"Com percursos escolares e histórias familiares complicadas, os jovens permaneciam na escola mas há muito que a tinham abandonado. A escola já não lhes dizia nada. Não pegavam num livro ou num caderno. As avaliações negativas eram uma constante, reflectindo-se em repetidos insucessos de ano para ano. Este era um cenário comum para alguns adolescentes da escola EB 2,3 Josefa de Óbidos, em Óbidos, mas um curso de bombeiro veio alterar esta situação e trouxe de novo para o caminho da aprendizagem 14 jovens."
sábado, 23 de fevereiro de 2008
REDESCOBRIR A ESCOLA
"Com percursos escolares e histórias familiares complicadas, os jovens permaneciam na escola mas há muito que a tinham abandonado. A escola já não lhes dizia nada. Não pegavam num livro ou num caderno. As avaliações negativas eram uma constante, reflectindo-se em repetidos insucessos de ano para ano. Este era um cenário comum para alguns adolescentes da escola EB 2,3 Josefa de Óbidos, em Óbidos, mas um curso de bombeiro veio alterar esta situação e trouxe de novo para o caminho da aprendizagem 14 jovens."
POR UM TROVADOR!
Só por instantes:
Só por instantes,
E breves,
Só por uma jornada:
-numa batalha desigual-
Continua,
Depois do descanso, a tua balada...
E contigo, vou eu, vamos nós, esses TEUS TODOS,
Com entusiasmo
Afora, sem medo, pela estrada.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
AS REGRAS DO NUNCA
As regras do Nunca de Lawson.
Na liderança e na vida lembrem-se sempre destas regras:
- Nunca diga que algo não pode ser feito (Missões Impossíveis são muito raras);
- Nunca subestime o poder do trabalho de equipa (pessoas vulgares conseguem alcançar coisas extraordinárias);
- Nunca aceite nada menos do que a excelência, especialmente de si próprio;
- Nunca fique satisfeito por mais do que um instante;
- Nunca fique satisfeito consigo mesmo (nunca se sabe tudo!);
- Nunca se afaste das decisões difíceis (as coisas apenas pioram);
- Nunca subestime a concorrência (eles também são pessoas inteligentes!);
- Nunca deixe de ouvir, questionar e inovar (há sempre uma maneira melhor);
- Nunca tenha medo de correr riscos (com excepção da saúde e questões de segurança);
- Nunca desperdice uma oportunidade para dar uma contribuição (´não achei que este fosse o meu trabalho`);
- Nunca subestime os clientes (o seu salário depende deles);
- Nunca surpreenda o seu chefe (positivamente está bem, mas negativamente, nunca!);
- Nunca deixe de aprender com os seus erros (todas as pessoas inteligentes cometem erros, estúpido é cometer o mesmo erro duas vezes);
- Nunca deixe de dar crédito àqueles que o merecem (deixe outra pessoa receber os louros também);
- Nunca se esqueça de dizer ´muito obrigado`por um trabalho feito (estas duas palavras são as menos utilizadas em qualquer língua).
E SEMPRE:
- Diga a verdade, independentemente de quão difícil possa ser;
- Cumpra sempre as suas promessas!
Retirado de Hooper, A. & Potter, J. (2007). Liderança inteligente. Criar a paixão pela mudança (p.117-118). Lisboa: Editora Actual.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
GRATIDÃO
E aqui fica o texto que referi acima:
O QUE ME MOVE
Move-me o amor pelos outros. Pelas pessoas concretas. Pelas pessoas que não são meros números que agravam o défice público. Pelas pessoas que pensam e sentem. Pelas pessoas que sofrem até ao limiar da noite. Pelas pessoas que cantam por entre o imenso ruído de um falatar interminável e vazio. Pelos professores doridos, exauridos, extenuados, vergados pelo peso insuportável de uma desumanidade inqualificável. Pelos alunos inquietos, perdidos, desnorteados, parados. E também pela sua avidez, o seu brilho no olhar, o desejo de aprender, e a gratificação que mostram por alguém os escutar, lhe dar vez e voz. Para além do que diz o decretodespachoportariatelefonemade umadirecçãogeralregionalqualquer. Pelos pais ausentes, perdidos num tempo que não compreendem (os não compreende), sempre em trânsito, em perda, em dissolução.
Move-me ainda o amor pelo conhecimento, pela educação, pela escola. O conhecimento, porque nos permite sair das ciladas, das aparências do senso-comum, da cepa torta de um atraso político insustentável, da miséria dos quotidianos acéfalos, das mentiras berradas como verdades únicas e oficiais. Porque nos permite afirmar a mais-valia da razão contra a força da imposição do dogma. Porque nos permite crescer em sabedoria e sapiência se lhe juntarmos a compaixão. A educação, porque, apesar dos seus inevitáveis limites, ela é ainda o ‘fogo dos deuses’ dado aos humanos para que eles consigam ver, e caminhar e agir e libertarem-se do vício da tirania. A escola, enfim, porque é a única casa civil de humanidade que possuímos no espaço social. O último reduto de esperança para milhões de portugueses.
Move-me a sede da justiça e a busca da verdade. E por isso a denúncia das arbitrariedades, das práticas que afirmam ‘eu sou a lei’ ou ‘eu estou acima da lei’, das prepotências e das arrogâncias mais próprias das ditaduras de todas as cores e feitios. A denúncia das mentiras descaradas, das meias verdades, das encenações mediáticas, das manipulações, do favoritismo e do proselitismo, graves doenças de um tempo agónico que perdeu quase toda a ética de serviço público. Embora com ele encha a boca.
Move-me a humildade de admitir o erro, o engano. A procura insistente de não confundir os actos com o sujeito que os praticou. E é por isso que nunca critiquei pessoalmente ninguém. Nem chamei nomes feios. Nem insultei. Porque o que me interessa são as ideias, as acções e os seus efeitos na realidade. Mais uma vez, as pessoas, primeiro.
Desde sempre, sem qualquer filiação partidária, sem dono próximo ou distante, sempre procurando pensar pela própria cabeça, sempre. E por isso, difícil fazer parte de qualquer grémio, corporação, igreja, rebanho. Marginal, portanto. Onde (quase) sempre estive e onde vou sendo. Na lenta, persistente, e às vezes, difícil construção de uma vertical identidade sempre inacabada.
José Matias Alves, in "Terrear".
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
PALAVRA A TERESA ALMEIDA
RECORDANDO AGOSTINHO DA SILVA
“...a criança vai dirigir-se à Escola, não porque tem de fazer um exame para obedecer a uma lei geral do país – escolaridade obrigatória. (...)
Agostinho da Silva
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
VIRAR DA PÁGINA?
O ENIGMA DA FELICIDADE
“impõe-se, na nossa comunicação,
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
10 Novas Competências Para Ensinar
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
domingo, 17 de fevereiro de 2008
"FAÇA-SE" TIMOR!
"é uma como uma criança a crescer, precisa que se lhe ensine a andar, precisa de referências"...
KOSOVO: HORA H
"Será um dia de calma e compreensão."
Desejo, espero e rezo para que estas palavras do primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaçi, sejam uma realidade durante o dia de hoje em que o Kosovo vai declarar de forma unilateral a sua independência em relação à Sérvia - alguns nacionalistas sérvios já se manifestaram desagradados contra esta situação.
As declarações unilaterais são sempre motivo de preocupação. Preocupação manifestada também pelo nosso Presidente da República.
Que a tolerância impere e não se estrague a festa que o povo kosovar está a preparar.