sábado, 5 de abril de 2008

CAMINHOS...


Com a devida vénia ao SLETRAS da Isabel:

Ao longo da estrada da vida encontramos muitas pedras,
umas são grandes,
outras mais pequeninas,
mas existem também muitas flores coloridas
com perfumes
que nos embriagam,
muito céu com muitas estrelas cadentes,
muito mar,
muitas mãos amigas que nos ajudam em momentos menos bons.

E não se esqueçam de, lá, ver o vídeo que acompanha este texto.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

MARTIN LUTHER KING

O dia de hoje leva-me o pensamento para um dos grandes HOMENS da história do século passado: Martin Luther King. Faz hoje 40 anos da data da sua morte.


O desaparecimento do emblemático pastor da Igreja Baptista não travou a sua luta. Alimentou mais ainda o ideal do homem que disse que um dia teve um sonho com uma América diferente.
Um dos momentos mais marcantes da vida de Luther King aconteceu em Agosto de 1963, quando reuniu 250 mil pessoas em frente ao monumento a Abraham Lincoln, em Washington, e proferiu o célebre discurso «I have a dream» (Eu tenho um sonho):




No ano seguinte, com apenas 35 anos, a sua luta pacífica pelos igualdade de direitos, valeu-lhe o Prémio Nobel da Paz.
A 4 de Abril de 1968, Luther King foi atingido a tiro, quando saiu à varanda de um motel em Memphis, onde se encontrava para se associar a um protesto de um grupo de trabalhadores do lixo da cidade em greve.

Deixo um dos textos menos conhecidos de Luther King, mas não menos interessante:

"Se estiverem ao meu lado, quando eu encontrar meu dia, lembrem-se de que não quero um longo funeral. E se conseguirem alguém para fazer o "discurso fúnebre", digam-lhe para não falar muito.
Digam-lhe para não mencionar que eu tenho um Prémio Nobel da Paz:
isso não é importante!
Digam-lhe para não mencionar que eu tenho trezentos ou quatrocentos prémios:
isso não é importante!
Eu gostaria que alguém mencionasse aquele dia em que Martin Luther King tentou dar a vida ao serviço dos outros.
Eu gostaria que alguém mencionasse o dia em que Martin Luther King tentou amar alguém.
Quero que digam que eu tentei ser recto e caminhar ao lado do próximo.
Quero que vocês possam mencionar o dia em que... tentei vestir o mendigo, tentei visitar os que estavam na prisão, tentei amar e servir a humanidade.
Sim, se quiserem dizer algo, digam que eu fui um arauto:
um arauto da justiça,
um arauto da paz,
um arauto do direito.
Todas as outras coisas triviais não têm importância.
Eu só quero deixar atrás uma vida de dedicação!
E isto é tudo o que eu tenho a dizer:



Se eu puder ajudar alguém a seguir adiante.
Se eu puder animar alguém com uma canção.
Se eu puder mostrar a alguém o caminho certo.
Se eu puder cumprir meu dever cristão.
Se eu puder levar a salvação para alguém.
Se eu puder divulgar a mensagem que o Senhor deixou...
então, a minha vida não terá sido em vão."

quarta-feira, 2 de abril de 2008

SONHAR... SEMPRE!

Esta postagem é para o Francisco do 6E e ele sabe o porquê. Para a JOANA. Para a BC. , pelos seus sonhos de uma cidade dos afectos e pelos seus sonhos entre os céus e os mares. Para o Matias Alves pelos sonhos que despertou em Moçambique. Para o Fernando , por me levar a sonhar através do sons da música clássica. Para a Anabela Magalhães que concretizou o meu sonho de uma visita sua. Para a "aranhiça" da 3za, como o E.I carinhosamente a trata, pela dica desta menina com voz de sonho. Para o E.I., simplesmente. Para o Kiko , pelos seus sonhos de construir um mundo mágico com as borboletas. Para os de cá de casa: a Émy, o Jota e a Pipoca - o meu arco íris e o meu céu azul, os que acalentam os meus sonhos.


E cuidado... OS SONHOS QUE NOS ATREVEMOS A SONHAR PODEM REALIZAR-SE.

segunda-feira, 31 de março de 2008

ARQUEOLOGIA DOS SENTIMENTOS

É bom sentir de novo o clima da escola e o calor dos alunos.


Foi no intervalo das dez e trinta. A Susana, quando me viu, em plenas escadas, abraçou-me e disse: “Ó stôr, nem imagina... conversei com a minha mãe... e ela foi muito mais longe do que aquilo que eu esperava.” E dois beijinhos e foi-se embora com as colegas.

Conversou com a mãe!...
E lá me lembrei que alguns dias antes das férias da Páscoa, veio ter comigo e disse-me que queria falar: “Estou apaixonada por um rapaz... queria pedir-lhe um conselho.” “Posso escutar-te – disse-lhe – mas não te vou dar conselhos; a tua melhor conselheira é a tua melhor amiga e a tua melhor amiga é a tua mãe”. “Ó stôr, - disparou – nem pense nisso... com a minha mãe! Ai de mim que ela imagine que eu goste de um rapaz!” E ficou por ali a conversa.

Depois do almoço encontrei-a, sentada, junto ao seu "namoro", nas escadas que dão para os campos de ténis. Os seus rostos coraram um largo sorriso de cumplicidade. A Susana, levantou-se, veio ter comigo, e voltou a falar da mãe: "Sabe que há muito que a minha mãe queria falar comigo? E não sabia como... andava à espreita de uma oportunidade!" E eu fiquei feliz. É bom que encontrem apoio e as respostas ao que mais os inquieta junto das pessoas que mais os amam.

E o que eu sei é que crescer é bonito,
vê-los crescer, mais bonito ainda,
ajudá-los a crescer, gratificante.

O que eu quero é que eles não se enganem a respeito do amor e da vida.

domingo, 30 de março de 2008

NOVAMENTE BRITTEN

Mais uma dica do E.I. sobre Britten: Existe uma obra dele que deveria ser obrigatória em todas as aulas de Educação Musical, porque é um verdadeiro tratado didáctico sobre os instrumentos da orquestra e sobre orquestração: é o "The Young Person's Guide to the Orchestra" e verás a beleza da obra e sobretudo como se pode iniciar a miudagem.

Aqui fica:


Mais uma dica do E.I.: ATENÇÃO: 5º Feira sai com o Público um DVD sensacional com animações 3D por computador, do Pedro e o Lobo de Prokofiev- que ganhou o recente Oscar de animação de Hollywood-15 Euritos.

QUEM TEM AMIGOS...

Confidenciei, num excelente Blog sobre Música Clássica que recomendo, que ontem, pela manhã, a caminho do Porto, ouvi alguns excertos de uma obra que eu não saberia identificar, pela minha pobreza neste campo, mas que tinha apreciado e que era um "réquiem" pela guerra. E eis que os amigos aparecem e resolvem orientar-me. Assim, o Existente Instante, sempre a surpreender, fala-me da tal obra que eu ouvira:


"War Requiem". Uma obra impressionante na sua beleza quase "descarnada" e desse magistral compositor inglês, Benjamin Britten. Foi escrita para a consagração da Catedral de Coventry, e em honra de 4 amigos que faleceram na 1º Guerra. O texto é uma mistura da Missa dos Mortos clássica e dos textos do poeta Wilfred Owen. Foi estreada em 1942 em Westminster Abbey. Há momentos no War Requiem que são a PAZ como ela deveria existir.


Depois fui YouTube, que também tem coisas boas, e descobri lá este pequeno momento de Briitten.