas... O centro de tudo!”(3za). Deixem-nos estar nas salas de aula fora das escolas, no palco da vida. Precisam de nós lá. Sim, de todos nós. Poucos muitos ou muitos poucos. Mas o importante é que estejamos lá... É aí que somos felizes e fazemos os outros felizes. Deixem-nos sujar, enlamear, suar com os miúdos da mesma idade – sim, somos da mesma idade, daquela idade que todos sabemos: do sonho, da ilusão, da alegria, da ingenuidade, do risco, da confiança, do acreditar… E deixem-nos soltar flores e barquinhos e papagaios de papel.

Aqui fica o texto:

E querem que eu dê aulas!

Claro que sim!
Porque essa é a razão da minha vida, mas eu desabafo:

Faço projectos, planos, planificações;
Sou membro de assembleias, conselhos, reuniões;
Escrevo actas, relatórios e relações;
Faço inventários, requerimentos e requisições;
Escrevo actas, faço contactos e comunicações;
Consulto ordens de serviço, circulares, normativos e legislações;
Preencho impressos, grelhas, fichas e observações;
Faço regimentos, regulamentos, projectos, planos, planificações;
Faço cópias de tudo, dossiers, arquivos e encadernações;
Participo em actividades, eventos, festividades e acções;
Faço balanços, balancetes e tiro conclusões;
Apresento, relato, critico e envolvo-me em auto-avaliações;
Defino estratégias, critérios, objectivos e consecuções;

Leio, corrijo, aprovo, releio múltiplas redacções;
Informo-me, investigo, estudo, frequento formações;
Redijo ordens, participações e autorizações;
Lavro actas, escrevo, participo em reuniões;
E mais actas, planos, projectos e avaliações;
E reuniões e reuniões e mais reuniões!...

E depois ouço, alunos, pais, coordenadores, directores, inspectores,
observadores, secretários de estado, a ministra
e, como se não bastasse, outros professores,
e a ministra!...

Elaboro, verifico, analiso, avalio, aprovo;
Assino, rubrico, sumario, sintetizo, informo;
Averiguo, estudo, consulto, concluo,
Coisas curriculares, disciplinares, departamentais,
Educativas, pedagógicas, comportamentais,
De comunidade, de grupo, de turma, individuais,
Particulares, sigilosas, públicas, gerais,Internas, externas, locais, nacionais,
Anuais, mensais, semanais, diárias e ainda querem mais?

- Que eu dê aulas!?...

3 comentários:

BC disse...

Outro texto lido, tem sido difícil,
muitos mails a enviar, muitos blogs
para comentar.Novo texto com que concordo plenamente consigo.Vou dar-lhe uma novidade, ou seja outra feliz coincidência, a Isabela
viu o meu comentário e veio ao meu blog para agradecer, mas eis que descobriu quem eu era. Os nossos pais foram toda a vida grandes amigos, e pela maneira de escrever
desconfiou que eu seria a pessoa que ela achou que eu era, mails trocados, e de facto ao fim de tantos anos reencontramo-nos, por isso também lhe quero agradecer pois foi o elo deste nosso reencontro.
Como o mundo é pequeno
Abraço de amizade
BC

isabela disse...

Que ingrata que eu sou! Ainda nem lhe agradeci o destaque que deu ao meu texto escrito às 3 pancadas numa noite de temporal, em jeito de desabafo, ou de suspiro, como alguém disse.

Eu não sou muito dada a escritas, infelizmente para mim, mas às vezes lá me sai o que me vai na alma. De rompante, sempre.
Por isso fiquei sem jeito, estonteada com tanta publicação.

No meio da confusão tive direito ao lugar especial na “mesinha de cabeceira”, a um texto dedicado a mim e ao reencontro com uma amiga de infância… e também à certeza de que não estou só nos meus sentires, nas minhas dúvidas… Tantas emoções!

Muito Obrigada.
Fico fã também deste blog, por onde conto passar mais vezes.

Um abraço

Raul Martins disse...

Olá Isabela!

Agradecer?
Eu é que tenho de lhe agradecer mil vezes pelo belo texto que escreveu e por nos ter dado a conhecer.

Agradecer?
Já o fez no Existente Instante...
E que maior agradecimento poderia ter do que as palvras de bc ao comunicar-me que os vossos pais foram grandes amigos e eu fui, ao colocar aqui o seu texto, o enlace para o reencontro?

Ter-me como um dos seus contados amigos e visitar-me será um dos prazeres que me pode dar.

Permita-me que lhe mande um beijinho. Com admiração.