Via Clube de Contadores de Histórias
sábado, 5 de julho de 2008
A CRIANÇA MAIS CARINHOSA
Via Clube de Contadores de Histórias
quinta-feira, 3 de julho de 2008
PARA A MINHA "PIPOCA"
Por Rubem Alves
A culinária me fascina. De vez em quando eu até me atrevo a cozinhar. Mas o fato é que sou mais competente com as palavras do que com as panelas.
O texto acima foi extraído do jornal "Correio Popular", de Campinas (SP), onde o escritor mantém coluna bissemanal.
COMO VAI ESTE PAÍS?!...
O CANTINHO DO PADRE MÁRIO!
O ensinamento de S. Teresa de Lisieux centra-se no amor,
o único meio de atingir a perfeição:
«Não conheço outros meios para atingir a perfeição
Seguindo S. Paulo, compreende que só o Amor dá valor a todas as realidades da nossa vida, começando pelas mais pequenas.
A ciência do amor
Teresa, permanecendo pequena, não renuncia aos seus grandes desejos de santidade. Mas, pelo contrário, nesta aceitação voluntária e alegre da sua pobreza, encontra o único meio de realizar os seus desejos infinitos: fazê-los acontecer para Aquele que pôs estes desejos no seu coração. Aceitando ser tão imperfeita e miserável, para que somente Deus possa ser nela a perfeição, a sua força e santidade.
Ela atingirá, como deseja, o cume da montanha do amor, e chegará lá mais rápido do que seguindo qualquer outro caminho.
Descobriu verdadeiramente a via mais pequena, muito curta, que nos conduz ao próprio coração de Deus, e isto, muito mais rapidamente do que todas as escadas que os homens são capazes de construir.
Esta é fortuna dos pequeninos: os grandes têm inumeráveis modos complicados para atingir a perfeição (ou de a tentar), os pequeninos apenas possuem um, mas infalível, que é Deus só.
«Mas quero procurar o modo de ir para o Céu por uma pequena via bela e direita, muito curta, uma pequena via toda ela nova».
Isto é, com a ajuda de um elevador que substitui vantajosamente os degraus de uma escada rude, a da perfeição. Ela sabe exactamente o necessário para ela. Armada deste saber, adentra-se pela Sagrada Escritura:
«Então procurei nos livros santos a indicação do elevador, objecto do meu desejo; e li estas palavras saídas da boca da Sapiência Eterna: Se alguém for muito pequeno, venha até mim. Assim cheguei a intuir que tinha encontrado o que procurava. E querendo saber, ó meu Deus, o que faríeis ao mais pequeno que respondesse ao vosso chamamento, continuei as minhas pesquisas e eis o que encontrei:
“Como uma mãe acaricia o filho, assim vos consolarei: levar-vos-ei ao colo e sentar-vos-ei sobre os meus joelhos!”».
«A ciência do Amor! Oh, sim! Esta palavra ressoa docemente aos ouvidos da minha alma. Eu desejo apenas aquela ciência (...)
Jesus se compraza de me mostrar o único caminho que conduz a esta fornalha Divina. Este caminho é o do abandono da criança que adormece tranquilamente, sem temor, nos braços de seu Pai...».
quarta-feira, 2 de julho de 2008
FORÇA MALTA JOVEM!
DO ELOGIO DAS MAMÃS
Ralhei com ele e disse-lhe para nunca fazer isso.
-Mas porquê ? - perguntou ele.
Respondi que se estava no chão estava sujo e cheio de micróbios. Nesse momento, o meu filho olhou-me com admiração e perguntou :
- Mamã, como sabes tudo isso? És tão inteligente ...
Rapidamente reflecti, e respondi-lhe:
- Todas as mamãs sabem estas coisas. Quando alguém quer ser mamã , tem que fazer um teste e tem que saber todas estas coisas, se não não pode ser mamã .
Caminhámos em silêncio cerca de 2, 3 minutos. Vi que ele pensava ainda sobre o assunto, e de repente disse :
- Ah, já percebi. Se não passasses o teste, tu eras o papá .
Exactamente , respondi com um grande sorriso na boca .
terça-feira, 1 de julho de 2008
EFEMÉRIDE
O MEU APLAUSO!
O CONTO E A CULTURA
Eu, tu, nós partilhamos o mundo através dos nossos contos. Assim se traduz o projecto "iyouwe Share The World" que envolve as crianças europeias num diálogo intercultural.
A ideia é simples. Um artista contador de histórias é designado para construir uma história juntamente com uma turma de alunos do ensino primário com uma nacionalidade e cultura diferentes das suas. Uma vez escrita, a história é transmitida a uma turma de outro país que terá a tarefa de a interpretar dando-lhe um corpo artístico. Ver mais aqui, via educare.
PRECIOSIDADE!
“As crianças merecem tudo. Porque merecem tudo, curiosamente, não lhes podemos dar tudo. É que as manhãs repetem-se e nunca são iguais. Temos que guardar um resto de tudo, para darmos às crianças quando elas necessitem. Amanhã, depois de amanhã, nas manhãs que se sucedem e que nunca são iguais.
O mesmo acontece com os jovens. Eles merecem tudo. E porque merecem tudo, cumpre-nos dar-lhes um bocadinho menos do que tudo.
Os direitos da criança, os deveres dos adultos, não se esgotam num dia.
Tudo se quer no seu lugar: com conta, peso e medida. Cuidados em excesso, podem infantilizar; cuidados por defeito, podem provocar rupturas e desvios comportamentais.
Relação de amor. Ordem. Responsabilidade. Família. Estudo. Trabalho. Respeito. Verdade. Participação. Disciplina. Tolerância. Fraternidade. Honestidade. Temos que ir por aqui. É este o caminho. Cumpramos, meus amigos. Naturalmente. Sem constrangimentos. As crianças e os jovens tomarão o nosso exemplo. Também eles verão que é o trilho certo. Descobri-lo-ão por si. Cumprirão o desígnio e o desafio da descoberta."
segunda-feira, 30 de junho de 2008
DO ELOGIO DO PROFESSOR!
“ A Língua Portuguesa é uma disciplina fantástica, pelo menos eu gosto! E por falar desta disciplina não posso deixar de falar da minha professora de Língua Portuguesa: Ela é simpática, amorosa, inteligente e sobretudo brincalhona. Gosto muito da minha professora de Português e da sua maneira de ser”
Ana Arminda – 5º A
“...usa normalmente umas sapatilhas. Anda com uma pequena mochila... Ela é muito trabalhadora, persistente, habilidosa e dinâmica. Luta pelo que quer e não desiste até o ter. Gosta da sua profissão e sabe lidar bem com as crianças.”
Inês – 5º A
“... ensinar
o alfabeto ansioso
a colocar as suas letras malandras
nos seus respectivos lugares.
Numa escolinha extrovertida,
flutuavam linhas coloridas
com os seus alunos aos pulos
e saltinhos.
Chegou um dia em que sentiram um calor que acompanhava o ritmo do vento até que surgiu ao pensamento uma palavra para alegrarem a sua adorada professora de Português.
De imediato, pousaram as suas mãos pequenitas sobre o caderno sorridente e abriram-no à sorte.
- A Consoante é primeiro! – gritaram as vogais – e a seguir uma de nós!
- Mais duas consoantes – ordenaram elas.
-Depois duas vogais! – acrescentaram.
- Onde é que está a “ção”? – perguntaram todas, em pulgas de chegarem ao fim.
- Aqui estou eu! – respondeu a “ção”.
Mas que bela palavra: CON-CEI-CÃO!"
Vanina – 5º A
“Conceição Coelho
Coelho pequenino
Pequenino e fofinho.
E fofinho o livro
Livro de história
História e Geografia
Geografia de Portugal
Portugal com uma rainha
Rainha Conceição.”
Rita e Sofia – 5º C
Para nós a palavra Conceição significa
Carinhosa
Natural
Calma
Energética
Inteligente
Corajosa
Amorosa
Objectiva
Uma rosa que predomina no nosso coração;
Um pouco de açúcar nas nossas vidas;
Uma estrela que brilha nos nossos olhares;
Um peão que gira no nosso mundo;
Uma criança que brinca no meio de nós;
Um sol que sorri para nós;
Para nós, esta palavra é algo especial,
Algo com que nos rimos num olhar,
Algo que é a nossa professora a ensinar com a vontade de aprender!”
Vanina e Inês – 5º A
domingo, 29 de junho de 2008
PORQUE HOJE É DOMINGO!
O meu bom amigo Pe. Manuel Rocha fez-me chegar este texto que aqui deixo para todos aqueles que queiram desfrutar da celebração do Ano Paulino que ontem teve início e que vai durar até 29 de Junho de 2009.
1. O Ano Paulino: de 28 de Junho de 2008 a 29 de Junho de 2009
Para todos os cristãos, onde quer que se encontrem, a celebração do Ano Paulino, escolhido por coincidir de modo aproximado com os dois mil anos do seu nascimento, oferecerá a oportunidade para aprofundar o ensinamento deste primeiro grande teólogo da cristandade, cuja fé e pensamento marcaram toda a nossa Tradição.
2. O Apóstolo das nações
As cartas de S. Paulo foram os primeiros documentos do Novo Testamento, escritos muito antes dos Evangelhos. As cartas paulinas oferecem-nos uma visão dos desafios dos primeiros seguidores de Jesus Cristo. O aspecto mais importante que elas nos dão é o testemunho de fé de um homem para quem o encontro com Cristo fez mudar radicalmente a sua vida. Lendo os seus escritos damo-nos conta de que se tratou de um homem com dificuldades e debilidades mas através de quem Cristo, «que transformará o nosso corpo miserável num corpo glorioso», foi tudo para ele. (Flp 3,21)
3. Os beneditinos de S. Paulo e a Lectio Divina
Desde o século VIII da era cristã que a comunidade beneditina de S. Paulo extra muros de Roma serve a basílica que conserva os restos mortais do Apóstolo. Esta comunidade, vivendo segundo a regra de S. Bento, pratica a Lectio Divina como parte integrante da sua espiritualidade. Lectio divina é a reflexão devota da Palavra de Deus na Sagrada Escritura. Esta prática está unida a 4 fases: leitura, meditação, oração e contemplação.
4. A prática da Lectio
O tempo dedicado à Lectio deve começar com uma oração de dedicação, por exemplo: «Senhor, dá-nos o dom do Teu Espírito para que o Teu amor e a Tua vontade se revelem a mim/nós». Depois, o texto da escritura que se escolheu, deve ser lido muito lentamente. A reflexão pode ser feita a seguir, ou então depois de uma segunda ou até terceira leitura do texto. Uma frase pode tocar o leitor e levá-lo à oração; pode também acontecer que uma só frase seja suficiente para todo o tempo que se tem disponível. É possível que a pessoa que está a rezar não tenha necessidade de se expressar verbalmente e prefira ficar em silêncio. As fases da Lectio Divina não são rígidas: uma oração em espiral pode ser um melhor modelo que uma simples sequência cronológica.
A Lectio Divina pode ser feita em privado ou em comunidade. Se um grupo paroquial ou outro grupo deseja praticá-la de forma periódica, como inspiração para a sua vida e trabalho, pode acrescentar-se uma quinta fase: a da acção ou missão, concluindo a reunião com a pergunta: que quer Deus de mim neste momento concreto?
5. A Lectio nas cartas de S. Paulo
Os monges beneditinos de S. Paulo querem oferecer a todos os homens e mulheres de boa vontade e a todos os que reconhecem Cristo como seu Senhor e Salvador, uma estrutura de Lectio Divina para o ano do Apóstolo das Nações. Para tal, dividimos as treze cartas atribuídas a S. Paulo em 365 trechos breves. Estes textos têm dimensões variadas, desde três ou quatro até dez versículos. Será um texto para cada dia do ano com início a 29 de Junho, Solenidade dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo. A ordem é a da tradicional sequência do Novo Testamento: Romanos, 1ª Coríntios, 2ª Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª Tessalonicenses, 2ª Tessalonicenses, 1ª Timóteo, 2ª Timóteo, Tito e Filémon. A Carta aos Hebreus que antes se atribuía a S. Paulo não foi incluída. Esta decisão foi para não levantar polémicas com perguntas acerca da autenticidade, das fontes, etc., uma vez que tais perguntas, embora importantes, não são directamente relevantes para a lectio divina.
Embora a divisão das cartas em pequenas passagens possa parecer, num primeiro momento, arbitrária, não é bem assim porque a nossa intenção foi a de propor uma passagem prática da Escritura que siga a ordem das Cartas. Os textos não estão relacionados com festividades ou tempos litúrgicos. A pessoa que usar estes textos em cada dia, no final do ano Paulino, terá reflectido e rezado com todas as cartas de S. Paulo.
Quanto tempo dedicar a cada texto? Dependerá de todo o programa do leitor e do tempo de que disponha. Devemos considerar que 10 minutos bem utilizados também têm o seu valor.
Não preparamos quaisquer comentários ainda que algumas partes das cartas de S. Paulo sejam difíceis e qualquer leitor gostaria de encontrar um comentário que lhe oferecesse maiores explicações. Isto, embora seja útil, não é essencial e é até secundário para a lectio divina. Contudo, as Bíblias oferecem alguns comentários que podem ajudar, bem como introduções às cartas que podem e devem ser lidas com a intenção de percebermos o contexto das mesmas.
Embora os Actos dos Apóstolos, atribuídos a S. Lucas, nos falem muito de S. Paulo e da sua missão, não foi incluído neste esquema. As cartas paulinas também revelam o Homem, que «sendo de natureza divina não considerou como uma usurpação ser igual a Deus» (Fil. 2,6) e que transformou a vida de Paulo. A nossa esperança e a nossa oração, no Ano de S. Paulo, é que cada pessoa que se aproxime da palavra de Deus presente nas Cartas, possa conhecer e amar a Cristo crucificado e ressuscitado e com Ele viva plenamente (cf. Ef. 2,5)
Assim, semanalmente, deixaremos aqui a indicação da divisão dos textos para aqueles que queiram fazer o "percurso" da lectio divina neste ano paulino. Semana de 29 de Junho a 5 de Julho: 29: Rom 1, 1-7; 30: Rom 1, 8-1; 01/07: Rom 1, 11-15; 02: Rom 1, 16-17; 03: Rom 1, 18-20ª; 04: Rom 1, 20b-25; 05: Rom 1, 26-27.
ADENDA: Filme em episódios sobre S.Paulo a ver aqui.