Está atento! Não deixes passar nada por ti sem que repares na sua existência.
O mundo é feito de pequenas coisas.
Estuda o carácter e as potencialidades dos teus alunos,
cada um deles é um ser único que também te pode ensinar muita coisa, por isso não faças com que as tuas aulas sejam uma rotina, transforma-as numa partilha de saberes e vivências, sem nunca esqueceres que és sempre tu o principal livro que os teus alunos consultam;
É sempre a tua palavra que eles esperam;
É sempre o teu sorriso que eles ambicionam;
É sempre o teu Ser que eles admiram e seguem.
Não descures os pormenores. Por vezes uma palavra impensada pode ter repercussões muito nefastas em cada um dos teus alunos.
Tem cuidado para não envergonhares nem humilhares nenhum deles quando os corriges.
Não te esqueças de que mesmo por trás de uma aparência mais rebelde, está um ser frágil e sensível.
E quando eles não compreenderem de uma maneira, e mesmo que já tenhas explicado de todas as formas que julgas possíveis, tenta inventar mais uma, há sempre uma outra possibilidade, e com muita bondade e paciência chegarás onde te parecia impossível.
Lembra-te de que, muitas vezes, a memorização não é a melhor estratégia.
Leva-os a compreender. Assim, estarás a desenvolver neles a sua capacidade de reflexão e espírito crítico.
Acima de tudo, rege o teu caminho de professor e educador pelos sentimentos de Bondade e Verdade. Só deste modo poderás fazer o bem.
Vive alegre, para que transmitas essa alegria aos teus alunos e envolve toda a tua pedagogia no Amor. Ele é a força do mundo.”
Jerónimo Usera
1 comentário:
Texto muito bom! Gosto de tudo, mas gosto especialmente de:
"Tem cuidado para não envergonhares nem humilhares nenhum deles quando os corriges.
Não te esqueças de que mesmo por trás de uma aparência mais rebelde, está um ser frágil e sensível." Este é um aspeto que bastantes vezes percebi não ser respeitado por alguns (bastantes) colegas.
E quanto a explicar sempre mais uma vez, tantas quanto seja preciso, fartei-me de ouvir alunos queixarem-se de que alguns dos seus professores não gostavam que dissessem sequer uma vez que não perceberam algo (até aos meus netos ouvi essa queixa).
Custa dizer estas coisas, mas há que as dizer, até porque muitos professores nem se apercebem que têm certas atitudes, ou de quanto fazem mal com elas.
Um abraço
Enviar um comentário